No que já foi considerado um ano marcante no seio do automobilismo para a marca britânica de luxo, a sua recente entrada no mundo dos monster trucks traz ainda mais emoção para os fãs, além das campanhas da Aston Martin na Fórmula 1 e FIA World Endurance Championship.
O Project Sparta, que foi pensado em paralelo com o próximo DBX SUV da marca, deverá causar estragos na série Monster Jam de 2019, conduzido por alguns dos maiores nomes do mundo, incluindo Grave Digger, Big Kahuna, Ice Cream Man e Jailbird. Com o nome da antiga província grega, famosa pelos guerreiros de campo de batalha, este monstro não fará prisioneiros.
Desenvolvido sob a orientação de David King, vice-presidente de Operações Especiais e presidente da Aston Martin Racing, Project Esparta utilizará o mesmo motor aspirado de 6,5 litros projetado para o Valkyrie AMR Pro, produzindo 1.100 cv.
Este projeto é mais um exemplo das capacidades da marca “Q pela Aston Martin Commission” e é uma construção única para um cliente muito especial.
Sob a solicitação do cliente, três vezes vencedor de Le Mans e o piloto da Aston Martin Racing Works, Darren Turner, competirão em todos os eventos do Monster Jam em 2019.
Darren Turner disse: “Vencer as 24 Horas de Le Mans foi uma verdadeira emoção no ano passado, mas quando soube dessa oportunidade, não consegui dizer não. Espero que façam uma grande seleção de carros para estragar, porque tenho certeza que esse monstro realmente fará o trabalho”.