Após a fantástica jornada que constituiu a Taça de Portugal R/C, que decorreu no Mini-autódromo do Estádio Universitário de Coimbra, que pela primeira vez juntou no mesmo evento pilotos que competem nas escalas 1/5 GT; 1/5 F1; 1/10 TC; 1/10 F1 e 10-200, tem lugar este fim-de-semana a 4.ª Prova do Campeonato Nacional 1:10 e F1, numa organização da ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia, sob os auspícios da FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel.
A previsão do tempo para o fim de semana é de Sol, com temperaturas máximas a rondarem 24º, o que beneficiará a prática da modalidade.
A classificação do campeonato 1:10 TC após a realização das três primeiras provas é liderada por Hugo Miguel, campeão em título, do CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica, com 357 pontos. Em segundo lugar encontra-se Nuno Miguel Durães, ACRP – Clube Radiomodelismo do Porto, com 328 pontos e em terceiro lugar, com os mesmo pontos está Mário Miranda, do CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica
O top cinco fecha com Frédéric Santos, do ACRP, com 319 pontos e com João Miguel Martinho, do CRBEN, com 318 pontos, respetivamente quarto e quinto classificados.
No Campeonato de F1, que este ano se realiza pela primeira vez em paralelo com o 1:10 TC, após as três primeiras provas a classificação é liderada por Daniel Coelho (ACRP), com 352 pontos; em segundo lugar está Paulo Bartolo (ACRP), com 345 pontos e, Franco Vilarinho (ARMAIA), ocupa o terceiro lugar, com 328 pontos.
O top cinco do Campeonato F1 fecha com os pilotos Adalberto Pinto (ACRP), com 320 pontos e Ricardo Rocha (ARMAIA), com 304 pontos, respetivamente quarto e quinto classificados.
Após a jornada de hoje, dedicada aos treinos, e olhando para as pontuações dos respetivos campeonatos a leitura que se pode fazer é que os pilotos estão focados em obter as melhores classificações para poderem manter, ou eventualmente, subir no ranking. Se no 1:10 TC a luta é muito forte entre os três primeiros, uma vez que segundo e terceiro classificados partem para esta 4.ª prova com o mesmo número de pontos, fácil é entender que, este domingo, nas mangas de qualificação e nas finais, a luta vai ser “dura”.
Hugo Miguel terá de ter muita atenção. Os pilotos Nuno Durães e Mário Miranda são grandes lutadores e, o campeão em título, se quiser manter o troféu nas mãos terá de ter a máquina bem afinada.
Não podemos esquecer que até ao décimo lugar estão nomes como Frédéric Santos, João Miguel Martinho, Jorge Simões, José Pereira, Rúben Francisco, Alexandre Ferreira e Rui Ramos Rodrigues, todos experientes e que não “deitam a toalha ao chão”. Pelo que se prevê que este domingo as finais sejam dirimidas ao segundo.
No Campeonato F1 desengane-se quem julga que as coisas serão mais fáceis. Longe disso. Conhecendo os cinco pilotos que encabeçam a classificação, facilmente se conclui que mangas de qualificação e finais serão discutidas ao segundo, salvo se ocorrerem percalços de última hora. Daniel Coelho, Paulo Bártolo e Franco Vilarinho, em pista são “verdadeiras feras”, mas a tenacidade de Adalberto Pinto e de Ricardo Rocha não é de subestimar. Prevê-se também, neste campeonato, que a emoção esteja ao rubro, com lutas bem interessantes.
Registe-se que a maior parte destes pilotos, quer num campeonato, quer noutro, evoluíram muito se compararmos o Campeonato de 2018, com o de 2019, que termina em Setembro, em Coimbra. A qualidade de condução e o empenho de todos, sem exceção, tem contribuído para o engrandecimento da modalidade, mas também para o reforço de amizades e bom ambiente na zona das boxes.
TablierMagazine deseja a todos os pilotos um excelente fim de semana de competição, camaradagem e são convívio
Direcção de Prova
Director de prova: Pedro Grandão | Árbitro: Hugo Mendes | Cronometragem: Pedro Igreja | Verificações Técnicas: Rui Completo
Como Chegar
A pista está inserida no aeródromo municipal de Vilar de Luz (Maia).
GPS: 41.2824650, -8.5155649
Morada: Aeródromo de Vilar de Luz (LPVL)
Rua Vilar de Luz, 4425-403 Maia
1.º Escolher o melhor trajeto para chegar à cidade da Maia.
2.º Ao chegar à Maia:
a) Continuar pela N14 durante 5,5 km sentido Braga;
b) Virar à direita (semáforos) para S. Romão do Coronado seguindo pela N318 durante 6,8 km;
c) Virar à esquerda para Vilar de Luz, sentido aeródromo, pela N105-2;
d) Cerca de 4 Km depois passar o túnel;
e) 400 metros após, virar à direita e está no aeródromo de Vilar de Luz.
Características
– Construção, 26 Novembro 2006
– Pista em asfalto vedada
– WC’s
– Bancadas de suporte aos pilotos
– Boxes (número de lugares 80)
– Ar comprimido
– Água (Zona de lavagem de carroçarias)
– Iluminação
– Tomadas (230V)
– Sistema de som (Apenas em provas)
– Sistema de “Timing” AMB (RC4) (Apenas em provas)
HORÁRIOS
Sábado – 20 julho, 2019
14h00 – 19h00 – Treinos Livres
Domingo – 21 julho, 2019
08h30 – Abertura do recinto
09h30 – Início das qualificações
13h00 – Almoço
14h30 – Finais
18h00 – Entrega de prémios
Neste campeonato estão envolvidos pilotos dos clubes:
ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto;
AMVR – Associação de Modelismo de Vila Real;
CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica;
AAC – Secção de Rádiomodelismo da Associação Académica de Coimbra;
ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia;
CRPF – Clube Rádio Modelismo Paços de Ferreira.
#TablierMagazine
Fonte: FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel | Fotos: ARMAIA / Valdemar Jorge