BMW M4 DTM: MAIS EMOÇÃO

Na BMW Motorsport em Munique, os preparativos para a temporada DTM 2018, que começa em Hockenheim  em 5 de maio, estão em bom andamento. Os engenheiros passaram a pausa de inverno reformulando o BMW M4 DTM de acordo com as especificações para os novos regulamentos técnicos. As mudanças podem ser encaradas como “menos é mais”: downforce foi reduzido em um terço. Como resultado, há ainda mais foco nos pilotos.

Algumas das modificações são imediatamente óbvias. O canal lateral do BMW M4 DTM foi simplificado e a placa lateral abaixo das portas foi removida. No futuro, apenas um aero flick será usado em cada lado na frente do carro – menor do que os equivalentes da última temporada. Os engenheiros ajustaram a saia da frente enquanto, a geometria básica da parte traseira foi mantida. Mas acabaram por ser executadas algumas simplificações detalhadas em termos de aerodinâmica. O resultado geral é: muito menos downforce e arrasto reduzido que, dependendo da pista, levará a velocidades superiores.

Sob o capot do BMW M4 DTM, o terceiro elemento do eixo dianteiro desapareceu, o que significa que existem apenas quatro molas laterais convencionais, uma por roda. Como resultado, o carro mover-se-á mais sob a travagem. Em combinação com os ajustes aerodinâmicos, isso significa que haverá muito mais foco no controle do veículo por parte dos pilotos.

Devido ao reduzido downforce, os condutores terão que travar mais cedo e acelerar mais tarde, ao sair da curva. Por isso terão que “trabalhar” no volante por mais tempo antes acelerarem novamente.

Embora não fossem permitidas modificações no motor V8, os engenheiros da BMW Motorsport conseguiram fazer melhorias na área de transmissão. Em colaboração com o Premium Technology Partner Shell, foram feitas otimizações adicionais para o uso da gasolina.

“Estou ansioso por conduzir a versão 2018 do BMW M4 DTM”, disse o piloto da BMW DTM, Bruno Spengler. “Quanto menor o impato de um carro de corrida, mais desafiador é dirigi-lo no limite. Será emocionante para os engenheiros encontrarem a configuração perfeita. O acerto mecânico do carro será mais importante do que nunca”, concluiu.

 

Tablier Magazine

Fonte: BMW Group

Related posts