R/C: TAÇA DE PORTUGAL PISTA 2019 REALIZA-SE ESTE FIM-DE-SEMANA EM COIMBRA

A prova maior do Radiomodelismo automóvel nacional realiza-se no próximo fim-de-semana em Coimbra. No entanto, a festa arranca esta quinta-feira, 27 de junho, e prossegue esta sexta-feira com a realização de treinos livres, enquanto as provas a sério terão lugar no sábado e domingo (29 e 30 de junho). A pista estará aberta a todos os pilotos que possam deslocar-se a Coimbra para acertarem mecânicas e tomarem contacto com a exigente pista da cidade dos estudantes.

Coimbra recebe no próximo fim-de-semana, 29 e 30 de junho, a Taça de Portugal Onroad 2019 numa organização da AAC – Secção de Radiomodelismo da Associação Académica de Coimbra e ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto, sob a égide da FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo.

Trata-se de iniciativa inédita na forma como está a ser preparada pois, segundo a FEPRA «pela primeira vez temos num só evento todas as escalas de onroad juntas, com o objectivo de aumentar a partilha, camaradagem e dar a conhecer as várias escalas que rolam em Portugal».

Para os pilotos e mecânicos, que estarão em Coimbra, também será uma novidade o encontro na mesma pista, em mangas diferentes, das escalas 1/5; 1/8; 1/5 F1; 1/10 TC; 1/10 F1 e 10-200. Uma panóplia de máquinas elétricas e a combustão que farão a festa do R/C no Mini-autódromo do Estádio Universitário, em Coimbra.

Devido à quantidade de pilotos esperada e pela diversidade de escalas em ação, o programa da Taça de Portugal é ligeiramente diferente, sendo proposto o seguinte alinhamento:

Dia 27, quinta-feira
Pista aberta para treinos livres

Dia 28, sexta-feira
Pista aberta para treinos livres

Dia 29, sábado
08h30 – 13h00 – Treinos livres;
14h00 – 19h00 – Qualificações;
19h00 – 22h00 – Jantar convívio dos pilotos.

Domingo
08h30 – Abertura das instalações;
10h00 – 17h30 – Sub-finais e Final;
19h00 – Encerramento das instalações

Sobre a prova a FEPRA refere ainda que atendendo à sua especificidade e «uma vez que o espírito é o de promoção do Radiomodelismo» decidiu criar uma exceção: «aos pilotos que não consigam participar nas qualificações vai ser permitido alinharem na última sub-final de acordo com a ordem de inscrição. Por isso já não há mais desculpas para não virem à Grande festa do Radiomodelismo em Portugal, a Taça de Portugal 2019 em Coimbra», conclui a federação.

Direcção de Prova
Diretor de prova e árbitro: Emanuel Marques | Árbitro: Pedro Pereira | Cronometragem: Jorge Simões | Verificadores Técnicos: Rui Seabra e Tiago Pereira

Como Chegar

A pista da Secção de Rádiomodelismo da AAC encontra-se entre as mais bem localizadas do país. Junto ao Portugal dos Pequenitos, no complexo do Estádio Universitário, tem uma localização central na cidade de Coimbra, com óptimos acessos e parque de estacionamento.

GPS: 40º12’21,41”N * 8º25’59,70”W

Características
Perímetro: 319m
Largura: 5m
Compressor: 300L
Corrente: 220V e 12V (na linha de boxes)

#TablierMagazine
Fotos: @Valdemar Jorge / AAC

Related posts