“CHATBOT” DA KIA PORTUGAL REVOLUCIONA A FORMA DE COMPRAR AUTOMÓVEL

Chama-se Kobi e acompanha os clientes, desde a escolha de automóvel até à marcação de revisões. Com o Kobi a Kia Portugal investe nos canais online e passa a ter disponibilidade de venda 24 horas por dia.

A Kia Portugal acaba estrear um “chatbot” no seu website, um “robot” de conversação que introduz uma nova forma de interação e de venda de automóveis. Chama-se Kobi e passa a “morar” em KIA.PT, onde estará 24 horas por dia, 7 dias por semana, a receber e a atender todos os que queiram conhecer a gama, comprar um automóvel ou, simplesmente marcar uma revisão.

Os “chatbots” (do inglês “chat” – conversa; “bot” – robot) consistem em técnicas de software personalizadas que permitem a interação automatizada com visitantes dos websites, estabelecendo uma conversação dinâmica. Fruto dos avanços nesta área, é crescente a sofisticação e também o número de grandes companhias globais que aderem a estes “robots” de software nas suas plataformas de contacto com o grande público.

“Já não se trata apenas uma questão de imagem, mas sim de uma necessidade estratégica perante aquilo que conhecemos dos nossos públicos: é no mundo digital que eles se movimentam, e é nesse universo que eles depositam as suas expetativas”, comenta Pedro Gonçalves, diretor de Vendas e Marketing da Kia Portugal.

O nome “Kobi” resultou de uma pesquisa da marca por uma identidade que não só visse incluído o caraterístico “K” da Kia, mas que também espelhasse a personalidade robusta, distinta e diferenciadora que caracteriza a marca. Foi baseado nesta designação que todo o discurso e comportamento do Kobi foram construídos.

Como funciona o Kobi

O “chatbot” começa por identificar o visitante de modo a perceber se este já possui uma viatura ou se é um novo comprador. Esta seleção possibilita o alinhamento do seu discurso, consoante o tipo de visitante com quem está a interagir. O bot ajuda o visitante a escolher um carro, ou pode desde logo enviar um catálogo ou sugerir um test drive. Por outro lado, se o visitante já for cliente, o Kobi pode ainda facilitar na marcação de revisão.

Entre vários outros aspetos, existe ainda a possibilidade de entrar em contacto direto com a marca através de um chat ou de um pedido de chamada, que é feito diretamente ao Kobi.

O “chatbot” torna-se assim numa importante e dinâmica ferramenta digital, em constante evolução, que ajudará a impulsionar a estratégia digital da marca. O compromisso da Kia Portugal é o de que todos os consumidores tenham uma resposta imediata a qualquer questão, ou seja, uma experiência online cada vez mais eficiente e útil.

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Fonte: Kia Portugal

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