SALÃO DE GENEBRA: SEAT ANUNCIA OFENSIVA ELÉTRICA

A SEAT dá início à sua ofensiva elétrica no Salão Internacional do Automóvel de Genebra que decorre até domingo, 17 de março. Num dos principais eventos mundiais do setor, a marca espanhola mostra a sua visão de mobilidade elétrica aplicada a veículos tão diferentes como um dois lugares urbano ou um CUV (Cross Utility Vehicle) de elevadas prestações, alternativas complementares para as necessidades atuais de mobilidade.

O construtor automóvel espanhol apresenta em Genebra, em estreia mundial, dois concept cars: o SEAT el-Born, o seu primeiro veículo 100% elétrico baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, e o CUPRA Formentor, um CUV híbrido de elevadas prestações com ADN CUPRA, o primeiro modelo próprio da marca. Também estreia o SEAT Minimó,  um “aliado das cidades com uma visão de futuro que revolucionará a micromobilidade urbana”, sublinha a SEAT. Todos os modelos sublinham o compromisso da empresa com o desenvolvimento de uma mobilidade sustentável.

A SEAT equipou os três concept cars com tecnologia de híper-conectividade. Nestes veículos convergem os mais recentes avanços tecnológicos, como o 5G ou o controlo de voz do sistema de infotainment, entre outros nos quais a empresa tem trabalhado nos últimos anos e que a converteram numa referência desta área ao longo dos últimos anos. A eletrificação, a conectividade e a micromobilidade, juntamente com os valores recordistas de vendas e financeiros, são os três principais ativos que fazem da SEAT uma empresa preparada para o futuro.

Na conferência de imprensa onde revelou estas novidades, Luca de Meo, presidente da SEAT, disse que “depois de três anos consecutivos de crescimento, e com um recorde histórico em 2018, chegamos a Genebra com três poderosas novidades e com a mensagem de que a empesa é hoje mais competitiva do que nunca e que continuará a sê-lo amanhã e depois disso”.

Nos últimos anos, a SEAT tem batido sucessivos recordes financeiros e de vendas, que impulsionaram a sua expansão, colocando-a como um dos fabricantes de automóveis com maior crescimento da Europa. Depois de fechar o ano de 2018 com o valor de vendas mais elevado da sua história (517.600 automóveis, +10,5%), manteve o crescimento a dois dígitos nos primeiros meses de 2019 (88.900, +12,8%).

SEAT el-Born: o primeiro veículo eletrificado da marca espanhola

O concept car el-Born é o primeiro SEAT concebido de raiz como veículo elétrico e chegará ao mercado em 2020. Criado para liderar a ofensiva da mobilidade elétrica da SEAT, marcará um verdadeiro ponto de inflexão para a empresa, quer devido às suas prestações, que correspondem às necessidades de mobilidade atuais, como pelas mudanças planeadas para a estratégia de compras, vendas e de marketing da empresa, entre outros. Como marca com um perfil de cliente 10 anos mais jovem do que a média europeia, a SEAT assumirá um papel fundamental na aproximação da mobilidade elétrica aos condutores mais jovens.

Concept SEAT el-Born

A SEAT será a segunda marca do Grupo Volkswagen a fabricar um modelo sobre a plataforma MEB, de cuja linha de montagem sairá uma nova geração de veículos baseados na tecnologia elétrica e de conexão mais avançada do mercado. O primeiro automóvel 100% elétrico da SEAT foi desenhado e desenvolvido em Barcelona e será construído na fábrica do Grupo em Zwickau, Alemanha.

O modelo el-Born herda o nome de um dos bairros mais emblemáticos de Barcelona, fonte de forte inspiração para os designers e engenheiros da SEAT na hora de criarem um veículo desportivo equipado com a tecnologia elétrica mais avançada.

O modelo, que conta com uma autonomia real de até 420 km medida com base no ciclo de condução WLTP, graças às suas baterias de alta densidade de energia com 62 kWh, está preparado para viajar muito além do perímetro urbano. A bateria é compatível com supercarregadores de corrente contínua de até 100 kW, podendo passar de 0 % a 80 % de carga em apenas 47 minutos.

Concept CUPRA Formentor chega em 2020

Passado um ano de existência como marca independente, a CUPRA desvenda em Genebra o concept Formentor, o primeiro modelo desenvolvido por e para esta empresa. Este CUV reúne todos os elementos do ADN de uma marca como a CUPRA: única, sofisticada e de elevadas prestações.

Concept CUPRA Formentor

O veículo, que chegará ao mercado em 2020, deve o seu nome ao cabo de Formentador, um dos lugares mais belos, abruptos e, portanto, exclusivos da ilha de Maiorca, e cujo nome evoca potência, força e segurança.

O CUPRA Formentor é um modelo emocional e tecnologicamente avançado ideal para marcar a celebração do primeiro aniversário da CUPRA. Representa a entrada num novo segmento, fazendo-o com um inovador motor híbrido de elevadas prestações.

Concept CUPRA Formentor

Depois dos bons resultados do seu primeiro ano no mercado, com 14.400 unidades comercializadas e um crescimento de 40%, a CUPRA consolida a sua própria trajetória. Nos dois primeiros meses de 2019 aumentou as suas vendas em 101,4%, com 3.600 unidades. A CUPRA está a desenvolver uma rede de 280 pontos de venda especializados em todo o mundo, tendo fixado o objetivo de duplicar as vendas num prazo de três a cinco anos.

Minimó o desafio da micromobilidade

Luca de Meo apresentou o SEAT Minimó

Com o Minimó, a SEAT ruma ao futuro da micromobilidade. Revelado recentemente no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, reúne o melhor do automóvel e da moto. Trata-se de um concept car elétrico, muito manobrável e fácil de estacionar, que combina a comodidade e a segurança de um automóvel com a agilidade de um veículo de duas rodas. É mais um passo na estratégia da micromobilidade urbana ao ampliar o ecossistema “easy mobility” que destaca a marca de Barcelona. A empresa quer ouvir as opiniões dos cidadãos e de instituições para continuar a desenvolver o concept.

SEAT Minimó

O nome Minimó traduz o tamanho mínimo e a máxima mobilidade. Foi desenhado a pensar nas necessidades das cidades do futuro, onde circularão diferentes veículos em plataformas próprias de mobilidade, contando por isso com um sistema de troca de baterias que possibilita a recarga do veículo em poucos minutos, renovando a sua autonomia de 100 quilómetros. A configuração do veículo pode ser feita através do smartphone, de acordo com o perfil do utilizador e com uma experiência digital simples, recorrendo à conectividade 5G, ao assistente de voz do Google e ao sistema de chave digital.

SEAT integra projeto Mobile 5G Barcelona

A 5G será uma tecnologia chave para o setor automóvel do futuro. A SEAT faz parte do projeto Mobile 5G Barcelona, que pretende afirmar a cidade catalã como uma das capitais europeias referência em tecnologia 5G. Neste contexto, a SEAT e a Telefónica colocaram em marcha no MWC o teste piloto do ‘5G Connected Car’, a primeira prova realizada em estrada aberta na Europa para demonstrar como o veículo pode comunicar com a infraestrutura e com os restantes veículos, num primeiro passo para uma condução cooperativa e autónoma.

SEAT compromisso com uma mobilidade sustentável

Com esta sua aposta elétrica em Genebra, a SEAT dá o passo definitivo no compromisso com uma mobilidade sustentável. Veículos 100% elétricos, concebidos para deslocações mais eficientes nas cidades, e motorizações híbridas em veículos de elevada potência mostram o caminho para a contribuição da SEAT rumo a uma sociedade descarbonizada, como estabelecem os Acordos de Paris.

Descubra as novas propostas eletrificadas que a SEAT e a CUPRA levaram a Genebra:

#TablierMagazine
Fonte: SEAT

Related posts