R/C: FRÉDÉRIC SANTOS E PAULO BARTOLO BRILHARAM NA PISTA DAS TRAVESSAS

S. João da Madeira. Pista das Travessas. Frédéric Santos e Paulo Bartolo são os vencedores da primeira prova do Campeonato Nacional de 1/10 TC e F1 (em estreia). A prova teve como anfitrião ACRP – Clube Radiomodelismo do Porto e realizou-se sobre a égide da FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel.

Depois dos treinos de sábado teve lugar, no domingo, 31 de março, a 1.ª prova do Campeonato Nacional de 1/10 e F1. Casa cheia com 27 pilotos a apresentarem-se para a prova da classe 1/10 TC Stock e 9 pilotos para a competição de F1.

Os pilotos aplicaram-se nesta primeira prova com os carros, no domingo, a arrancarem para a pista às 8h00 e com os títulos de Top Qualifier a ficarem «nas mãos do Fred Santos em TC e Paulo Jacinto, em F1», refere nota do ACRP, na sua página do Facebook.

Na fase das finais os «níveis de competição estavam no máximo e fazem as delícias de todos os presentes. Grandes batalhas em todas as finais A, B, C e F1, tudo se decidiu nas últimas séries de finais e os vencedores do dia foram como nas qualificações o Fred e o Jacinto», acrescenta o clube.

Dia grande para o R/C com 36 pilotos a participarem na pista das Travessas na prova de abertura do campeonato que ditou as seguintes classificações:

1/10 TC: Frédéric Santos, 1.º (e também Top Qualifier); Hugo Miguel, 2.º (campeão em título) e João Miguel Martinho, 3.º.

F1: Paulo Jacinto Bartolo, 1.º (e também Top Qualifier), Daniel Lima, 2.º; Franco Vilarinho, 3.º.

Reacções:

Frédéric Santos

Frédéric Santos (comentou na sua página do Facebook): “TQ e 1.º lugar na Primeira prova do nacional 1/10 TC! Foi um grande dia de corridas com 27 pilotos, a correr em casa não podia ter corrido melhor. Parabéns ao Team xray pelo grande ambiente e resultados nesta prova. Obrigado a todos que me ajudaram antes e durante o dia para conseguir esta vitória e a malta que veio de longe para participar nesta prova. PS: a organização da prova a cargo do ACRP como sempre impecável”.

Hugo Miguel

Hugo Miguel destaca: “A prova de abertura do campeonato decorreu com bom ambiente e muita competitividade. Mangas de qualificação e finais com alternância de lugares cimeiros em todo o plantel. Fomos brindados com temperaturas primaveris, mas castigados por pólenes e flocos brancos, libertados pelas árvores, que ‘invadiam’ a pista, tornando o piso escorregadio e inconsistente. A condução foi feita na ‘ponta dos dedos’, qualquer erro seria fatal. Pessoalmente consegui um resultado acima do que esperava, pois neste circuito os pilotos locais são muito fortes. Consegui testar e encontrar novas afinações que melhoraram o desempenho neste circuito. Consequentemente atingi o 2.º lugar, o que me deixa em termos pontuais, bem posicionado”.

João Miguel Martinho recebeu o prémio das mãos de Pedro Pereira

João Miguel Martinho (comentou na sua página do Facebook): “3.º lugar na 1.ª Prova do Campeonato Nacional de 2019 em São João da Madeira! Fim de semana super trabalhoso mas muito produtivo com um ótimo resultado. Estando sem treinar desde o ano anterior e ainda a acabar de montar o carro no sábado e mesmo nesse dia conseguir o melhor tempo do dia. Um bom começo para o novo carro. No dia de corrida as qualificações feitas serviram para assegurar o 5.º lugar da grelha. Para as finais a confiança era maior e consegui assegurar o 3.º lugar da geral. Em suma um começo melhor para a nova época era difícil, sei que tenho uma excelente plataforma para melhorar”.

Paulo Bartolo

Paulo Bártolo afirmou: “Primeira prova da classe de F1 elétrico, com um ambiente de excelente partilha de informação e experiência entre todos os pilotos desta nova classe em Portugal. Excelente andamento de todos os pilotos. Para mim em particular estou muito satisfeito com o resultado. Mas, o que eu gostaria mais de destacar é o prazer de condução que estes modelos transmitem ao piloto. É uma condução diferente, muito baseada em apoio aerodinâmico, o que nos transporta para um pequenino limiar da F1. Assim, como apaixonado pela F1 real e também pelo RC, gostaria de ver uma grande participação pelos modelistas e pelo público em geral. Um grande abraço a todos e, em particular, ao amigo Valdemar, pela sua excelente publicação em prol do modelismo e do desporto automóvel”.

Daniel Lima

Daniel Lima (comentou na sua página do Facebook): “2.º lugar na 1.ª prova do campeonato nacional 1/10 F1. A estreia do F1 foi muito boa, um nível muito competitivo. Obrigado pelo apoio de toda a equipa. Que venha Vila Real, para mim uma nova pista”.

Franco Vilarinho e Pedro Pereira

Franco Vilarinho comentou: “Primeira prova de F1 muito competitiva e com ótimo espírito de ajuda. Embora os pilotos da casa revelassem bastante à-vontade e preparação, tudo é novo e sem referências ou bases de setup. Valeu-me a experiência acumulada ao longo dos anos de RC. Próxima prova será muito desafiante porque ninguém está em casa e a motivação está em alta depois deste resultado. Aproveito para agradecer ao RP modelismo pelo apoio”.

Rui Rodrigues, delegado de Escala e administrador do grupo CN 1/10 Elétricos 2019, no Facebook

Segundo Rui Rodrigues, piloto e Delegado de Escala, sucedendo no cargo ao piloto Jorge Simões, “foi detectado um ‘bug’ na Classificação do TN F1. O mesmo irá ser corrigido o mais rápido possível!”.

A classificação aqui fica com a prometida atualização.

Foto de grupo

Lembramos que a corrida teve como:

Comissários de Prova
Diretor de prova:
Emanuel Marques | Árbitro: Fernando Pequito | Cronometrista responsável: Pedro Pereira | Inspetor Técnico: Tiago Costa

Neste campeonato estão envolvidos pilotos dos clubes:

ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto;
AMVR – Associação de Modelismo de Vila Real;
CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica;
AAC – Secção de Rádiomodelismo da Associação Académica de Coimbra;
ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia;
CRPF – Clube Rádio Modelismo Paços de Ferreira.

Equipa da Secção de Radiomodelismo da AAC: 1.ª prova do Campeonato Nacional de 1/10 elétricos. Resultados finais: Jorge Simões, 7.°; Rúben Francisco, 9.°; João Pires, 12.° e Jorge Marinheiro, 16.º
(Notícia em atualização)

#TablierMagazine
Fonte e Fotos: ACRP / Pedro Pereira / Secção Radiomodelismo AAC

Related posts