CONCEPT CENTOVENTI: A RESPOSTA DA FIAT À MOBILIDADE ELÉTRICA

Esta terça-feira divulgamos na secção “Escolha do Editor | Vídeo” o novo concept da Fiat, o Centoventi, que é a visão da marca italiana para a democratização da mobilidade elétrica. Esta quinta-feira, voltamos a este tema precisamente pelo poder de inovação que encerra e, pelo modelo de negócio que se projeta no futuro da Fiat. Se não viu o vídeo pode vê-lo aqui, antes de prosseguir a leitura.

O 89.º Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019, que abre portas ao público de 7 a 17 de março, foi o local escolhido para a estreia do Fiat Concept Centoventi, o protótipo que expressa de modo perfeito a ideia italiana de mobilidade em massa movida a energia elétrica no futuro próximo. É a expressão de uma visão arrojada e democrática do futuro, baseada em 120 anos de história e de experiência no setor – daí o nome do protótipo “Cento e Vinte” – que, mantendo a tradição, tem como objetivo romper com o passado e ir mais longe.
Tal como nos anos Cinquenta, por exemplo, quando o Fiat 500 deu origem a uma revolução industrial e cultural, superando categorias tradicionais em termos de estética, design e engenharia para se tornar uma obra-prima, contrariando tudo o que até então tinha sido feito na história da indústria automóvel: o primeiro exemplo real de mobilidade acessível ao mercado de massas.

Fiat quer fazer nova revolução no mundo automóvel

Mas conseguimos imaginar algo igualmente revolucionário no futuro das nossas modernas cidades? A resposta a esta questão é o Fiat Concept Centoventi, a solução de mobilidade elétrica mais acessível no mercado e uma das poucas a fornecer uma gama realmente válida para longas viagens fora de cidade.

Para o conceber e desenvolver, a marca focou a sua atenção sobre os aspetos mais populares, acessíveis e engenhosos, explorando a veia que produziu viaturas com interiores incrivelmente modulares e notável personalidade estilística.

Adequadamente, o Fiat Concept Centoventi projeta a marca no futuro com a sua inimitável capacidade de “democratizar” tudo o que é poder de atração e definição de tendências: “O ABC das viaturas. Acessível, Mas Atraente”.

Como nasceu o Fiat Concept Centoventi

O Fiat Concept Centoventi é, basicamente, uma “tela em branco” pronta para ser pintada de modo a satisfazer os gostos e as exigências do cliente, em qualquer altura da sua vida ou do seu dia, sem restrições de personalização ligadas a alturas específicas de compra.

De facto, será produzido apenas numa cor de carroçaria, podendo os clientes personalizá-lo utilizando o programa “4U”, com escolha entre 4 tetos, 4 para-choques, 4 tampões de rodas e 4 caracterizações externas. Portanto, tal como os modernos dispositivos, esta viatura pode ser atualizada com a maior liberdade e imaginação em termos de cores, configuração de interiores, configuração do teto, sistema de informação e entretenimento e até mesmo autonomia da bateria.

E este é um dos pontos mais fortes do protótipo: os proprietários não têm de esperar por edições novas ou renovações, pois podem “mudar” a sua viatura conforme entenderem. Torna-se ainda mais revolucionário graças à presença, na altura do lançamento, de 120 acessórios adicionais que irá criar um modelo de negócio genuinamente novo, bem como uma comunidade de fãs do Fiat Centoventi.

Por outras palavras, o Fiat Concept Centoventi é a resposta a uma mudança real no design e no negócio, que personifica o espírito funcional da marca. Simultaneamente, presta homenagem aos seus 120 anos de história com uma abordagem moderna em determinados elementos de estilo tradicionais que marcaram o Panda dos anos de 1980.

O Fiat Concept Centoventi é inspirado no design italiano e personifica o conceito da Fiat “menos é mais”, que significa livrar-se de tudo o que não é necessário e complexo numa viatura, para oferecer mais espaço às pessoas (More You), mais atenção ao ambiente e à comunidade (More Care) e ao ADN da marca em termos de valores e estilo (More Fiat).

Ao jogar estas três cartas, o Fiat Concept Centoventi revoluciona a ideia da mobilidade elétrica, dentro e fora da cidade, superando com sucesso os cada vez mais difíceis desafios – em termos de trânsito, normas e custos de propriedade –, ao mesmo tempo que aproveita ao máximo as novas oportunidades oferecidas pela alimentação elétrica.

Um modelo de negócio inovador

Portanto, o Fiat Concept Centoventi pode ser construído à medida dos desejos do cliente, inaugurando um novo modelo de negócio que envolve a Mopar – a divisão do grupo FCA especializada em acessórios, peças e serviços que permite uma inovadora personalização do produto –, a rede de vendas e, cada vez mais, clientes digitais.

Foto LaPresse/Marco Alpozzi 05/03/2019 Ginevra (Svizzera) Economia Salone dell’automobile di Ginevra 2019 – stand FIAT Nella foto: Photo LaPresse/Marco Alpozzi March 05 2019 Geneve (Swiss) Economy Genevra International Motor Show – stand FIAT In the pic:

Exceto em relação a seis elementos (para-choques, teto em policarbonato, pintura da carroçaria, painel de instrumentos do Lingotto, baterias e porta traseira digital) que só podem ser instalados no concessionário, os outros 114 acessórios especialmente desenhados pela Mopar – incluindo o sistema áudio, o tablier e os compartimentos de arrumação, os assentos dos bancos, etc. – podem também ser comprados online e montados pelo cliente na sua própria casa. Além disso, alguns acessórios de estrutura simples, como o porta-copos ou o porta-documentos, por exemplo, podem ser impressos numa impressora 3D, em casa do cliente, no concessionário ou numa loja especializada em impressão.

Portanto, é um novo negócio para os acessórios de automóveis, permitindo a revenda ou comercialização na Web, alimentando uma autêntica comunidade real de fãs da marca ou conhecedores do design italiano da Fiat, tal como com os artigos de colecionadores. Este novo modelo de negócio centra-se no e-Commerce, o mercado virtual que não conhece fronteiras.

Habitáculo: configuração modular, sob o princípio “plug and play”

Modular, espaçoso e bem iluminado são as palavras que melhor descrevem o habitáculo do Fiat Concept Centoventi, totalmente reconfigurável e capaz de acomodar até quatro pessoas. Basta entrar a bordo para perceber que foi desenhado em torno das pessoas e do modo como se relacionam com o mundo.

Em sintonia com a filosofia da viatura, diversas partes do interior foram criadas segundo o conceito “plug and play”. O tablier dispõe de diversas aberturas onde podem ser encaixados vários componentes adicionais de vários formatos e com diversas funções, graças ao sistema de montagem interligado patenteado, tal como os famosos blocos da Lego.

Encontramos a mesma abordagem nos painéis das portas, totalmente personalizáveis e inspirados nas portas dos frigoríficos: com superfícies lisas e design minimalista, podem ser equipados com bolsas de arrumação, suportes para garrafas e altifalantes como e quando forem solicitados.

Também os bancos são inovadores, com estrutura nua nas costas feita de materiais ecológicos, enquanto os assentos e os apoios de cabeça podem ser facilmente substituídos para mudar as cores e os materiais. O banco do passageiro dianteiro pode até ser substituído por um compartimento de arrumação ou uma cadeira de criança, se necessário. O banco traseiro é constituído por um assento retrátil e costas que rodam para formar uma “bagageira” com extraordinária capacidade de carga.

Novo sistema de orifícios patenteado para tablier e novo painel de instrumentos “Lingotto” 20”

Em frente ao condutor encontra-se o inovador tablier de uma só peça, que presta homenagem à famosa e histórica “bolsa” do Panda com um incrível sistema de orifícios patenteado pela Fiat para fixação personalizada e segura de uma variedade de acessórios – desde um suporte para copos a uma caixa de garrafas, um porta-luvas ou qualquer outro must que possa precisar – tudo para lhe proporcionar um ambiente mais acolhedor.

Tão revolucionário como o tablier, o painel de instrumentos disponibiliza duas soluções: a primeira, perfeita para a geração do Milénio, faz do smartphone o coração do sistema, em combinação com o ecrã principal de 10”, enquanto a segunda, uma opção mais tradicional, exibe um segundo ecrã integrado de 2”.

Na primeira opção, e sem custos extra, os condutores podem pendurar o seu smartphone ou tablet no tablier para navegar, ouvir música, receber e enviar mensagens, etc.

Quem procurar uma opção mais tradicional pode, por outro lado, optar pelo painel de instrumentos “Lingotto”, um sofisticado dispositivo Full Digital de 2”, envolto por um suporte cujo design evoca a histórica fábrica da Fiat em Turim.

O dispositivo “Lingotto” integra as funções de assistência ao condutor IHM e segurança, tais como indicador de direção, Blind Sport Alert , sistema de travagem e estado de carga da bateria. Não esquecendo ainda que a parte do painel de instrumentos “Lingotto” voltada para o pára-brisas dispõe de um dispositivo adicional perfeito para exibir as mensagens a quem partilha o automóvel.

Gama elétrica modulável até 500 km

A liberdade de personalização é também clara na fonte de energia que conduz o Fiat Concept Centoventi. Consiste num conjunto de baterias modulares que oferecem uma grande flexibilidade de utilização. Como padrão, o veículo vem de fábrica com uma bateria para 100 km.

Mas, se for necessário maior capacidade, poderão ser adquiridas ou alugadas até três baterias adicionais, oferecendo um aumento de 100 km cada. As baterias extra são instaladas por debaixo do piso do veículo, pela rede de serviço pós-venda. Um trilho deslizante que suporta e conecta as baterias torna a respetiva instalação ou remoção mais fácil e rápida.

Também pode ser disponibilizada uma bateria adicional, que pode ser montada por debaixo do assento; esta pode ser desconectada e carregada diretamente pelo utilizador em casa ou na garagem, tal como a bateria de uma moderna bicicleta elétrica. A total capacidade que pode ser alcançada é de 500 km.

O veículo possui um design impressionante, com o centro de rolamento situado exatamente a meio entre os dois semi-eixos, e o posicionamento das baterias por debaixo do centro de gravidade do mesmo, o que significa que a distribuição do peso e a condução não são alteradas independentemente do número de baterias instaladas.

O sistema de travagem está dimensionado de forma a garantir a máxima desaceleração mesmo quando o veículo se encontra totalmente carregado.

Por fim, a tomada de carga múltipla está localizada na parte inferior do para-brisas. Trata-se, mais especificamente, de um carreto alojado sob a guarnição, que elimina a necessidade de existência de uma cavidade para inserir cabos na mala e que, devido à sua posição central, fica equidistante dos pontos de carregamento de cada lado, ou pode funcionar como um distribuidor para vários veículos em caso de partilha energética. A tomada acende no escuro e pode ser utilizada como uma lanterna elétrica e dispositivo de remoção de gelo do para-brisas.

Perfeito para trabalhar e partilhar

Perfeito para uso individual, o Fiat Concept Centoventi nasceu também para se tornar a futura estrela das frotas comerciais, assim como de partilha com outros utilizadores. Sem surpresas, uma vez que se distingue em todos os aspetos da mobilidade urbana. É o BEV mais acessível do mercado, parcialmente graças ao seu conjunto modular de baterias, assim como por ser mais fácil de limpar, reparar e manter, com risco inferior de danos e menores custos de propriedade.

Principais características técnicas Fiat Concept Centoventi
Comprimento: 3680 mm
Altura: 1527 mm
Largura: 1740 mm (com espelhos laterais 1846 mm)
Distância entre os eixos: 2430 mm
Consola dianteira: 658 mm
Consola traseira: 592 mm

#TablierMagazine
Fonte:
FCA – Fiat Chrysller Automobiles

Related posts