APRESENTAÇÃO: “QUANTAS VIDAS TEMOS?” REUNIU FAMILIARES E AMIGOS DE JOÃO DA SILVA EM COIMBRA

Viveram-se momentos emocionantes no final de tarde de sexta-feira, 3 de maio, na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, no decorrer da sessão de lançamento do mais recente livro do jornalista João da Silva “Quantas Vidas Temos?”.
Ainda antes do início da sessão a chegada dos amigos, familiares e elementos do corpo clínico que acompanhou João da Silva no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra revelaram que o que se seguiria iria ter uma forte componente emocional. E teve.

Victor Gonçalves, João da Silva, Luís Rodrigues e Luís Escada

Mais do que descrever, em pormenor, o que se passou, importa reter que todos os intervenientes que apresentaram a obra, Vítor Gonçalves (Porto Editora) e os clínicos Luís Rodrigues e Luís Escada (que acompanharam o jornalista durante o processo de transplante renal a que foi sujeito) tiveram um denominador comum na mensagem que quiseram transmitir às cerca de meia centena de presentes: a Vida.

João da Silva, Luís Rodrigues e Luís Escada: os dois médicos traçaram o perfil do autor, enquanto homem e paciente.

Por outro lado traçaram, cada um à sua maneira, várias facetas de vida de João da Silva, quer como escritor, quer como homem e paciente, quer ainda como pessoa que ama a vida e que está grato pela oportunidade que teve de “renascer”. Gratidão que João da Silva tem bem presente no seu dia-a-dia, desde que acorda “às cinco da manhã” como confidenciou, e agradece a bênção que teve e que lhe permite hoje olhar o futuro com optimismo junto da sua companheira e do seu filho.

Victor Gonçalves revelou o agrado que teve em trabalhar com João da Silva neste projeto.

Ficamos todos, quantos estiveram presentes na sessão, mais ricos, mais despertos para as pequenas coisas da vida a que, por vezes não damos atenção; bem como ficamos a conhecer um pouco melhor o escritor/jornalista autor também de “O Sofrimento Pode Esperar” – Diário de três vitórias sobre o cancro (2016), livro que resulta da sua primeira superação de vida e que relata na primeira pessoa o período em que lutou com um cancro, duas recidivas e dois autotransplantes. O primeiro livro, escrito em jeito de diário, «pretende transmitir uma luz de esperança a todos os que passam por uma fase aparentemente tão escura, mostrando que é possível fazer muito mais do que apenas sobreviver quando se luta contra uma doença tão devastadora».

João da Silva agradeceu a todos quantos direta ou indiretamente contribuíram para a realização do seu segundo livro.

Ficamos também a conhecer pequenas histórias que se passaram durante o período em que esteve internado, e de como era um “doente diferente” que fazia perguntas que muitas vezes não tinham nada a ver com a doença, mas sim com o que viria a seguir.

Plateia atenta às palavras do autor

Retemos também que João da Silva além do trabalho semanal na revista “Auto Foco” divide o tempo na realização de palestras motivacionais onde dá a conhecer a sua experiência e pretende contribuir para que outros enfrentem a superação das respetivas doenças ou dos processos clínicos que enfrentam, mostrando-lhes um caminho de esperança.

João da Silva e Valdemar Jorge: uma amizade de longa data.

Do livro “Quantas vidas temos?”, que tem chancela da editora Coolbooks, Grupo Porto Editora, podemos dizer que será o nosso companheiro de cabeceira nas próximas semanas.

“Quantas Vidas Temos?” tem prefácio de Júlia Pinheiro, apresentadora do canal SIC, posfácio do professor Nuno Canas Mendes, cedência de textos de Mestre Francisco Castro e fotografia de Gonçalo Martins.

A próxima sessão de lançamento da obra é dia 13 de maio, às 19h00, na Bertrand Picoas Plaza, com apresentação a cargo de Júlia Pinheiro e do professor Nuno Canas Mendes.

#TablierMagazine
Fotos:
@valdemarjorge / João da Silva (filho)

Related posts