HONDA HR-V, AINDA MAIS SOFISTICADO E DESPORTIVO

Uma geração atualizada do SUV subcompacto – espaçoso e versátil, com um toque sofisticado e uma dinâmica de condução divertida.

O Honda HR-V é o SUV subcompacto mais sofisticado que a marca lançou até hoje. O seu estilo exterior ainda mais desportivo é complementado por melhorias ao nível do design de interior e materiais, bem como uma gama ainda mais ampla de tecnologias avançadas. O HR-V continua a oferecer o espaço e a versatilidade de um monovolume e agora oferece todas as vantagens de uma dinâmica de condução melhorada e de uma maior variedade de motorizações ainda mais económicas.

Logo desde o primeiro olhar, saltam à vista as caraterísticas mais elegantes do novo HR-V – incluindo uma interpretação mais substancial do design “Solid Wing Face” da Honda. A combinação de elevada estatura, design sólido e presença forte, conferem ao HR-V um sentimento prático de segurança, confiança e utilidade.

No interior, o HR-V de 2019 oferece um espaço impressionante e, graças ao sistema de Bancos Mágicos – Magic Seats – da Honda, permite uma série de diferentes configurações. Por dentro, os materiais de toque suave e os elementos de design sofisticados definem o interior do HR-V, numa mistura ideal de caráter prático, requinte e sensação de habitáculo desportivo e envolvente.

O Honda HR-V de 2019 está disponível com motorizações muito eficientes. Neste momento, já disponível com motorização i-VTEC 1.5 litros a gasolina, de caixa manual ou CVT. O motor i-VTEC TURBO 1.5 litros a gasolina de performances de topo estará disponível a partir de outubro de 2019, bem como o motor diesel i-DTEC de 1.6 litros até ao final deste ano. Todas estas motorizações são complementadas por uma transmissão manual de seis velocidades disponível de série; os motores a gasolina também podem vir equipados com caixa de variação contínua.

Design exterior elegante e de postura SUV robusta e nova versão Sport

O conceito de design global do HR-V combina a elegância e a fluidez de um coupé com a utilidade e a postura robusta de um SUV. Para o modelo mais recente, a equipa de desenvolvimento da Honda procurou melhorar a sofisticação e a aparência atrativa deste modelo, através da atualização do design.

O Honda HR-V apresenta um perfil semelhante a um coupé, com uma frente forte e carroçaria de formas inferiores poderosas, em conjunto com superfícies de detalhe pormenorizado. Este design origina um aspeto caraterístico e de elevada atração emocional para o público-alvo deste modelo, que valoriza muito o estilo e a funcionalidade.

Na estrada, o HR-V ostenta uma identidade distinta e segura, apesar de ter uma clara linhagem familiar. Esta renovação origina uma interpretação mais substancial da assinatura “Solid Wing Face” caraterística Honda, com um novo painel escuro de alto brilho que vem substituir a combinação preto e cromada por cima da grelha.

O formato coupé da carroçaria do HR-V cria uma aparência dinâmica e desportiva, complementada pelos puxadores das portas traseiras embutidos nos pilares C. As linhas distintivas e marcadas percorrem toda a lateral da carroçaria, conferindo ao HR-V uma postura avançada e objetiva, com um sentido de movimento e agilidade, mesmo quando parado.

Os designers da Honda procuraram melhorar o HR-V com uma presença ainda mais robusta. Os painéis inferiores da carroçaria esculpidos são destacados por secções de entrada de ar mais profundas colocadas no para-choques dianteiro, onde podemos encontrar também os faróis de nevoeiro redondos; os faróis têm agora de série lentes do tipo protetor com luzes diurnas de LEDs.

Atrás, a guarnição escura cromada que abrange toda a largura da porta traseira reflete os acabamentos da frente do veículo; os farolins traseiros estão alojados em corpos de lentes escuras.

Nas versões superiores, as jantes foram atualizadas para novas unidades em liga de 17 polegadas e o escape tem uma ponteira de cromada exclusiva. Os faróis e os farolins traseiros foram atualizados para unidades de LEDs completas e, atrás, os grupos óticos foram melhorados, agora com um efeito “fumado” escurecido.

O HR-V mantém as suas excelentes performances no segmento de veículos crossover. Por baixo do veículo, as três coberturas (sob o motor, sob o piso da frente e também sob o piso traseiro) ajudam a suavizar e otimizar os fluxos de ar, aumentando a eficiência das motorizações e reduzindo os consumos. Por outro lado, estas coberturas também ajudam a melhorar o isolamento em termos de ruído, beneficiando o habitáculo. O trabalho de desenvolvimento aerodinâmico focou-se na otimização do levantamento aerodinâmico à frente e atrás, para melhorar ainda mais a estabilidade do veículo a alta velocidade.

A Honda vai disponibilizar uma oferta de nove cores exteriores para o HR-V de 2019, incluindo as novas cores Cinzento Metalizado Platinum (apenas para a versão Sport) e Azul Metalizado Midnight Beam. As outras opções de cores incluem: Vermelho Milano, Branco Platinum e Preto Crystal com um acabamento pérola; temos também as cores metalizadas Prateado Lunar, Cinzento Modern Steel, Azul Brilliant Sporty e Preto Ruse.

HR-V Sport de 2019

No novo modelo HR-V Sport, o painel cromado escurecido que equipa a frente da versão standard do HR-V de 2019 é substituído por um painel cromado preto de alto brilho. A guarnição da grelha dianteira possui um acabamento preto tipo “favo de mel”, com continuação para as molduras dos faróis de nevoeiro.

O HR-V Sport vem equipado com um pack de estilo dinâmico, com um spoiler dianteiro esguio, embaladeiras laterais, guarnições nas cavas das rodas e para-choques traseiro mais agressivo – todos com acabamento preto. Este pack também inclui coberturas pretas para os espelhos retrovisores, duas ponteiras de escape e jantes em liga leve de 18 polegadas com design exclusivo. A versão Sport está equipada com grupos óticos em LEDs à frente e atrás e os farolins traseiros foram aprimorados com um efeito ultra-escurecido e barras internas pretas; a porta da bagageira inclui também uma guarnição cromada preta.

Gama renovada de motores eficientes e potentes com uma condução envolvente

Expandindo a gama de motorizações, o novo Honda HR-V está disponível com motor a gasolina i-VTEC de 1.5 litros de 130 CV (96 kW) ou i-VTEC TURBO de 182 CV (134 kW) ou ainda com uma unidade 1.6 litros i-DTEC diesel de alta eficiência e 120 CV (88 kW). Cada um dos motores equipados com 4 cilindros foi projetado para oferecer elevada capacidade de resposta e baixo consumo de combustível.

1.5 litros i-VTEC a gasolina

Com um equilíbrio ideal de potência e eficiência, o motor a gasolina i-VTEC de 1.5 litros produz 130 CV (96 kW) e um binário máximo de 155 N.m. A aceleração dos 0 aos 100 Km/h (0-62 mph) faz-se em 10,2 segundos quando equipado com caixa manual de seis velocidades (6MT) e 11,7 segundos com caixa CVT opcional. O motor i-VTEC tem emissões de CO2 de 148 g/Km* (WLTP) (a partir de 130 g/Km em correlação NEDC) e consumos em ciclo combinado entre 6,6 e 6,8 l/100 Km* (WLTP).

A motorização 1.5 litros i-VTEC usa as tecnologias Honda de controlo VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control – Controlo Eletrónico e Variável da Abertura e Elevação das Válvulas) e VTC (Variable Timing Control – Controlo Variável da Distribuição), complementadas por aberturas de admissão com forte efeito de redemoinho e pistões de formato otimizado que beneficiam ainda mais a potência e a eficiência. Para além disto e no modelo mais recente, os motores foram também melhorados graças a um tratamento especial da superfície dos cilindros, que permite reduzir ainda mais os níveis de atrito entre os pistões e os cilindros, criando uma superfície ultra suave. As guias da corrente de distribuição também apresentam um novo revestimento de redução do atrito, que ajuda a reduzir o desgaste a longo prazo e aumentar a eficiência do motor.

1.5 litros i-VTEC TURBO a gasolina

O potente motor i-VTEC TURBO de 1.5 litros é novidade na gama do HR-V 2019 e foi apresentado pela primeira vez na última geração do Honda Civic. Esta nova unidade só está disponível no novo HR-V Sport. Este motor de 4 cilindros confere melhores performances a este SUV compacto, graças aos 182 CV (134 kW) de pico de potência às 5.500 rpm. Equipado de série com caixa manual de seis velocidades (6MT), o binário máximo de 240 N.m disponível entre as 1.900 e as 5.000 rpm. Na versão com CVT, este valor é de 220 N.m disponibilizado entre as 1.700 e as 5.500 rpm.

O HR-V Sport com caixa manual acelera dos 0 aos 100 Km/h (0-62 mph) em apenas 7,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 215 Km/h (133 mph). Se equipado com a caixa CVT, a aceleração dos 0 aos 100 Km/h (0-62 mph) é de 8,6 segundos, para uma velocidade máxima de 200 Km/h (124 mph).

O HR-V Sport tem emissões de CO2 de 151 g/Km* (WLTP) (a partir de 135 g/Km em correlação NEDC*), com consumos em ciclo combinado entre 6,7 e 7,1 l/100 Km (WLTP).

1.6 litros i-DTEC Diesel

Esta eficiente motorização incorpora diversas tecnologias de redução do atrito e de diminuição das emissões e dos consumos. O motor de 1.597 cm³ está equipado com um turbocompressor pequeno mas muito eficiente, uma válvula EGR (de recirculação dos gases de escape) de baixa pressão e cabeça de motor com aberturas de admissão de elevado fluxo e grande efeito de remoinho. A cambota mais delgada e leve, feita em material mais robusto e o bloco fundido integralmente em alumínio, de topo aberto e elevada compressão também ajudam a manter o peso total do motor o mais baixo possível.

Equipado com o motor diesel – que debita 120 CV às 4.000 rpm e 300 N.m de binário às 2.000 rpm – o novo HR-V acelera dos 0 aos 100 Km/h (0-62 mph) em apenas 10,0 segundos, o que o coloca entre os veículos mais dinâmicos em sua classe. Os consumos variam entre 5,0 e 5,2 l/100 km* (WLTP), com emissões de CO2 de ciclo combinado de 132 g/Km* (WLTP) (a partir de 105 g/Km em correlação NEDC).

Tanto a versão a gasolina como a diesel podem vir equipadas de série com a caixa manual de seis velocidades. Os veios mais leves e de alta rigidez melhoram a eficiência global da caixa e os cursos mais reduzidos das mudanças, menores que os outros SUVs no segmento, oferecem uma sensação mais desportiva.

Caixa CVT refinada e com elevada capacidade de resposta

Disponível como opção para os dois motores a gasolina de 1.5 litros, a caixa CVT da Honda oferece uma sensação de “mudanças” múltiplas de engrenagem natural graças ao software de controlo – exclusivo para a Europa – que simula sete velocidades e possui mapeamento otimizado para cada mudança.

A tecnologia Honda de conversor de binário com amortecedor duplo melhora ainda mais esta caixa CVT opcional e permite reduzir as flutuações de entrada de binário na caixa, melhorando assim a durabilidade e a gestão dos níveis NVH (ruído, vibração e aspereza). Esta unidade oferece respostas mais diretas à rotação do motor, o que resulta numa sensação mais linear para o condutor.

Os dois programas adicionais oferecem melhorias ao nível da segurança e da condução específicas para cada situação. Em primeiro, o sistema EDDB (do inglês, Early Downshift During Braking) usa a potência do motor para auxiliar o condutor nas travagens. Quando deteta uma desaceleração, uma descida ou uma situação de curva iniciada pelo sistema de travagem, o sistema EDDB aumenta automaticamente a rotação do motor para dar maior efeito de travão-motor. Depois, isto permite reacelerações rápidas após o abrandamento controlado ou à saída das curvas.

Finalmente, a função “Fast Off” mede a rapidez com que o condutor solta o pedal do acelerador e mantém a rotação do motor para fornecer travagem com o motor nas situações tenha soltado o pedal do acelerador rapidamente. Esta função foi testada exaustivamente para as vias rápidas de alta velocidade e múltiplas faixas da Europa. Por exemplo, a função Fast Off reconhece quando o condutor se prepara para ultrapassar um veículo à frente, mas não consegue terminar a manobra por causa de um veículo que circula na faixa adjacente. Quando o condutor solta rapidamente o pedal do acelerador para deixar passar esse veículo, a função Fast Off mantém a rotação do motor num nível mais alto como preparação para a manobra de ultrapassagem subsequente.

Condução confortável e de comportamento refinado

O condutor do HR-V na Europa poderá tirar todo o partido do sistema SDC (Synaptic Damping Control – Controlo de Amortecedor Sináptico) da Honda; este sistema foi apresentado pela primeira vez no HR-V de 2015. Instalado de série em todas as versões, o sistema melhora o conforto de condução e a manobrabilidade, modificando a força de amortecimento de acordo com a superfície da estrada e as condições de condução.

A afinação dinâmica do HR-V de 2019 melhora a plataforma de elevada rigidez, que inclui aço de alta resistência em 27% da carroçaria. A carroçaria rígida dá à suspensão de série (conjuntos MacPherson à frente e barra de torção tipo H atrás) uma base sólida que – juntamente com o baixo centro de gravidade e rolamento mínimo – proporciona uma solidez tranquilizadora e inspira uma sensação de segurança ao volante.

Os movimentos da direção assistida eletrónica e adaptável do HR-V ajudam a minimizar o efeito de subviragem, trabalhando em paralelo com os centros de rolamento, baixo à frente e alto atrás. O resultado é uma direção de comportamento excecionalmente linear, tornando o HR-V um dos veículos que mais inspiram confiança no segmento SUV, especialmente quando conduzido de forma mais entusiasta.

A travagem potente e estável do HR-V é assegurada por um sistema de travagem com discos em todas as rodas, à frente, discos ventilados de 293 mm e, atrás, discos sólidos de 282 mm. A eletrónica também ajuda, intensificando a potência de travagem e melhorando a estabilidade do veículo; estes sistemas incluem: travagem antibloqueio (ABS), distribuição eletrónica da força de travagem (EBD), assistente de travagem e sistema Hill Start de assistência aos arranques em subida.

Tecnologias avançadas para o HR-V Sport

A Honda desenvolveu o HR-V Sport para ir de encontro aos clientes que preferem uma experiência de condução mais dinâmica do seu SUV subcompacto. Como parte de um pack de atualização que visa otimizar o equilíbrio de rigidez da carroçaria, o controlo das suspensões e a sensibilidade da direção, o HR-V Sport está equipado com a tecnologia personalizada “Performance Damper”.

O sistema de amortecedores, integrado à frente e atrás no veículo, foi pensado para neutralizar os movimentos laterais e de torção relativos através do chassis. Este sistema mantém o veículo em posição mais plana nas curvas, aumenta a estabilidade nas mudanças repentinas de faixa de rodagem e reduz a vibração em estradas irregulares.

O HR-V Sport também oferece uma direção de configuração personalizada, empregando um sistema de pinhão e cremalheira com assistência elétrica de relação variável, complementado pela tecnologia AHA (Agile Handling Assist) de assistência à agilidade. Esta direção oferece respostas mais estáveis com o volante na posição de condução a direito ou perto dela; quando se vira mais o volante, as respostas são suaves.

As emissões do veículo são certificadas segundo o procedimento de aprovação de novo tipo de veículo (WLTP), em conformidade com a Norma da Comissão (UE) 2017/1151.

Espaço interior inovador e versátil

  • O depósito de combustível montado no centro liberta espaço no interior para disponibilizar uma habitabilidade de referência no segmento
  • Os passageiros traseiros beneficiam de espaço abundante para a cabeça, pernas e joelhos
  • O sistema de Bancos Mágicos® Honda proporciona uma versatilidade verdadeiramente única
  • Espaço de carga de acesso fácil através de um portão de carga de dimensões generosas e com um plano de carga baixo

A disposição dos elementos interiores do Honda HR-V foi concebida de acordo com as preferências dinâmicas e exigentes do consumidor moderno e que sabe o que quer. O mais recente modelo continua tão versátil como sempre e inclui a evolução do inovador sistema de Bancos Mágicos da Honda.

A equipa da Honda dotou este modelo de um equilíbrio interior líder-da-classe, com extrema facilidade de utilização e espaço de arrumação de design dinâmico e emocional. O HR-V possui um interior repleto de funcionalidades, mas também com uma sensação de espaço pessoal e divertido. Incrivelmente espaçoso e versátil, o habitáculo do HR-V oferece as virtudes de um monovolume do segmento SUV, mas com uma posição de condução que gera um sentido de agilidade e dinamismo.

Como base desta sensação de espaço e versatilidade no interior do Honda HR-V temos o depósito de combustível colocado em posição central. Este layout inovador e eficiente em termos de espaço monta o depósito de baixo perfil por baixo dos bancos dianteiros, libertando o espaço sob os pés debaixo dos bancos traseiros. Por sua vez, isto permite à plataforma acomodar o sistema de Bancos Mágicos da Honda, também disponível no Honda Jazz.

Este sistema de Bancos Mágicos permite rebater os bancos da segunda fila a 60:40, assumindo diversas configurações para maximizar o número de opções de transporte versátil de passageiros e de carga no interior espaçoso. O sistema de Bancos Mágicos pode adotar um de três “modos” a partir da posição standard dos bancos.

Modo utilitário – os encostos dos bancos traseiros rebatem-se para a frente e os assentos baixam para dentro do espaço para os pés dos passageiros traseiros, criando um espaço de carga plano com máximo de 1.845 mm de comprimento.

Modo alto – a parte frontal dos assentos dos bancos sobe e recua e fica bloqueada em posição vertical, abrindo espaço com uma altura de 1.240 mm do chão ao teto, permitindo assim transportar objetos altos entre os bancos.

Modo longo – o encosto do banco do passageiro dianteiro rebate-se para trás e assume uma posição horizontal; o encosto do banco traseiro rebate-se para a frente, formando um túnel que pode acomodar objetos com até 2.445 mm de comprimento.

Os passageiros podem assim apreciar toda a amplitude líder-da-classe do habitáculo, com um espaço generoso para a cabeça, pernas e ombros, à frente e atrás, somente encontrado em veículos bastante maiores.

O compartimento de carga também oferece um espaço impressionante com capacidade de até 470* litros com os bancos traseiros na posição “normal”; este valor aumenta até 1.103* litros com os bancos traseiros rebatidos. A ampla abertura da porta traseira do HR-V (1.180 mm) e a baixa altura de carga (650 mm) asseguram que a enorme capacidade de carga é facilmente acessível.

As viagens de longa distância no HR-V são uma experiência confortável e descontraída, tanto para o condutor como para os outros passageiros, graças aos melhores níveis de requinte desta classe de veículos que podemos encontrar dentro do novo Honda HR-V. Para além disso, o HR-V de 2019 apresenta bancos redesenhados para condutor e passageiro dianteiro com mudanças ao nível dos assentos e dos encostos, oferecendo maior suporte geral – especialmente na área dos ombros.

* A capacidade real de carga em litros varia consoante a versão e a motorização. Para mais informações, consulte as especificações técnicas. 

Design interior refinado com materiais de alta qualidade

  • Habitáculo de ambiente refinado com materiais de alta qualidade e toque suave
  • O sistema Honda Connect oferece conveniência e facilidades de ligação durante a viagem
  • Gama alargada de funções apresentadas num ecrã de sete polegadas
  • Teto de abrir de grandes dimensões panorâmico em vidro e com função de inclinação, exclusivo na classe

O interior do HR-V permite conciliar temas tão divergentes como espaço e solidez e – para o condutor – um cockpit com a sensação envolvente de um coupé.

O habitáculo expansivo e arejado está equipado com superfícies de toque suave e de alta qualidade, subtilmente acentuadas por destaques em cromado escovado e costuras sofisticadas que proporcionam um ambiente premium. O design do tablier combina solidez com pormenores premium, incluindo um painel em preto brilhante que enfatiza a sensação de qualidade, classe e requinte.

Para o HR-V de 2019, os novos bancos do condutor e do passageiro dianteiro fornecem ainda melhor suporte ao nível do assento e do encosto. A qualidade dos tecidos está ainda melhor que no passado; as versões superiores estão equipadas com uma combinação de tecido e pele com costuras duplas, para um acabamento mais atraente.

No interior do HR-V Sport, os bancos têm capas em combinação exclusiva de tecido preto de duas tonalidades e pele vermelha escura; os acabamentos da parte inferior do tablier e da consola central são em preto brilhante. O forro do teto em preto aumenta a atração dinâmica do modelo.

Em frente ao condutor, o painel instrumentos “flutuante” de três mostradores de molduras iluminadas aloja a função ECO Assist, que muda a cor de fundo do velocímetro de branco para verde, durante a condução mais económica.

Por sua vez e de frente para o passageiro dianteiro, as saídas de ar de alto fluxo incorporam três grelhas de ventilação reguláveis no painel de instrumentos, suprimindo todas as necessidades de fluxo de ar refrescante e confortável de todos os passageiros. As configurações do volume de fluxo de ar foram otimizadas do seguinte modo: elevado volume nas grelhas mais próximas dos vidros laterais, baixo volume na grelha central e volume médio nas grelhas mais próximas do painel central.

A sensação de espaço é amplificada nas versões de topo do novo HR-V graças ao teto de abrir panorâmico em vidro, único nesta classe. Com operação de inclinação e abertura com um toque, este teto de abrir panorâmico com 846 mm de comprimento possui um quebra-luz deslizante que se abre automaticamente em conjunto com o painel do teto de abrir e pode ser fechado manualmente para bloquear a luz do sol. A seção dianteira – que se inclina a uma altura de 27,5 mm atrás – tem 475 milímetros de comprimento.

O interior “Smart Touch” da Honda permite acionar as funções mais frequentes com o menor dos movimentos e esforço. Estas funções incluem: Travão de Estacionamento Elétrico, Controlo de Climatização por Painel de Toque e Piscas de Direção de Um Toque.

Sistema infotainment avançado

O HR-V está equipado com um sistema contínuo de conectividade e infotainment a cargo do sistema Honda Connect; este sistema foi lançado pela primeira vez na Europa no CR-V de 2015.

De utilização fácil e intuitiva, o sistema é acedido através de um ecrã sensível ao toque de sete polegadas colocado no centro do tablier. O ecrã pode ser personalizado de acordo com as preferências o utilizador, através de duas “máscaras” (skins) diferentes. A navegação por ícones coloridos torna fácil e rápido percorrer os vários menus.

O sistema Honda Connect tem algumas aplicações pré-instaladas e outras podem ser descarregadas do Honda App Centre para quem pretende personalizar a sua experiência de comunicação. A aplicação pré-instalada “Aha” oferece acesso fácil a milhares de estações de áudio – abrangendo tópicos como música, notícias, podcasts, e livros em formato áudio – bem como feeds das redes sociais e serviços com base na localização atual.

Adicionalmente, o sistema Honda Connect possui opções extensas de sincronização com smartphones e outros dispositivos pessoais multimédia: Wi-Fi, Bluetooth, HDMI.

Também disponível de série nas versões de topo, a Honda equipou o HR-V com um sistema de navegação por satélite Garmin totalmente integrado.

As versões base do HR-V estão equipadas de série com um ecrã LCD a cores de cinco polegadas montado no centro do tablier e com um sistema áudio AM/FM/CD de quatro altifalantes e 160 W. As versões intermédias e de topo possuem um sistema áudio de 180 W e seis altifalantes.

Requinte interior melhorado

As medidas de isolamento acústico do HR-V são altamente eficientes e foram ainda melhoradas para o modelo de 2019, com a adição de maiores níveis de material isolante em todo o veículo, incluindo na divisória dianteira entre o compartimento do motor e o habitáculo, nas cavas das rodas dianteiras, na estrutura da bagageira e nos painéis de porta dianteiros e traseiros. Estas medidas incorporam materiais não tecidos e alcatifas de absorção sonora de tipo geralmente encontrado apenas nos veículos de segmentos superiores. Por outro lado, os tapetes do piso, as coberturas sob o veículo e as inserções de absorção acústica do tablier contribuem para o requinte que se vive dentro do habitáculo. A uma velocidade constante de 100 km/h, o um nível de ruído é extremamente reduzido, apenas 65 dB.

Consoante a versão, o novo HR-V também está equipado pela primeira vez com um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC – Active Noise Cancellation). O sistema ANC foi concebido para reduzir a gama de baixa frequência do ruído dentro do habitáculo, através de dois microfones colocados em posições estratégicas; depois, o sistema cancela esse ruído de baixa frequência através de um sinal áudio de “fase inversa” temporizado com toda a precisão e emitido pelos altifalantes do veículo.

A versão Sport com caixa manual, tem uma versão parecida do sistema ANC, denominada ASC (Active Sound Control – Controlo Ativo da Sonoridade). Para além da função do sistema ANC acima descrita, este sistema também opera em todo o resto da gama de rotação do motor, “domesticando” assim o som que se ouve durante as acelerações.

Conjunto completo de tecnologias ativas de segurança

  • Todas as versões do HR-V estão equipadas com o sistema CTBA de travagem ativa em cidade para evitar acidentes a baixa velocidade
  • Suite Avançada de Assistência à Condução (ADAS) com cinco sistemas ativos de segurança
  • Os bancos dianteiros possuem encostos de cabeça com função antichicotada cervical para minimizar as lesões
  • Incorpora o design de carroçarias de engenharia de compatibilidade avançada (ACE)

Tal como todos os veículos novos Honda vendidos na Europa, também o HR-V possui uma série de tecnologias de segurança ativas e passivas, concebidas para tornar a condução mais fácil e aumentar a proteção dos ocupantes e dos peões.

Todas as versões do HR-V vendidas na Europa estão equipadas com o sistema CTBA de travagem ativa em cidade. Especificamente concebido para ajudar a evitar ou a mitigar os acidentes a baixa velocidade, este sistema recorre à tecnologia de radar por laser para perscrutar a estrada e aplicar automaticamente os travões se for detetado um risco de colisão iminente. O sistema foi desenhado para funcionar a velocidades abaixo dos 32 Km/h (20 mph). Se o sistema identificar um risco de colisão, efetua uma ação de pré-travagem e emite alertas visuais e acústicos, eventualmente seguidos de travagem total autónoma, de forma a imobilizar completamente o HR-V.

Sistema avançado de ajuda à condução

As versões intermédia e de topo estão equipadas com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor da Honda, que usa sensores de radar e câmaras de visualização dianteira e traseira instaladas de série. Este sistema inclui um conjunto completo de tecnologias ativas de segurança inclui: Avisador de Colisão à Frente (FCW), Reconhecimento de Sinalização de Trânsito (TSR), Limitador Inteligente da Velocidade (ISL), Avisador de Saída de Faixa (LDW) e Sistema de Suporte dos Máximos (HSS).

Avisador de colisão à frente

O sistema FCW (Forward Collision Warning – Avisador de Colisão à Frente) deteta o risco de colisão reconhecendo o veículo (carro ou camião) diretamente à frente, através da câmara multifunções. Este sistema funciona com o veículo a 15 Km/h (9 mph) ou mais. Se for detetado o risco de colisão, o sistema emite alertas visuais e acústicos. A distância de aviso pode ser regulada de acordo com as preferências do condutor e o sistema pode ser desativado.

Reconhecimento de Sinalização de Trânsito

O sistema TSR usa a câmara multifunções para detetar os sinais de trânsito sempre que o veículo se move em frente. Este sistema identifica automaticamente os sinais de trânsito e apresenta-os no painel de instrumentos quando o veículo passa por eles.

O sistema foi concebido para detetar sinais de trânsito de formato circular com indicação dos limites de velocidade e informações de “passagem proibida”. Podem ser apresentados dois sinais de cada vez – à direita do mostrador só são apresentados os sinais de limite de velocidade e do lado esquerdo aparecem os sinais de sentido proibido, com informações adicionais como, por exemplo, informações meteorológicas.

Limitador Inteligente da Velocidade

O Limitador Inteligente da Velocidade combina dois sistemas de segurança independentes – o Limitador Ajustável de Velocidade e o Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito – oferecendo um sistema de segurança avançado. O Limitador Ajustável de Velocidade – equipamento de série em todos os automóveis Honda à venda na Europa – regula a velocidade máxima do veículo conforme definido pelo condutor.

Com este sistema ativado, a velocidade máxima do veículo é determinada automaticamente pelo limite legal de velocidade em vigor, conforme detetado pelo Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito. Quando o veículo passa por um sinal que indica uma velocidade inferior, o sistema abranda o veículo de forma suave e automática, reduzindo a potência e adotando uma velocidade inferior ao limite. Se o veículo exceder esse limite em 3 km/h (2 mph) ou mais, ouve-se um avisador e o limite de velocidade pisca no ecrã. A velocidade máxima do veículo – independentemente da posição do pedal do acelerador – não excede este limite. Quando o veículo passa por um sinal indicando uma velocidade superior, o condutor pode acelerar até esse novo limite e, atingido este, o sistema volta a impedir que o veículo o ultrapasse. O condutor pode desligar o sistema em qualquer altura.

Avisador de Saída da Faixa de Rodagem

A função de aviso de saída da faixa de rodagem usa a câmara multifunções para detetar as marcações das faixas de rodagem na estrada. Se o veículo se desviar da sua faixa de rodagem sem sinalizar a manobra, o sistema FCW alerta o condutor de forma visual e acústica. O condutor pode desligar o sistema em qualquer altura.

Sistema de Suporte dos Máximos

O Sistema de Suporte dos Máximos funciona a velocidades superiores a 40 Km/h (25 mph) e liga/desliga automaticamente os máximos dos faróis consoante as condições de condução, se há ou não outros veículos (carros, motos e camiões) à frente ou também bicicletas e outra luminosidade ambiente. O condutor pode desligar o sistema em qualquer altura.

Tecnologias de segurança passivas integradas na estrutura

A plataforma do HR-V incorpora o design exclusivo da Honda para carroçarias da nova geração denominada tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), que recorre a uma rede de elementos ligados estruturalmente para dissipar de forma uniforme a energia resultante de uma colisão. Este design ajuda a reduzir a transferência de energia para dentro da célula de segurança dos passageiros em caso de impacto, oferecendo uma proteção superior de todos os lados, independentemente de qual o ângulo do impacto.

A tecnologia ACE™ também ajuda a minimizar o potencial de ocorrência de situações onde o HR-V fique por cima ou por baixo de outros veículos; este tipo de situações pode suceder em caso de colisão frontal ou impactos frontais descentrados com outros veículos de maior ou menor dimensão.

Todas as versões do HR-V vendidas na Europa estão equipadas com um total de seis airbags, para a melhor proteção dos ocupantes. Os airbags dianteiros, laterais e de cortina a todo o comprimento são todos sistemas com função inteligente de insuflação e só são despoletados quando é absolutamente necessário. Os encostos de cabeça dos bancos dianteiros foram concebidos para reduzir os efeitos das chicotadas cervicais nos impactos na traseira.

#TablierMagazine
Fonte:
Honda Portugal

Related posts