MERCEDES-AMG GLB 35 4MATIC: ÚNICO NO SEGMENTO DOS SUVS COMPACTOS

Design apaixonante e atraente, elevada dinâmica e capacidade para até sete ocupantes são elementos que caraterizam o novo Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC e que o tornam único no segmento de SUVs compactos. O motor sobrealimentado de quatro cilindros de 2.0 litros produz 225 kW (306 cv) de potência e garante um impressionante prazer de condução em combinação com a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT 8G e com o sistema de tração integral variável AMG Performance 4MATIC (aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos). Além disso, o GLB 35 4MATIC dispõe das vantagens de um SUV, onde se destaca a posição dos bancos elevada, o maior espaço para os passageiros e bagagem, bem como um desempenho bem equilibrado em estrada não pavimentada.

Devido ao turbocompressor twinscroll, o motor sobrealimentado de 2.0 litros de 225 kW (306 CV) de potência impressiona pela rápida resposta às solicitações do pedal do acelerador, fornecendo um elevado binário (máximo de 400 Nm a partir das 3000 rpm) e uma enorme vivacidade. O bloco do motor construído em alumínio fundido de elevada resistência, reduz o peso do veículo exatamente no local onde é mais importante para a dinâmica de condução. A sobrealimentação combina a ótima resposta a baixa rotação do motor com um elevado aumento da potência nas rotações mais elevadas.

O avanço tecnológico é também sustentado pelo baixo consumo de combustível proporcionado pelo variador de fase das válvulas CAMTRONIC. A gestão térmica inteligente assegura um aquecimento mais rápido e eficiente do motor e do óleo. Os injetores piezoelétricos compactos fornecem uma quantidade extremamente rigorosa de combustível com o propósito de aumentar a eficiência.

Cinco programas de transmissão elevam o prazer de condução

Para uma melhor performance de condução o novo Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC disponibiliza cinco programas da transmissão designados: Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual acessíveis através do AMG DYNAMIC SELECT. Este conjunto de configurações permite uma experiência de condução extremamente variada, desde condução particularmente confortável até a uma condução ágil e desportiva.

Os programas permitem modificar parâmetros como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades e o comportamento quer da suspensão, quer da direção.

Tração integral variável AMG Performance 4MATIC

O sistema de tração integral assegura continuamente a melhor relação entre dinamismo, tração e eficiência. Uma embraiagem multidisco com controlo eletromecânico específico da AMG permite uma repartição variável do binário que pode ser instantaneamente alterado em função da situação de condução. Esta varia desde uma tração puramente dianteira até uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro, por exemplo, durante manobras dinâmicas de condução ou em condições de estrada coberta de neve ou gelo. Além da velocidade do veículo, da aceleração lateral, da aceleração longitudinal e do ângulo da direção, os fatores que influenciam a distribuição do binário também incluem a diferença de rotação entre as rodas individuais e a mudança selecionada.

O sistema de tração integral é regulado em função do nível selecionado do Electronic Stability Program ESP® de 3 níveis – desde um comportamento particularmente orientado para a segurança até um comportamento extremamente dinâmico. O sistema de controlo de comportamento dinâmico 4ETS reforça ainda mais um comportamento seguro e ágil, particularmente em estradas com piso escorregadio ou em superfícies com diferentes coeficientes de atrito. O 4ETS intervém no sistema de travagem para impedir a patinagem das rodas de tração individuais durante o arranque ou a aceleração. Ao mesmo tempo, o efeito do bloqueio do diferencial permite transferir a força de tração para as rodas que não estão a derrapar.

Suspensão de elevada performance

A suspensão AMG está configurada para permitir a realização de curvas a elevada velocidade com uma baixa tendência ao adornamento da carroçaria. As elevadas margens de manobra nos limites críticos garantem um puro prazer de condução – enquanto o veículo permanece seguro e previsível a qualquer momento. O design totalmente novo de todos os componentes de controlo das rodas, como as rótulas da direção e as barras de controlo transversais no eixo dianteiro, bem como a subestrutura específica do modelo e os suportes das rodas no eixo traseiro, apoiam ainda mais a direção e aumentam a dinâmica lateral.

Direção progressiva e travagem potente

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável e resposta precisa e autêntica. A assistência elétrica é tanto menor quanto maior for a velocidade do veículo. Isto significa que, a baixa velocidade, será necessário aplicar um reduzido esforço no volante. Por outro lado, é possível manter o melhor controlo do veículo durante a condução a alta velocidade. Em função do programa da transmissão selecionado pelo condutor, a direção apresenta uma resposta firme e desportiva ou mais orientada para o conforto.

O sistema de travagem de elevado desempenho da AMG é um valioso parceiro da potente cadeia cinemática. A desaceleração é precisamente controlável, com uma elevada resistência ao desgaste mesmo quando sujeito a elevadas tensões. Isto é assegurado, por exemplo, pelos discos de travão de elevadas dimensões, que são internamente ventilados e perfurados. O eixo dianteiro está equipado com pinças de travão fixas de 4 êmbolos e discos de travão em ferro fundido de 350 x 34 mm, enquanto o eixo traseiro integra pinças de travão flutuantes de 1 êmbolo e discos de travão em ferro fundido de 330 x 22 mm.

Design AMG personalizável

Tendo por base a linha AMG, o novo GLB 35 4MATIC distingue-se através das características adicionais de design específicas do modelo. A grelha do radiador específica da AMG é utilizada pela primeira vez num modelo da série 35 e realça a filiação à família AMG. O difusor dianteiro, o proeminente para-choques traseiro com sistema de escape duplo com ponteiras em formato redondo e o spoiler do tejadilho AMG na cor da carroçaria garantem um elevado nível de diferenciação.

O opcional Pack Night AMG, com elementos de design como o difusor dianteiro, o revestimento do para-choques traseiro em preto brilhante e ainda os revestimentos das ponteiras de escape em preto cromado, confere ao modelo uma maior atratividade. Em função da pintura escolhida, resultam fortes contrastes e transições fluidas.

Ecrãs com assinatura AMG e sistema de informação MBUX

O inovador conceito MBUX cria uma ligação ainda mais estreita entre o veículo, o condutor e os passageiros. Os ecrãs emotivos como o particularmente atraente modo Supersport, com um conta-rotações redondo disposto centralmente e um indicador de informação do condutor em forma de gráfico de barras, destacam a exclusividade do modelo.

Quer seja operado com o touchpad, com os botões táteis no volante, pelo controlo por voz ou controlo por gestos (disponível apenas em 2020), o conceito de controlo é tão versátil quanto flexível. Graças ao inovador controlo por voz – ativado com a palavra-chave “Olá Mercedes” – o software de inteligência artificial reconhece e compreende praticamente todos os comandos comuns de controlo do sistema de informação e dos equipamentos do veículo – até mesmo quando pronunciados indiretamente.

Com os três estilos de indicação específicos da AMG, nomeadamente o “Classic”, “Sporty” ou “Supersport”, as funções do veículo são diretamente visualizadas no lado esquerdo do painel de instrumentos e no ecrã tátil no lado direito. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit Panorâmico.

Volante desportivo e multifunções

O volante desportivo multifunções assegura uma ergonomia e uma operação intuitiva. O aro com secção inferior achatada, a pele perfurada nas zonas de apoio das mãos e os pespontos contrastantes vermelhos são atrativos e agradáveis ao toque.

O opcional volante AMG Performance está configurado para o desempenho. Isto permite uma operação rápida e confiante das funções dinâmicas específicas – para um estilo de condução concentrado e orientado para o desempenho.

Terceira fila de bancos permite mais dois passageiros a bordo

O novo Mercedes-Benz GLB 35 4MATIC é o primeiro veículo compacto da marca alemã que disponibiliza opcionalmente uma terceira fila de bancos, constituída por dois bancos individuais adicionais, mais a regulação longitudinal da segunda fila de bancos e a funcionalidade EASY-ENTRY. A segunda fila de bancos pode ser repartida na proporção de 40:60. Os bancos na terceira fila acomodam passageiros com uma altura de até 1,68 metros. Estes podem ser arrumados no compartimento de bagagens de modo a permitirem um aumento da capacidade do compartimento de bagagens.

As funcionalidades de conforto desta terceira fila de bancos incluem dois suportes de bebidas entre os bancos e dois compartimentos de arrumação com aplicações revestidas em borracha nos lados esquerdo e direito dos painéis dos compartimentos. Cada um está equipado com uma entrada USB de carregamento. O extenso equipamento de segurança realça a elevada viabilidade para uma utilização no dia-a-dia. Este é constituído por apoios de cabeça extensíveis, cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de força, airbags de cortina que também protegem os passageiros na terceira linha de bancos, e sistema de retenção i-Size/ISOFIX e pontos de fixação Top-Tether para cadeiras de crianças adequadas.

Suspensão AMG RIDE CONTROL consta na lista dos opcionais

A suspensão AMG RIDE CONTROL disponível como opção garante um desempenho superior. O amortecimento adaptativo controlado eletronicamente fornece uma ampla gama de configurações desde um nível particularmente confortável até um comportamento extremamente desportivo. O amortecimento é ajustado individualmente em cada roda e em função do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração selecionada para a suspensão. O melhor funcionamento possível é sempre selecionado com base em vários dados como a aceleração ou a velocidade do veículo. As características da suspensão são modificadas através da seleção de um dos programas da transmissão Comfort, Sport ou Sport+.

#TablierMagazine
Fonte: Daimler

Related posts