R/C: PISTA DE VILAR DE LUZ RECEBE 4.ª PROVA DO CN 1:10 TC E F1

Após a fantástica jornada que constituiu a Taça de Portugal R/C, que decorreu no Mini-autódromo do Estádio Universitário de Coimbra, que pela primeira vez juntou no mesmo evento pilotos que competem nas escalas 1/5 GT; 1/5 F1; 1/10 TC; 1/10 F1 e 10-200, tem lugar este fim-de-semana a 4.ª Prova do Campeonato Nacional 1:10 e F1, numa organização da ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia, sob os auspícios da FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel.

A previsão do tempo para o fim de semana é de Sol, com temperaturas máximas a rondarem 24º, o que beneficiará a prática da modalidade.

A classificação do campeonato 1:10 TC após a realização das três primeiras provas é liderada por Hugo Miguel, campeão em título, do CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica, com 357 pontos. Em segundo lugar encontra-se Nuno Miguel Durães, ACRP – Clube Radiomodelismo do Porto, com 328 pontos e em terceiro lugar, com os mesmo pontos está Mário Miranda, do CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica

O top cinco fecha com Frédéric Santos, do ACRP, com 319 pontos e com João Miguel Martinho, do CRBEN, com 318 pontos, respetivamente quarto e quinto classificados.

No Campeonato de F1, que este ano se realiza pela primeira vez em paralelo com o 1:10 TC, após as três primeiras provas a classificação é liderada por Daniel Coelho (ACRP), com 352 pontos; em segundo lugar está Paulo Bartolo (ACRP), com 345 pontos e, Franco Vilarinho (ARMAIA), ocupa o terceiro lugar, com 328 pontos.

O top cinco do Campeonato F1 fecha com os pilotos Adalberto Pinto (ACRP), com 320 pontos e Ricardo Rocha (ARMAIA), com 304 pontos, respetivamente quarto e quinto classificados.

Após a jornada de hoje, dedicada aos treinos, e olhando para as pontuações dos respetivos campeonatos a leitura que se pode fazer é que os pilotos estão focados em obter as melhores classificações para poderem manter, ou eventualmente, subir no ranking. Se no 1:10 TC a luta é muito forte entre os três primeiros, uma vez que segundo e terceiro classificados partem para esta 4.ª prova com o mesmo número de pontos, fácil é entender que, este domingo, nas mangas de qualificação e nas finais, a luta vai ser “dura”.

Hugo Miguel terá de ter muita atenção. Os pilotos Nuno Durães e Mário Miranda são grandes lutadores e, o campeão em título, se quiser manter o troféu nas mãos terá de ter a máquina bem afinada.

Não podemos esquecer que até ao décimo lugar estão nomes como Frédéric Santos, João Miguel Martinho, Jorge Simões, José Pereira, Rúben Francisco, Alexandre Ferreira e Rui Ramos Rodrigues, todos experientes e que não “deitam a toalha ao chão”. Pelo que se prevê que este domingo as finais sejam dirimidas ao segundo.

No Campeonato F1 desengane-se quem julga que as coisas serão mais fáceis. Longe disso. Conhecendo os cinco pilotos que encabeçam a classificação, facilmente se conclui que mangas de qualificação e finais serão discutidas ao segundo, salvo se ocorrerem percalços de última hora. Daniel Coelho, Paulo Bártolo e Franco Vilarinho, em pista são “verdadeiras feras”, mas a tenacidade de Adalberto Pinto e de Ricardo Rocha não é de subestimar. Prevê-se também, neste campeonato, que a emoção esteja ao rubro, com lutas bem interessantes.

Registe-se que a maior parte destes pilotos, quer num campeonato, quer noutro, evoluíram muito se compararmos o Campeonato de 2018, com o de 2019, que termina em Setembro, em Coimbra. A qualidade de condução e o empenho de todos, sem exceção, tem contribuído para o engrandecimento da modalidade, mas também para o reforço de amizades e bom ambiente na zona das boxes.

TablierMagazine deseja a todos os pilotos um excelente fim de semana de competição, camaradagem e são convívio

Direcção de Prova
Director de prova: Pedro Grandão | Árbitro: Hugo Mendes | Cronometragem: Pedro Igreja | Verificações Técnicas: Rui Completo

Como Chegar
A pista está inserida no aeródromo municipal de Vilar de Luz (Maia).

GPS: 41.2824650, -8.5155649

Morada: Aeródromo de Vilar de Luz (LPVL)
Rua Vilar de Luz, 4425-403 Maia

1.º Escolher o melhor trajeto para chegar à cidade da Maia.
2.º Ao chegar à Maia:
a) Continuar pela N14 durante 5,5 km sentido Braga;
b) Virar à direita (semáforos) para S. Romão do Coronado seguindo pela N318 durante 6,8 km;
c) Virar à esquerda para Vilar de Luz, sentido aeródromo, pela N105-2;
d) Cerca de 4 Km depois passar o túnel;
e) 400 metros após, virar à direita e está no aeródromo de Vilar de Luz.

Características
Construção, 26 Novembro 2006
Pista em asfalto vedada
WC’s
Bancadas de suporte aos pilotos
Boxes (número de lugares 80)
Ar comprimido
Água (Zona de lavagem de carroçarias)
Iluminação
Tomadas (230V)
Sistema de som (Apenas em provas)
Sistema de “Timing” AMB (RC4) (Apenas em provas)

HORÁRIOS

Sábado – 20 julho, 2019
14h00 – 19h00 – Treinos Livres

Domingo – 21 julho, 2019
08h30 – Abertura do recinto
09h30 – Início das qualificações
13h00 – Almoço
14h30 – Finais
18h00 – Entrega de prémios

Neste campeonato estão envolvidos pilotos dos clubes:
ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto;
AMVR – Associação de Modelismo de Vila Real;
CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica;
AAC – Secção de Rádiomodelismo da Associação Académica de Coimbra;
ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia;
CRPF – Clube Rádio Modelismo Paços de Ferreira.

#TablierMagazine

Fonte: FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel | Fotos: ARMAIA / Valdemar Jorge

Related posts