E-VOLUÇÃO DA JEEP® REVELA-SE NO SALÃO AUTOMÓVEL DE GENEBRA

A Jeep® continua a surpreender o público no 89.º Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019, uma das mais importantes exposições ligadas ao segmento automóvel, a par do Salão de Paris, Frankfurt e Detroit. O certame abre portas de 7 a 17 de março, para dez dias de deslumbramento dos milhares de visitantes que são esperados.

Depois de estabelecer um novo recorde global de vendas em 2018, a Jeep recebe 2019 como o ano de uma evolução que mantém a fidelidade àqueles valores fundamentais que estão no âmago da marca há quase 80 anos. A Jeep sempre foi pioneira em novos segmentos de mercado e em novas tecnologias: a sua lenda começou em 1941 com o Willys-Overland, o primeiro veículo com tração 4×4, seguido em 1946 pelo Willys Wagon, o primeiro a introduzir o conceito de Sport Utility Vehicle.

FCA no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019

A sua reputação em termos de capacidades em todo o terreno perdura desde então. Conforto, comportamento dinâmico e conectividade têm vindo a aumentar ao longo do tempo, em paralelo com as performances off-road dos SUV Jeep. Hoje, a marca dá mais um importante passo em termos de evolução, relativamente ao ambiente, e de redução do custo total de propriedade, ao apresentar as novas versões híbridas plug-in (PHEV). Uma solução sem compromissos, que integra a incomparável configuração técnica de cada SUV Jeep, alimentará tanto o Jeep Renegade como o Jeep Compass, dando-lhes absoluta liberdade e levando as suas capacidades a um novo nível, através de algumas das mais avançadas tecnologias ecológicas.

Novos PHEV Renegade e Compass

Sob os holofotes do stand da Jeep em Genebra, estas novas versões híbridas plug-in são equipadas com baterias que podem ser carregadas numa tomada externa e, consequentemente, conseguem armazenar mais energia. Esta opção permite a utilização de motores elétricos mais potentes, traduzindo-se numa autonomia, só a eletricidade, de aproximadamente 50 quilómetros e cerca de 130 km/h de velocidade máxima tanto para o Renegade como para o Compass.

As baterias trabalham em sinergia com o novo motor turbo a gasolina 1.3 para aumentar a eficiência e a potência global. Para o Renegade, a potência situa-se entre 190 e 240 cv, proporcionando notáveis performances em estrada: acelera de 0-100 km/h em aproximadamente 7 segundos. São conseguidos os mesmos valores – embora ainda a aguardar homologação – pelo primeiro Compass híbrido plug-in. Também no Compass, a ação simultânea do motor de combustão interna (ICE) e do motor elétrico proporciona até 240 cv de potência máxima.

Além disso, o novo SUV Jeep com tecnologia plug-in é mais divertido de conduzir, graças à melhor aceleração e à mais rápida resposta do motor. São também extremamente silenciosos e respeitadores do ambiente, com emissões de CO2 inferiores a 50 g/km.

Mas, acima de tudo, com a energia elétrica, a gama Jeep melhora ainda mais as suas lendárias capacidades em todo o terreno, graças ao maior valor de binário oferecido pelo motor elétrico e à capacidade de o ajustar com extrema precisão durante o arranque e na condução em terrenos particularmente difíceis, onde é necessária uma relação de transmissão muito baixa.

Graças à nova tecnologia de tração integral elétrica (eAWD), a tração não é transmitida ao eixo traseiro através de um veio, mas sim através de um motor elétrico específico. Isto permite separar os dois eixos e controlar o binário de forma independente de um modo mais eficaz do que um sistema mecânico.

Painel de instrumentos específico

Os PHEV Renegade e Compass dispõem de painel de instrumentos específico e de ecrã de informação e entretenimento actualizado, de modo a apoiar o condutor com informação relativa à condução diária em modo híbrido.

Permanecendo fiel à lógica de superar todos os limites, a Jeep continua a evoluir, a desenvolver e a levar os seus SUV até ao próximo nível, seguindo os seus valores fundamentais de liberdade, autenticidade e paixão. Hoje, a marca abraça um novo desafio e estabelece novos padrões. Atrás do volante do Jeep Renegade e do Jeep Compass com tecnologia PHEV, o prazer de condução torna-se eficiente e, pela primeira vez, será possível enfrentar os mais extremos trilhos de todo o terreno não só com a maior segurança, mas também ouvindo os sons da natureza.

#TablierMagazine
Fonte:
FCA – Fiat Chrysller Automobiles

Related posts