Desde o lançamento da primeira superbike Yamaha YZF-R1 até à mais atual inspirada no MotoGP, tem sido uma verdadeira master class sobre domínio nas pistas e na rua. Para 2020, a nova R1M e a R1 apresentam o estilo da próxima geração da Série R, incluindo aerodinâmica renovada, novo controlo eletrónico sofisticado, desempenho aprimorado da travagem e suspensões e motor refinados. Bem-vindos(as) ao Mundo R da Yamaha.
O nome R1, da Yamaha, é um dos nomes mais respeitados e reconhecidos no que diz respeito ao motociclismo. A Yamaha está agora a iniciar o lançamento de um novo modelo para 2020, compatível com a norma Euro-V.
O motor continua a apresentar a mesma capacidade e potência do modelo anterior, um 998 cm3 a oferecer o pico de potência nas 13.000 rpm – desta vez, 197 cavalos mas muito mais limpos. A Yamaha diz que a nova R é mais suave e mais eficiente, particularmente em altas rotações, graças aos novos braços oscilantes e aos novos perfis. Quanto a cores, a R1 estará para já disponível em preto e em azul.
Novas abordagens nas forquilhas dianteiras para garantir um tacto mais informativo sempre que há alterações no piso, travagem garantida por mais área de frição e um calçado a condizer com a capacidade – a confirmar – Bridgestone Battlax RS11.
Para quem exige mais, a versão R1M é a escolha certa. Apenas disponível em cabono e azul, será mais leve – graças ao uso de carbono nas carenagens e traseira – terá eletrónica incrementada, assim como muitos outros elementos dos quais se destacam a suspensão, resultando numa moto mais rápida, mais ágil e mais controlável, tal como convém em pista.
Quanto a prazos a R1 deve estar disponível já no último quadrimestre de 2019 e a disponibilidade da R1M será anunciada a seguir – por enquanto, não há indicação de preços.
#TablierMagazine
Fonte: Yamaha Motor Europe