UM AVIÃO CONCEPTUAL FUTURISTA DA AIRBUS PARA INSPIRAR A PRÓXIMA GERAÇÃO DE ENGENHEIROS

A Airbus apresentou um projeto de avião com o objetivo de motivar a próxima geração de engenheiros aeronáuticos, ressaltando como o papel deles pode fazer a diferença se aplicarem tecnologias já pesquisadas pela empresa relativas a propulsão híbrido-elétrica, os sistemas de controlo ativo e as estruturas compostas avançadas.

Revelado no Royal International Air Tattoo desta semana no Reino Unido, o projeto teórico é de um avião híbrido elétrico, turbo-hélice, apto para o transporte aéreo regional. Apresenta as estruturas das asas e da cauda inspiradas pela mecânica eficiente de uma ave de rapina, e inclui “penas” controladas individualmente que proporcionam o controlo do vôo.

Embora não se destine a representar uma aeronave real, o “Bird of Prey” (Ave de rapina) da Airbus é baseado em ideias realistas – e fornece uma visão sobre como pode vir a parecer um futuro avião. A ligação asa-fuselagem espelha o gracioso e aerodinâmico arco de uma águia ou falcão, representando o potencial da biomimética (a concepção e produção de materiais, estruturas e sistemas inspirados na natureza).

“O nosso ‘Bird of Prey’ foi projetado para ser uma inspiração para os jovens e criar uma admiração que os ajudará a considerar uma emocionante carreira no setor aeroespacial, área de negócio de importância crucial”, explicou Martin Aston, gerente da Airbus. “Uma das prioridades para toda a indústria está relacionada com a forma de tornar a aviação mais sustentável – tornando os voos mais limpos, verdes e silenciosos do que nunca. Sabemos pelo nosso trabalho no avião de passageiros A350 XWB que, através da biomimética, a natureza nos oferece algumas das melhores lições que podemos aprender sobre design. Quem pode evitar a inspiração decorrente desta criação?”

O conceito Bird of Prey foi apresentado no evento Royal International Air Tattoo para destacar a liderança da indústria aeroespacial britânica e também destaca o 50º aniversário da Airbus como fabricante de aeronaves.

A iniciativa do design conceptual é apoiada pela campanha GREAT Britain, a Royal Aeronautical Society, a Air League, a Institution of Engineering e o Technology and Aerospace Technology Institute.

#TablierMagazine
Fonte:
Airbus

Related posts