R/C: MAIS DE 50 PILOTOS FIZERAM A FESTA DA TAÇA DE PORTUGAL EM COIMBRA

Carlos Manuel Rodrigues (ARMAIA) escala 1/10 TC; Adalberto Pinto (ACRP) escala 1/10 F1; Diogo Chaves (URO) escala 10-200 nitro; José Candeias (CRBEN) escala 1/5 F1 e Joel Mendonça (CRAFF) escala 1/5 GT são os vencedores da Taça de Portugal R/C, que este fim-de-semana de 29 e 30 de junho decorreu em Coimbra.

A prova rainha do radiomodelismo nacional juntou no miniautódromo do Estádio Universitário mais de 50 pilotos numa jornada que começou na quinta-feira e sexta-feira, com treinos livres e que no fim-de-semana movimentou pilotos que competem a nível nacional nas escalas 1/5 GT; 1/5 F1; 1/10 TC; 1/10 F1 e 10-200.

A Taça de Portugal este ano teve um figurino diferente. Surgiu do desafio/projeto lançado por Jorge Simões, dirigente da Secção de Radiomodelismo da Associação Académica de Coimbra ao clube congénere da ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto. Feita a proposta à FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo esta foi aprovada e o desafio lançado aos dois clubes culminou numa festa como nunca se viu.

O formato pioneiro da Taça de Portugal deste ano decorreu em ritmo non-stop, com a pista de Coimbra a conhecer um ritmo de provas (mangas/qualificações sub-finais e finais) numa cadência frenética. Ritmo a que os pilotos das várias escalas corresponderam de forma muito positiva.

À componente de competição esteve associado o convívio entre pilotos, mecânicos, amigos e, muitos familiares que durante quatro dias animaram a pista do Estádio Universitário.

A estes juntou-se ainda muito público que, segundo os organizadores, superou as expetativas. Aliás, a zona de lugares sentados para o público registou grande afluência e diz bem do interesse que a modalidade cada vez mais desperta.

Voltando às classificações (disponibilizamos no final as grelhas de classificação completas, por escalas) dizer que os pódios de cada escala foram constituídos por:

1/10 TC
1.º – Carlos Manuel Rodrigues (ARMAIA);
2.º – Frédéric Santos (ACRP);
3.º – Rúben Francisco (AAC).

1/10 F1
1.º – Adalberto Pinto (ACRP);
2.º – João Nascimento;
3.º – Paulo Jacinto Bártolo (ACRP);

10/200 Nitro
1.º – Diogo Chaves (URO);
2.º – Paulo Mota (ARMAIA);
3.º – Tomás Andrade (CRP)

1/5 F1
1.º – José Candeias (CRBEN);
2.º – António Aires;
3.º – Gonçalo Pichele (CRBEN).

1/5 GT
1.º – Joel Mendonça (CRAFF);
2.º – José Silva (RAC);
3.º – Manuel Teixeira (ACRP).

Registe-se ainda que Carlos Manuel Rodrigues, Paulo Jacinto Bártolo; Fábio Ramos; António Aires e Joel Mendonça foram distinguidos com o prémio “Top Qualifier”.

Tomás Mendonça recebeu o prémio “Fair-play”

Tablier.pt acompanhou, este domingo, as finais das escalas e em resumo podemos dizer que todas foram disputadas com grande galhardia e respeito em pista entre pilotos. No entanto, registaram-se alguns toques e “chega para lá”, mas é normal que assim seja quando numa prova estão em pista, por exemplo, 10 automóveis em ritmo de competição. E os lugares de pódio são discutidos ao milésimo de segundo.

1/10 F1, arranque da prova final. Os dois carros tocaram-se mas caíram em posição de andamento e prosseguiram a prova
1/5 GT, prova final
1/5 GT, prova final

Registaram-se alguns momentos de tensão, prontamente solucionados pelos pistadores ou pelo árbitro da prova. No cômputo geral a jornada de competição foi muito positiva.

Tablier.pt agradece à organização da prova e aos pilotos e mecânicos, todas as facilidades para que pudéssemos realizar o nosso trabalho. Uma palavra em particular para Paulo Bártolo: “obrigado pelo alerta, caro amigo, aquela zona era mesmo perigosa. Mas, para “sacar” a foto por vezes não pensamos no risco que pudemos correr. Bem-haja”.

Momento menos bom do piloto Jorge Marinheiro. Na prova final o motor do carro aqueceu e parou em pista.

Mais uma vez constatámos a solidariedade e amizade que existe entre a família R/C. Nos momentos difíceis aparece sempre alguém para ajudar. Não raras vezes os pilotos trocam palavras de incentivo, numa lógica de respeito quer dentro de pista, quer na zona de boxes.

Convívio entre pilotos e familiares (foto Rui Rodrigues)

Uma palavra também aos clubes organizadores – Secção de Radiomodelismo da Associação Académica de Coimbra e ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto que estiveram muito bem em todos os aspetos. Nada foi descurado, desde o apoio a pilotos e mecânicos, quer na disponibilização de um bar onde também decorreram refeições e momentos de convívio em ambiente de festa. Parabéns.

Classificações:

Direcção de Prova
Diretor de prova e árbitro: Emanuel Marques | Árbitro: Pedro Pereira | Cronometragem: Jorge Simões | Verificadores Técnicos: Rui Seabra e Tiago Pereira

1/10 TC, prova final
1/10 TC, prova final
1/10 F1, partida prova final
10/200, partida prova final
Prova final 10/200 (foto Franco Vilarinho)
1/5 F1, partida prova final
1/5 F1, prova final
1/5 GT, partida prova final
1/5 GT, prova final
Grupo do CRBEN que se deslocou a Coimbra para participar na Taça de Portugal

Notícia em atualização

#TablierMagazine
Fotos: @Valdemar Jorge

Related posts