DIGA “OLÁ” AO TELLO. SERÁ ESTE O SEU PRIMEIRO MINI-DRONE?

Vários apaixonados pelos drones da DJI acreditaram que, com o modelo Spark, este fabricante assumia a liderança absoluta em termos de relação qualidade/preço. Uma boa novidade, para quem partilha este gosto, terá sido o anúncio de lançamento no início deste ano do DJI Tello por 99 dólares (atualmente, em Portugal, vende-se nas lojas por cerca de 110 €).

Tello mini-drone

O Tello Quadcopter é um produto da Ryze Robotics que recorre a tecnologia Intel e usa controladores de voo DJI. Pesa apenas 85 gramas e proporciona um tempo de voo até 13 minutos de duração, evitando obstáculos (deteta eventuais colisões) de forma nativa. Integra uma câmara que filma a 720p e tira fotos (5 MP). Saiba que o Tello também paira no mesmo lugar quando quem opera larga os controlos, descola e aterra de forma automática e possui recursos de proteção no caso da bateria possuir pouca carga.

Junta ao leque de atrativos a programação Scratch para manobras e voo pré-programados. Se programar – ainda que visualmente — não é o seu forte, a aplicação Tello permite controlar o pequeno drone e disponibiliza manobras, como flips, e ainda funções pré-programadas que possibilitam a captura de sequências de vídeo de carácter cinematográfico apenas com um toque. Ligação Wi-Fi, suporte para comandos Bluetooth e voo FPV (first person view) com possibilidade de ‘ouvir’ o ambiente que sobrevoa.

Adepto confesso de simulações, o voar sempre esteve presente nos meus “mundos virtuais”. Um nano-helicóptero oferecido pela família, abriu caminho a “pequenos voos” indoor. Estreante e pouco conhecedor destas lides, embora observador atento de longa data, acredito que este pode ser um drone fiável e interessante, bem abaixo do valor do Spark. Claro que existem muitos ‘brinquedos’ a bom preço mas que nunca me despertaram o interesse deste DJI Tello. Irei procurar a disponibilidade de um Tello, para um artigo de produção apoiada mas com base na nossa experiência, culminando num vídeo. Se possui um destes modelos, agradecemos o seu comentário com impressões sobre o Tello.

[Vídeo]

 

Tablier Magazine

Fonte: Ryze Technology

 

Related posts