JOÃO DA SILVA APRESENTA “QUANTAS VIDAS TEMOS?” ESTA SEXTA-FEIRA EM COIMBRA E CONVIDA OS LEITORES

João da Silva, jornalista da revista “Auto Foco” apresenta esta sexta-feira às 19h00, na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra o seu segundo livro intitulado “Quantas Vidas Temos?”, com chancela da editora Coolbooks, Grupo Porto Editora.

Segundo o autor, a nova obra – que foi dada à estampa no Dia Mundial do Livro – não é mais do que “um convite à reflexão sobre as nossas vidas. Não é um livro sobre doenças, mas sim sobre vida, o nosso bem mais precioso!”.

E sobre a vida porque João da Silva, que conheço há anos das minhas andanças pelo mundo dos automóveis, é um Homem com “H” grande.

Resiliência, persistência, superação, humildade, coragem, motivação, vontade de viver, são palavras que definem o Homem que há alguns anos luta com todas as forças do seu ser pela VIDA.

Isso mesmo deu-nos a conhecer no seu primeiro livro “O Sofrimento Pode Esperar” – Diário de três vitórias sobre o cancro, um relato na primeira pessoa escrito em jeito de diário e durante o período em que foi submetido a dois autotransplantes. A obra «pretende transmitir uma luz de esperança a todos os que passam por uma fase aparentemente tão escura, mostrando que é possível fazer muito mais do que apenas sobreviver quando se luta contra uma doença tão devastadora», lê-se na sinopse.

Mas, ainda sobre “O Sofrimento Pode Esperar”, João da Silva esclarece o leitor que o relato é “genuíno”. Que nada foi adulterado ou mudado depois do escrito original: “pelo que peço desde já que me perdoem raciocínios menos lógicos, confusões ou devaneios. É que houve ocasiões em que foi muito difícil manter a lucidez, quanto mais escrever de forma coerente ou linguisticamente perfeita”.

O autor acrescenta ainda a propósito do primeiro livro que “optei por manter esta narração crua, digamos assim, por entender ser esta a melhor forma de transmitir as sensações, devaneios, preocupações, enfim, a experiência do que é viver com um cancro e passar por um autotransplante de medula óssea”.

No tempo que medeia as duas obras João da Silva, além do esforço titânico de recuperação participou em dezenas de iniciativas, nomeadamente em escolas, onde deu a conhecer a sua experiência de vida e paralelamente foi retomando o seu dia-a-dia familiar e profissional, que desempenha com zelo e através de uma escrita límpida, nos seus “retratos” escritos sobre os ensaios de automóveis que semanalmente são dados à estampa.

“Quantas Vidas Temos?” tem prefácio de Júlia Pinheiro, apresentadora do canal SIC, posfácio do professor Nuno Canas Mendes, cedência de textos de Mestre Francisco Castro e fotografia de Gonçalo Martins.

A propósito da sessão na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra João da Silva escreve, esta sexta-feira, na Tablier.pt. Fala-nos na primeira pessoa dos seus livros, da vida e convida os leitores a estarem presentes e a partilharem um momento onde se questionará “Quantas Vidas Temos?”

“Quantas Vidas Temos?”
Por João da Silva

Em abril de 2016, publiquei o meu primeiro livro, “O Sofrimento pode esperar” (editora Albatroz, Grupo Porto Editora), um diário que escrevi durante os dois autotransplantes de medula a que fui submetido depois de quase três anos a lidar com os imprevistos de um cancro no testículo diagnosticado tardiamente e do qual resultaram duas recidivas. Trata-se de um livro espontâneo, cru, que versa sobre o meu dia-a-dia com cancro. Publicar o “O Sofrimento pode esperar” foi a concretização de um sonho de criança, não pelo tema em si, naturalmente, mas porque desde os meus 13 anos que sonhava ser escritor. E como ninguém se torna escritor por publicar apenas um livro, entendi dar seguimento ao meu sonho, escrevendo outro…

“Quantas Vidas Temos?” (editora Coolbooks, Grupo Porto Editora) é o nome do livro que agora vos convido a ler. Quando o estava a escrever, fui desvendando a algumas pessoas mais próximas que o estava a fazer. Naturalmente que me perguntavam sobre o que tratava. De início, confesso que tive muita dificuldade em responder, pois na verdade versa inúmeros assuntos. Contudo, à medida que fui avançando na escrita, percebi que podia resumir este livro numa só palavra: vida. Este livro é sobre vida! Sobre as nossas vidas! Sobre inúmeros aspetos das nossas vidas.

Gostaria então de vos convidar a lê-lo e a embarcarem comigo nesta descoberta de quem somos, quem queremos ser e o que fazemos aqui. E, já agora, aguardo as vossas respostas à pergunta com que tudo começa: quantas vidas temos?

A sessão desta sexta-feira está agendada para as 19h00, na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, e o próximo encontro é a 13 de maio, também às 19h00, na Bertrand Picoas Plaza, com apresentação do livro a cargo de Júlia Pinheiro e do professor Nuno Canas Mendes.

#TablierMagazine

Related posts