PARCERIA DAIMLER E GEELY: OBJETIVO DESENVOLVIMENTO DA SMART

Os grupos automóveis Daimler AG e a Zhejiang Geely Holding Group (Geely Holding) anunciaram esta quinta-feira,28 de março, a formação de uma parceria global (joint venture 50-50) focada em operar e desenvolver a marca smart.
Sob esta joint venture, uma nova geração de modelos elétricos smart será desenvolvida numa fábrica de veículos elétricos construída na China, com vendas a iniciarem em 2022.

Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Mercedes-Benz Cars, referiu: “Para mais de 2,2 milhões de clientes, a smart representa um modelo pioneiro na mobilidade urbana. Com base nesta história de sucesso, esperamos melhorar ainda mais a marca com a Geely Holding, uma parceira forte no segmento de veículos elétricos. Em conjunto, iremos projetar e desenvolver a próxima geração de veículos elétricos que combinam uma produção de elevada qualidade e padrões de segurança notórios na China e no mundo. Estamos ansiosos em trabalhar com todos os parceiros para sustentar o nosso sucesso na China e no mundo. Separadamente, a Mercedes-Benz produzirá um veículo elétrico compacto na fábrica de Hambach, sustentando o emprego com mais investimentos nas instalações”.

Li Shufu, presidente da Geely Holding, afirma: “Respeitamos totalmente o valor da smart, uma marca com um apelo único e um forte valor comercial. A Geely Holding e a Daimler aguardam com expectativa este novo projeto, desafiador e estimulante, através do qual continuaremos a impulsionar a introdução de produtos elétricos premium personalizados, para proporcionar uma melhor experiência de mobilidade aos nossos clientes. Como parceiros, estamos dedicados a promover a marca smart globalmente. Vamos alavancar a nossa experiência e competências globais em gestão de marca, pesquisa e desenvolvimento, produção, entre outras áreas. As sinergias desta cooperação levarão a benefícios mútuos, ao mesmo tempo em que desenvolveremos tecnologias, incluindo conectividade, para continuar a liderar na indústria, uma vez que ela passa por uma transformação mais ampla”.

O Conselho de Administração da nova joint venture será composto por seis executivos com representação igual de ambas as partes. Os representantes da Daimler AG incluirão Hubertus Troska, membro do Conselho Administrativo da Daimler AG, responsável pela China; Britta Seeger, membro do Conselho Administrativo da Daimler AG e responsável pelo Marketing e Vendas da Mercedes-Benz Cars; e Markus Schäfer, membro do Conselho de Supervisão da Mercedes-Benz Cars. Os representantes da Geely incluirão o presidente da Geely Holding, Li Shufu, o presidente e CEO da Geely Auto Group, An Conghui, e o vice-presidente executivo da Geely Holding e CFO, Daniel Donghui Li.

Ambos os parceiros da joint venture concordaram que a nova geração de veículos smart será projetada pela Mercedes-Benz Design, com engenharia dos centros de engenharia da Geely. A produção futura será localizada na China.
Como parte do programa de desenvolvimento de veículos, o portfolio de produtos smart também deverá ser estendido para o segmento B de rápido crescimento.

Lançamento de novos modelos a partir de 2022

Antes do lançamento de novos modelos a partir de 2022, a Daimler continuará a produzir a atual geração de veículos smart na sua fábrica de Hambach, em França (smart EQ fortwo) e em Novo Mesto (Eslovênia, smart EQ forfour).

Paralelamente, a fábrica de Hambach assumirá um novo papel na rede de produção da Mercedes-Benz Cars e produzirá um veículo elétrico compacto Mercedes-Benz assinado pela marca EQ. A Mercedes-Benz está a investir 500 milhões de euros na fábrica de Hambach e usará o conhecimento e experiência dos colaboradores da smart.

A parceria deverá estar concluída até ao final de 2019. Os termos financeiros da joint venture não foram divulgados.

#TablierMagazine
Fonte: Mercedes-Benz / Daimler

Related posts