LEXUS DESIGN AWARD 2019: “ALGORITHMIC LACE” DE LISA MARKS É O PROJETO VENCEDOR

A Lexus Internacional anunciou o vencedor do Grande Prémio do Lexus Design Award 2019. Lisa Marks venceu o prestigiado prémio com o seu trabalho “Algorithmic Lace”. O protótipo espelha o desejo da Lexus em recorrer ao design para a construção de um futuro melhor, em linha com a sua paixão pelo ser humano como o centro da evolução e da inovação.

Lexus Design Award 2019: júri, mentores e finalistas

O seletivo painel de jurados do Lexus Design Award 2019 escolheu o vencedor do Grande Prémio entre 1.548 candidaturas, provenientes de 65 países. O empolgante culminar desta competição deu-se durante este prestigiado evento, que apoia a próxima geração de designers.

Competição pedia soluções inovadoras e transformadoras

Os 6 protótipos finalistas tiveram o apoio e a orientação de criadores de renome internacional. Durante a Semana de Design de Milão, encontram-se em exibição no espaço Lexus. A competição pedia soluções inovadoras e transformadoras, que recorressem à tecnologia para construir um futuro melhor.

Através deste programa, e desde a sua criação em 2013, a Lexus cumpre o seu compromisso em apoiar a próxima geração de designers que partilhem da mesma filosofia que a marca: apostar no potencial do design e da inovação na construção de um futuro melhor. Os protótipos de todos os finalistas deste ano fazem uso criativo da tecnologia para projetar soluções práticas com poder para transformar vidas.

Pela primeira vez parte do painel de jurados, o designer e tecnólogo internacional de referência John Maeda afirma: “Quando pensamos em algoritmos, geralmente pensamos em computadores e na indústria de alta tecnologia. Mas a indústria têxtil foi onde os algoritmos foram utilizados pela primeira vez como um meio de realizar novas escolhas estéticas em tecidos durante o século 19. O projeto de Lisa Marks ‘Algorithmic Lace’ não só vai buscar essa rica história, mas também vai ainda mais longe no tempo para incorporar uma técnica do século 16 para tecer rendas em padrões complexos. A Lisa Marks usa este processo antigo, juntamente com modelagem tridimensional avançada, para criar sutiãs à medida para sobreviventes de cancro da mama que foram submetidas a cirurgia (mastectomia). O resultado é uma combinação de função e beleza que impacta positivamente a estética corporal da sobrevivente, proporcionando também conforto estrutural totalmente personalizado”.

Lisa Marks, vencedora do Lexus Design Award 2019 e Yoshihiro Sawa

A vencedora do Grande Prémio Lisa Marks acrescenta: “A Lexus não precisa de fazer isto. Poderiam ser uma marca de sucesso sem isto. Mas isso mostra seu compromisso com o design e com um mundo melhor”.

Instalação principal

O protótipo vencedor, juntamente com os restantes cinco finalistas do Lexus Design Award 2019, estará em exibição na exposição “Leading with Light”, da Lexus, entre os esta terça-feira, 9 de abril e o próximo sábado, dia 13 de abril, no Superstudio Più, Tortuna, o centro da Semana de Design de Milão.

Lexus Design Award 2019

Experiência imersiva e emocional, a exposição “Leading With Light” foi inspirada na mais recente tecnologia de iluminação da Lexus, e produzida em colaboração com o estúdio de design de novos media, Rhizomatiks.

Lexus Lights Tomorrow

Combinando iluminação divertida e dinâmica, dança humana e robótica avançada, esta exposição altamente coreografada utiliza inúmeros feixes de luz à medida que os robôs interagem com os movimentos de um único intérprete. Terminada a experiência, os visitantes seguem para a área “Lexus Lights Tomorrow”, onde se pretende que descubram como a abordagem Lexus, centrada no ser humano e na tecnologia de ponta em iluminação de veículos pode levar a um futuro melhor e mais brilhante.

Epílogo

Para informação adicional, visite: LexusDesignAward.com.

#TablierMagazine #LexusDesignAward #LexusDesignEvent
Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts