ENSAIO – TOYOTA RAV4 DE ‘A’ A ‘Z’

O novo Toyota RAV4 é descrito pela marca como “100% SUV 100% Hibrido”. A propósito da sua comercialização no mercado nacional, e numa altura em que os híbridos ganham especial força na “batalha” das vendas na marca nipónica, ensaiamos a 5.ª geração do RAV4 (1.ª geração, 1994-2000; 2.ª geração 2000-2005; 3.ª geração, 2006-2012; 4.ª geração, 2013-2018).

Completamente novo o Toyota RAV4 abraça a eletrificação de forma definitiva e mostra que, está à frente no seu tempo, ao posicionar-se na linha da frente quanto à função e à forma. Um familiar capaz de dar resposta aos trajetos no dia-a-dia na cidade, mas igualmente eficaz em estrada, auto-estrada ou percursos de todo o terreno, não muito exigentes, proporcionar condução confortável e resposta de motor à altura das exigências.

De sublinhar que o RAV4 foi distinguido, recentemente, com a designação 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP. Segundo a marca este resultado deve-se à utilização da nova plataforma global da Toyota (TNGA) – GA-K. Sendo a segurança uma das prioridades da marca nipónica este modelo recebe de série a segunda geração do sistema Toyota Safety Sense 2. O sistema é constituído por: Sistema de Pré-Colisão (PCS) com reconhecimento de peões e de ciclistas; Cruise Control Adaptativo (ACC); Alerta de Saída da Faixa de Rodagem (LDA) com correção de trajetória no volante; Luzes de Máximos Automáticos (AHB) e Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA).

Toyota RAV4 de A a Z

Active, Comfort, Square Collection Exclusive e Lounge compõem a gama 2.5 Hybrid Dynamic Force enquanto a gama Hybrid Dynamic Force AWD-i (4×4) é constituída pelas versões Comfort, Square Collection, Exclusive e Lounge. Preços entre os 38.790 euros e os 49.590 euros, no primeiro caso e os 44.590 euros e os 52.790 euros no segundo.

Branco Antártida. É a cor que abre a paleta de tons disponíveis para a carroçaria do RAV4. Ao todo são 9 as cores para o exterior – está ainda disponível o Branco Pérola, Cinza Metálico, Cinza Hematite, Preto Atitude, Vermelho Tokyo, Azul Ciano, Verde Caqui e Azul Borealis. Existe ainda um conjunto de cores que pode ser combinado com a cor de tejadilho Night Sky. São elas o Branco Pérola, Cinza Metálico, Cinza Hematite e Azul Boeralis tornando o RAV4 um SUV ainda mais distinto e personalizado.

Condução. A dinâmica de condução foi bastante aprimorada nesta nova geração, com melhorias significativas no desempenho do sistema de tração às quatro rodas. Para a versão híbrida, a Toyota desenvolveu um acionamento de motor elétrico completamente novo que faz uso eficiente de energia do sistema híbrido e que na versão 4×4 utiliza um segundo motor elétrico para acionar as rodas traseiras gerando mais binário, reduzindo a perda de energia, contribuindo para maior economia de combustível e oferecendo excelente desempenho fora de estrada em diferentes condições de condução.

Design. O design do novo SUV da Toyota transmite evasão e aventura indo ao encontro dos desejos dos clientes-alvo: jovens famílias que aproveitam a vida, desde uma simples deslocação em cidade, uma noite de diversão, desporto ou lazer, até um simples passeio ao fim de semana ou férias. O desempenho dinâmico sempre foi uma virtude deste modelo e isso não foi alterado nesta quinta geração.

Eficiência. A nova motorização 2.5 Hybrid Dynamic Force apresenta um conjunto de inovações. Embora seja um motor que funciona em ciclo Atkinson os melhoramentos operados incidiram no novo mecanismo de válvulas de admissão e de escape; no curso mais longo e superior taxa de compressão, bem como no novo sistema de injeção direta (D-4S, que substitui a injeção eletrónica de combustível). O resultado é um motor com potência de 178 cv (mais 23 cv que na geração anterior); superior binário 221 Nm/3.600rpm -5.200 rpm). A potência combinada (gasolina + elétrico) é de 218 cv (222cv na versão AWD-i). Valor que se faz sentir igualmente na performance e na eficiência, uma vez que o novo RAV4 é mais leve 25 kg que o modelo da anterior geração.

Facilidade de utilização. O SUV da Toyota nesta geração está disponível, em Portugal, apenas com motorização híbrida (duas com potências distintas). Facilidade de utilização, eficiência e economia são o denominador comum às capacidades do modelo que tem a preferência de mais de 8 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Garantia. Desde março deste ano que todos os Toyota vendidos em Portugal estão cobertos por uma garantia de 7 anos ou 160 mil quilómetros (o que ocorrer primeiro). O período alargado proporciona mais proteção aos clientes da marca. Atualmente é a garantia mais extensa no mercado nacional.

Habitáculo. A posição de condução é boa. O volante tem um regulação em profundidade e altura ajudando a encontrar a melhor posição de condução conjugando com este os acertos longitudinais e em altura do banco do condutor. Os assentos são espaçosos e confortáveis. O apoio lateral é suficiente. O espaço nos bancos traseiros é bom com três adultos a poderem viajar com máximo conforto.

Instrumentação. O ecrã do sistema multimédia está colocado em posição central elevada no tablier, o que evita ter que desviar muito a visão da estrada para consultar a informação selecionada. É um ecrã tátil mas estão disponíveis conjunto de botões que permitem acesso rápido a um conjunto selecionado de funções. O RAV4 recebe o sistema Touch & Go2 (ecrãs de 7 ou 8 polegadas consoante as versões e equipamentos), não é compatível com o Android Auto ou o Apple Carplay. O sistema apresenta, no entanto, menus redesenhados. Permite aceder a uma série de informações relacionadas com a viatura, desde a visualização de dados de viagem e configurações do ar condicionado à personalização de uma série de funções. O sistema facilita ainda as manobras de estacionamento através da visão da câmara traseira.

Jantes. Na nova geração do RAV4 estão disponíveis jantes de 17” (versão Active) e jantes de liga leve de 18” (versão Exclusive) e jantes de liga leve de 18” pretas para a versão Lounge.

K de GA-K: O espírito pioneiro da primeira geração está presente na nova geração do RAV4. Ao utilizar os préstimos da nova plataforma GA-K da Toyota o modelo apresenta um baixo centro de gravidade e superior rigidez da carroçaria. Esta nova plataforma concorre para um elevado comportamento do conjunto em estrada, conforto, habitáculo desafogado, bagageira generosa (580 litros), ao mesmo tempo que permite um design moderno e atraente.

Lounge. É a versão topo de gama do Toyota RAV4. Do seu equipamento destacam-se itens como: jantes de liga leve de 18” pretas; tejadilho na cor Preto Night Sky; tecto panorâmico com abertura elétrica; bancos em pele artificial; abertura da bagageira através de sensor de movimento; carregador sem fios para smartphone; câmara panorâmica 360º; espelho retrovisor digital Smart View; patilhas de selecção de velocidade no volante; sensores de estacionamento inteligentes; sistema de som com assinatura da JBL; sistema de alerta de ângulo morto e detecção traseira de aproximação de veículos.

Motores. O novo motor a gasolina de 2.0 litros (não disponível em Portugal) e a nova motorização eletrificada pelo motor 2.5 litros híbrido combinam eficiência de combustível e emissões, com uma condução silenciosa, mais potência e maior capacidade de resposta. A motorização híbrida é um fator diferenciador nesta classe de veículos.

Novo Toyota RAV4 abraça a eletrificação de forma definitiva e mostra que, está à frente no seu tempo, ao posicionar-se na linha da frente quanto à função e à forma. Um familiar capaz de dar resposta aos trajetos no dia-a-dia na cidade, mas igualmente eficaz em estrada, auto-estrada ou percursos de todo o terreno, não muito exigentes, proporcionando condução confortável e resposta de motor à altura das exigências.

Octagon. A nova linguagem de design que a Toyota introduz no RAV4 designa-se Cross Octagon e incorpora novos grupos ópticos frontais e traseiros em LED, antena tipo “barbatana de tubarão”, um spoiler traseiro que prolonga a linha do tejadilho e, ao mesmo tempo, tem uma função dinâmica, e dupla saída de escape enaltecendo a sofisticação do SUV.

Porta da bagageira elétrica. Esta funcionalidade está disponível a partir da versão Comfort. É um sistema útil que permite através do accionamento de um simples botão aceder com facilidade à bagageira sem ter de sujar as mãos.

Qualidade percebida. O habitáculo do RAV4 está bem construído. Não se reconhecem falhas nem barulhos parasitas são audíveis, seja em que piso se circule. Os materiais utilizados são suaves e agradáveis ao tacto. Alguns plásticos nas zonas inferiores do tablier apresentam uma rigidez superior. No cômputo geral o ambiente a bordo é muito agradável e a luminosidade ambiente à noite cria uma atmosfera distinta. A bagageira é totalmente forrada.

Ruído. Embora o nível de construção do habitáculo e a insonorização do mesmo seja superior à da quarta geração, o facto é que o motor em plena aceleração, isto é, nos regimes mais elevados, continua a fazer-se sentir no habitáculo. Não chega a incomodar, mas sente-se. Um pormenor que não belisca a qualidade do RAV4 que tem mais atributos do que defeitos a serem apontados.

Self charging hybrid. O RAV4 é único na sua classe ao oferecer um sistema de propulsão eletrificada “self charging hybrid. A nova motorização híbrida a gasolina Dynamic Force de 2.5 litros, que disponibiliza 218 cv em tração dianteira e 222 cv com tração às quatro rodas, respondem às exigências dos clientes. O sistema de tração integral foi melhorado. Designado AWD-i este foi alvo de melhorias ao nível da engenharia para elevar o nível de desempenho em condições fora de estrada e um comportamento seguro em superfícies escorregadias.

Toyota Safety Sense: O novo RAV4 é também o primeiro Toyota a beneficiar dos recursos adicionais do Toyota Safety Sense, que estendem o uso de tecnologias avançadas para ajudar a prevenir acidentes e fornecer maior assistência ao condutor, incluindo sistemas que introduzem um grau de condução autónoma.


Útil. Teto panorâmico com abertura elétrica. Melhora o ambiente no habitáculo ao proporcionar significativo aumento de luminosidade; enquanto a abertura elétrica nos dias de calor permite ventilação mais rápida em andamento. Útil também é o carregador sem fios para smartphone, bem como, os sensores de estacionamento inteligentes (frontais e traseiros e laterais). Úteis também são os bancos frontais aquecidos, bem como a disponibilidade de sensor de luz.

Versátil. Espaçoso no habitáculo o RAV4 apresenta também uma versatilidade acrescida com a possibilidade do rebatimento assimétrico do banco traseiro que permite que a bagageira de 580 litros passe a disponibilizar 1690 litros (capacidade até ao teto) e a acolher objetos com comprimento 1803 metros (com os bancos traseiros rebatidos). Existe um ponto de luz no lado direito da bagageira.

Wheelbase (distância entre eixos). Com 4.600 mm de comprimento a 5.ª geração do RAV4 é mais comprida que a anterior. No entanto a distância entre eixos é superior em 30 mm (2.690 mm), o que permite um habitáculo mais desafogado. O espaço para bagagem também aumentou e apresenta piso de carga duplo e redes laterais. A largura é agora de 1.855 mm, mais 10 mm, o que se traduz em mais largura para os ocupantes.

X de 4X4 na Toyota é AWD-i. A versão de quatro rodas motrizes ou AWD-i do RAV4 introduz, igualmente, uma série de melhoramentos. Para garantir a tração às quatro rodas, um motor elétrico é instalado no eixo traseiro. Este é independente dos motores que estão colocados na frente. Em questões de funcionalidade a novidade recai no modo Trail que se aciona através de botão colocado na consola central. Esta solução solução permite o desempenho esperado de um veículo com tração às quatro rodas. O modo Trail bloqueia as rodas em rotação livre e garante que estas em contacto com o solo recebem todo o binário possível mantendo o andamento. Não existe controlo de descidas.

Yes!.O Toyota RAV4 é o melhor de dois mundos. O facto de ser híbrido conjuga na perfeição a destreza da condução e eficiência na cidade, com o lado mais aventureiro e permite saídas fora de estrada em perfeita segurança e harmonia com o ambiente ao poder circular com zero emissões.

Zona de visão traseira reforçada com a possibilidade de utilização do espelho retrovisor digital Smart View. Através do pressionar de uma alavanca é possível receber as imagens transmitidas pela câmara, montada na bagageira, no espelho retrovisor proporcionando uma imagem clara de tudo o que se passa na traseira do veículo.

Mais:
– Versatilidade;
– Fiabilidade do sistema híbrido;
– Economia.

Menos:
– Preço;
– Ruído do motor nos regimes mais elevados.

Ficha Técnica:

Toyota RAV4 SQUARE EDITION

Sistema eléctrico
Motor Eléctrico síncrono
Potência: 88 kW
Potência combinada: (Gasolina + Elétrico): 218 cv
Bateria: Hidretos metálicos de niquel
Capacidade da bateria (Ah/horas): 6,5
Motor de combustão
Arquitetura: 4 cilindros em linha
Capacidade: 2.487 cc
Alimentação: Sistema de injeção direta (D-4S)
Potência: 178 cv/5.700 rpm
Binário: 221 Nm/3.600-5.200 rpm
Transmissão: Dianteira
Caixa de velocidades: Do tipo variação contínua CVT
Arranque do motor (Stop/Start): Sim
Suspensão F/T: Tipo McPherson/Wishbone duplo
Travões F/T: Discos ventilados/Discos ventilados
Direcção/diâmetro de viragem mínimo: assistida eléctrica/14,3 m
Comp./largura/altura: 4,600 m/1,855 m/1,685 m
Distância entre eixos: 2.690 m
Pneus/jantes: 225/60 R18
Bagageira: 580 litros
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8,4 s
Consumo combinado: 5,6 l/100 km
Emissões CO2: 128g/km
Preço a partir de: 44.500 euros

Para saber mais sobre o Toyota RAV4 visite o concessionário Toyota mais perto de si:

#TablierMagazine
Fotos: Valdemar Jorge

Related posts