MERCEDES-BENZ: NOVAS IDEIAS DE SEGURANÇA PARA UMA NOVA MOBILIDADE

Os sistemas de acionamento elétrico e a direção automatizada são tecnologias fundamentais para a mobilidade do futuro. Isso leva a mudanças nos requisitos para a tecnologia de segurança num carro: em primeiro lugar, posições de bancos muito mais flexíveis no interior de tais veículos exigem uma forma diferente de proteção do ocupante. Em segundo lugar, a empatia e a confiança são factores centrais para a aceitação de veículos autónomos. Outros utilizadores da via devem ser capazes de reconhecer intuitivamente o que um veículo automatizado pretende fazer, pois em muitas situações não haverá nenhum condutor para comunicar isso.

Veículo experimental Mercedes-Benz ESF 2019

Com o novo veículo de segurança experimental ESF 2019, a Mercedes-Benz mostra a sua visão sobre as ideias que os especialistas em segurança da empresa estão a pesquisar.

O ESF 2019 baseado no novo Mercedes-Benz GLE é capaz de circular automatizado em muitas situações e possui um sistema de acionamento híbrido plug-in. Em junho de 2019, o ESF 2019 fará a sua grande aparição diante de especialistas na convenção da ESV em Eindhoven (Holanda). A aparição pública terá lugar no Salão Internacional do Automóvel (IAA) em Frankfurt em setembro de 2019. Em alguns aspectos, o ESF 2019 é uma prévia do que está para vir. É uma contribuição para a discussão geral, mas também é uma ferramenta para melhorar a segurança do tráfego na grande tradição da Mercedes-Benz.

“A segurança faz parte do DNA da marca Mercedes-Benz. Temos demonstrado repetidamente que não temos poucas ideias neste campo desde a década de 1970, com os nossos Veículos de Segurança Experimental. O novo ESF 2019 reflete a mobilidade do futuro e apresenta uma grande variedade de inovações que estamos atualmente a pesquisar e a desenvolver. E eu já posso dizer: algumas das funções estão muito próximas da produção em série”, revela Ola Källenius, membro do Conselho Executivo da Daimler AG responsável pelo desenvolvimento da Mercedes-Benz.

“A segurança continua a ser o nosso principal valor de marca”, diz o Rodolfo Schöneburg, chefe do Centro de Proteção de Veículos, Durabilidade e Proteção contra Corrosão da Mercedes-Benz. “A grande vantagem de automatizar as funções de direção é que, no futuro, menos acidentes serão causados ​​por erros do condutor. No entanto, veículos automatizados e sem condutor também enfrentam limites físicos, e sem dúvida haverá tráfego misto composto por sistemas automatizados e não automatizados por muitos anos”.

Mais inovação, mais protecção

Uma visão geral dos principais tópicos abrangidos pelo FSE 2019:

Segurança total do condutor
Quando o ESF 2019 está em modo automático, o volante e o pedal são recolhidos para reduzir o risco de ferimentos durante um acidente. A maior flexibilidade interior requer novas ideias para sistemas de retenção (cinto integrado no assento) e airbags com espaços de instalação alternativos (airbag do condutor no painel de instrumentos, barra lateral integrada nos apoios laterais dos encostos dos bancos).

Comunicação cooperativa com o meio ambiente
Para que as pessoas ganhem confiança no veículo automatizado, elas devem imediata e intuitivamente ser capazes de reconhecer o que pretendem fazer. A este respeito, o ESF 2019 leva em consideração os utentes da estrada. Os seus sensores não só mantêm atenção no tráfego, como também comunicam em todas as direções e também podem alertar outros utilizadores da via. O ESF 2019 também está equipado com a revolucionária tecnologia de faróis DIGITAL LIGHT, com feixe de luz praticamente sem encandeamento em qualidade HD e uma resolução de mais de dois milhões de pixéis.

Segurança para crianças
Com o conceito de cadeira para crianças PRE-SAFE ® Child, o cinto de segurança é tensionado preventivamente e os elementos de proteção contra impacto montados lateralmente são esticados antes de uma colisão. Graças ao cinto tensionado, a criança é fixada com mais firmeza e precisão no assento, enquanto a folga do cinto é reduzida. Isso reduz consideravelmente as cargas que atuam na criança. O monitoramento da instalação do assento e os sinais vitais da criança são outras funções integradas ao assento.

Assegurando alterações de tráfego
O ESF 2019 mostra como os teatros de acidentes ou avarias podem ser protegidos com maior segurança com inovações como um pequeno robot que emerge automaticamente da parte traseira do veículo após um incidente e se posiciona na beira da estrada como um triângulo de advertência. Outras ideias são um triângulo de aviso que se desdobra do teto do veículo ao mesmo tempo, e a janela traseira como uma superfície de comunicação.

New PRE-SAFE ®
PRE-SAFE ® Curve e PRE-SAFE ® são luzes laterais com pintura electro-luminescente podem denunciar situações potencialmente perigosas. O PRÉ-SAFE ® Impulse Rear é capaz de estender a proteção de passageiros e de outras pessoas envolvidas num acidente.

Segurança e conforto na secção traseira
Um inovador airbag traseiro utiliza um novo conceito de inflação especial para posicionar o airbag. Tem uma estrutura tubular especial para esse fim. Com alimentadores de correias, iluminação de fivelas de cinto, fivelas de cinto USB e aquecimento de cinto, o ESF 2019 implementa uma série de ideias pelas quais os passageiros nos bancos traseiros podem ser motivados a usar cintos de segurança usando novos métodos.

Segurança ativa
A assistência ativa e a travagem com funções alargadas no ESF 2019 fornecem proteção adicional, especialmente em situações de trânsito potencialmente perigosas com utilizadores de estradas não protegidos. A travagem autónoma é iniciada se o condutor não reagir. O mesmo também se aplica se houver algum ciclista no ponto cego ao virar para a direita.

No seu trabalho de desenvolvimento de segurança, a Mercedes-Benz assume a liderança de acidentes reais para a proteção de todos os utilizadores da estrada. Esta filosofia da “Real Life Safety” não inclui apenas simulações e testes de colisão, requisitos legais e classificações publicadas. Com base no que realmente acontece em acidentes, este método de acção possibilita o desenvolvimento de regulamentos rígidos de segurança interna que, em muitos casos, vão muito além das disposições legais ou dos requisitos de classificação.

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Fonte: Daimler / Mercedes-Benz

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