EXIGE CUP 430 TYPE 25: A NOVA SÉRIE ESPECIAL DA LOTUS

Exige Cup 430 Type 25 é a nova série especial da Lotus. O mais recente produto da marca britânica é uma peça de colecionador e um tributo a um dos mais bem-sucedidos e influentes carros de Fórmula 1 de todos os tempos.

previous arrow
next arrow
PlayPause
Slider

Baseado no célebre Exige Cup 430, revelado no final do ano passado, o Type 25 de dois lugares é uma oportunidade única para apreciar um carro desportivo universalmente aclamado em parceria com a Classic Team Lotus.

Aludindo ao Type 25, o carro de corrida da Lotus de lugar único que dominou a temporada de 1963, o novo carro apresenta uma série de características exóticas e únicas.

Equipado com o formidável motor V6 de 3,5 litros sobrealimentado que produz 430 cv e 596 Nm de binário máximo, a marca anuncia que o Exige Cup 430 Tipo 25 é um dos mais rápidos da sua classe percorrendo dos 0 aos 96 km/h em apenas 3,2 segundos. A velocidade máxima é de 290 km/h.

O automóvel foi desenvolvido sob supervisão de Clive Chapman, diretor e filho do fundador da Lotus, Colin Chapman para que esta edição Tipo 25 em homenagem ao lendário Fórmula 1 preservasse e promovesse a história da equipa de corrida.

Apenas 25 exemplares serão produzidos, cada um acompanhado por um certificado de autenticidade numerado e assinado por Jean-Marc Gales, e receberão uma placa correspondente com o detalhe do seu número na produção limitada. Os proprietários têm a opção de levantar o seu Exige Cup 430 Type 25 na famosa fábrica da Hethel, bem como podem participar nas visitas guiadas às instalações da Lotus e às instalações da Classic Team Lotus. Uma cópia de capa dura assinada do aclamado livro “Jim Clark: Tributo a um Campeão”, de Eric Dymock, assinado por Clive Chapman e Bob Dance, um dos principais mecânicos de Jim Clark na Fórmula 1, acompanha todos os carros.

Aerodinâmica ajuda a atingir o máximo desempenho

Construído para a estrada, mas com foco na pista, a aerodinâmica inspirada no automobilismo desempenha papel importante no desempenho do carro. O divisor dianteiro de carbono e o lábio traseiro ajudam a separar e acelerar o fluxo de ar sob o carro e a inclusão de novos elementos na cortina de ar no painel frontal movem o ar para as cavidades das rodas dianteiras para ajudar a reduzir a turbulência gerada pelas rodas dianteiras. As persianas dianteiras reduzem a pressão dentro dos arcos das rodas dianteiras, aumentando a força descendente. Na traseira, grandes seções recortadas atrás das rodas também reduzem a pressão, aumentando a força descendente. Juntamente com a asa e o difusor traseiros, estes elementos trabalham em harmonia para gerar até 220 kg de downforce.

Disponível de série com uma transmissão manual de seis velocidades, o Exige Cup 430 Type 25 apresenta a aclamada caixa de velocidades manual aberta da Lotus, concebida especificamente para mudanças rápidas e fluídas. Inclui também uma função de controlo de tração variável, vinculada diretamente à ECU. O interruptor rotativo de seis posições está localizado na coluna de direção e só é ativado com o ESP desligado, com cinco níveis de tração predefinidos e “desligado”, exibidos através do painel de instrumentos.

As linhas de corrida prolongam-se pelo habitáculo com o pacote exclusivo da edição Type 25. Os assentos em carbono são fabricados internamente na Lotus, e acabados em Alcantara® preta. Possuem ainda acabamento sob medida, com uma faixa personalizada para a cabeça e encosto, bem como nova costura dupla de contraste que é combinada com os painéis das portas e nas aberturas ao nível do rosto.

Do equipamento de série do novo Exige Cup 430 Type 25 constam, entre outros, ar condicionado, sistema de entretenimento, incluindo conetividade para iPod® e funcionalidade Bluetooth®, cruise control e conjunto de tapetes.

O novo Lotus será comercializado em mercados selecionados, nomeadamente, no Reino Unido, França, Alemanha e Itália.

 

#TablierMagazine

Fonte: Lotus

Related posts