Ao mesmo tempo que trabalha no sentido de se tornar numa empresa de elevada eficiência no seio do Groupe PSA, de acordo com o plano estratégico PACE! anunciado pelo CEO Michael Lohscheller em novembro, a Opel está a reforçar e a afinar o seu perfil de marca. Antes do final do ano, a Opel revelará um concept car realizado nos seus estúdios que mostrará a direção que a marca vai tomar em matéria de design.
“O plano PACE! constitui uma bússola que mostra o caminho para um futuro sustentável e bem sucedido para a Opel”, explica Michael Lohscheller. “Para além do aumento da rentabilidade e da eficiência, o plano contempla o reforço da marca, no seu todo. Assim, pedi às minhas equipas para afinarem o perfil da marca e criarem um concept car que sinalize a direção que a Opel está a tomar”.
Os novos valores presentes no ADN de cada Opel: Alemã, acessível, emocionante
Alemã, acessível e emocionante – são estes os três valores que estão presentes no ADN de cada Opel. Isso não mudará no futuro mas, nos meses mais recentes, as equipas de ‘design’, marketing e engenharia da Opel têm procurado novos caminhos para refletir ainda melhor esses valores no design, na tecnologia e na essência dos automóveis Opel, bem como na forma como a empresa aborda os seus clientes. A equipa em torno do vice-presidente de Design, Mark Adams, revisitou a filosofia de design da Opel e pretende implementar algumas alterações nos próximos modelos. A marca de Rüsselsheim divulgou uma primeira antevisão de como serão os Opel em meados da década de 20.
A imagem revela um protótipo coberto mas são visíveis alguns detalhes relevantes
Uma das perspetivas que os desenhadores levaram a um novo patamar foi a forma como o ‘lado alemão’ pode estar espelhado com modernidade em futuros modelos, tornando o perfil da marca mais acutilante. “Um novo ‘lado alemão’ quer dizer que não nos revemos apenas nos valores tradicionais alemães. É claro que a excelência da engenharia, a inovação técnica e a elevada qualidade continuam a ser importantes para nós. Todavia, a Alemanha moderna é bastante mais do que isso. Estamos abertos ao mundo, temos mentes abertas e importamo-nos com as pessoas. Em alemão, esta atitude designa-se “menschlich” – humana. Os nossos clientes, independentemente da origem e de onde estejam, são o que orienta tudo o que fazemos”, explica Mark Adams.
Dois pilares fundamentais da futura filosofia de design da Opel resultam diretamente deste novo ‘lado alemão’: a “audácia” e a “pureza”. “O design da Opel destaca-se. É emocional, escultural e confiante. Resumimos isso numa palavra: audácia. O segundo aspeto-chave tem a ver com clareza, intuição e foco, que plasmamos no termo pureza”, continua Mark Adams. Existem no passado execuções emblemáticas que estão claramente relacionadas com estas qualidades. Um dos exemplos mais evidentes é o concept car Opel CD, revelado com grande sucesso no Salão de Frankfurt de 1969. Mas são igualmente refletidas no protótipo mais recente, o GT Concept.
“O nosso novo protótipo Brand Concept 2018 desenvolve os princípios que explorámos com o GT Concept. Há uma clara continuidade e consistência na forma como expressamos os valores da Opel. No entanto, realizámos vários avanços significativos, estabelecendo a estrutura para o futuro rosto da Opel. Isto será articulado em torno do que designamos de ‘Opel Compass’”, sublinha Mark Adams. O ‘Opel Compass’ (Bússola Opel) enquadra os elementos de design do novo rosto em dois eixos que intersectam o logótipo da marca. E este destaca-se, mais do que nunca, no ponto central. O vinco longitudinal do capô do motor representa o eixo vertical, que vai, no futuro, ficar mais saliente e puro na sua execução. O eixo horizontal é assumido pela assinatura das luzes diurnas, as quais apresentarão novos desenvolvimentos em futuros modelos.
O protótipo Brand Concept 2018, a revelar antes do final do ano, será o primeiro automóvel a mostrar o futuro rosto da Opel desenhado à luz dos princípios do ‘Opel Compass’.