RECORDANDO: A EDIÇÃO DO LEXUS LC Structural Blue Edition

Com o sub-título “Experimente o fantástico”, em dezembro de 2017, a Lexus apresentou um dos vídeos que mais gostei de ver e que falta aqui referir. Talvez valha a pena começar uma série de recordações, como esta, onde é bem patente a paixão automóvel, a dedicação e a excelência que caracterizam alguns profissionais deste e de outros ramos e que subjaz a algumas marcas. De certa forma, é outra forma de “biomimética”. Espero que gostem. Lembre-se que já não deve estar à venda… novo.

A busca pelo desenvolvimento do Azul Estrutural correspondia a alcançar o imposível. Foi realizada pelos Centros Lexus Tec nos EUA e no Japão, e também com a VIAVI Solutions Inc., um fornecedor líder de revestimentos e pigmentos ópticos em película fina também sediado nos EUA.

A criação do Structural Blue resultou de 15 anos de colaboração e apresentou desafios técnicos excepcionais. Os engenheiros trabalharam com os princípios básicos da luz para criar uma cor de efeito especial, uma cor que parece mais azul do que qualquer pigmento azul pensado possível, um azul inspirado pela luminância.

Na sua busca intensiva para criar a nova cor, a equipa inspirou-se na natureza e na borboleta Morpho. Originária da América do Norte e do Sul, esta borboleta é conhecida pelo azul profundo e cintilante das suas asas. Mas, na verdade, as asas são incolores. O azul que vemos é criado pela interferência da luz na malha microscópica da sua estrutura superficial.

Este era apenas o tipo de efeito que a Lexus queria alcançar com o Azul Estrutural. No entanto, a produção de uma luminância e saturação de cor tão elevadas exigiu esforços sem precedentes para desenvolver um novo tipo de pigmento multicamadas.

No início, parecia que o desafio era simplesmente demasiado grande: a qualidade desejada só podia ser assegurada utilizando um pigmento com 40 camadas separadas. Veja o resultado.

A requintada qualidade da pintura foi complementada por uma especificação de equipamento superior do então novo LEXUS LC Structural Blue Edition. Para terminar, relembro o que a marca referia: “Tal como a maravilha das cores da natureza nos pode fazer parar e olhar com admiração, a Lexus produziu um novo tom deslumbrante que fará com que o seu novo coupé de luxo LC se destaque de todos os outros carros na estrada.”

https://youtu.be/9JU541_zm2w

#TablierMagazine
Fonte:
Lexus Europe

Related posts