NOVO PROTÓTIPO ALFA ROMEO TONALE: ELETRIFICAÇÃO, BELEZA E DINAMISMO DE MÃOS DADAS

A Alfa Romeo entra no mundo dos automóveis elétricos na 89.ª Edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019 (7 a 17 de março) revelando o novo protótipo do SUV de dimensões médias Alfa Romeo Tonale. Trata-se do primeiro híbrido plug-in e o primeiro SUV de dimensões médias da marca italiana. Vem reescrever as regras do segmento que atualmente regista mais rápido crescimento, recorrendo à típica linguagem da marca, feita de exclusivo estilo italiano e de incomparável prazer de condução.

Inspirado na beleza e nos valores de design da Alfa Romeo

O design do Tonale é uma expressão que olha para o futuro com afeto. As dimensões compactas personificam o design italiano e o inconfundível estilo moderno e original típico da Alfa Romeo, atingindo a perfeita harmonia entre valioso património e antecipação de novos preceitos.

A marca leva muito a sério a essência da arte e da cultura italianas, através da intemporal experiência artesanal da escultura manual. O Tonale inspira-se na beleza e nas nuances associadas às formas humanas e ao movimento orgânico da luz resultantes de linhas e volumes puros. O seu estilo recorda de forma tangível diversos elementos de design consagrados, sinónimo da rica história, com uma execução que representa uma abordagem moderna à nova anatomia Alfa Romeo. Um elemento que faz eco da tradição do ADN Alfa Romeo são as jantes com representação de um disco de marcação telefónica. O design das jantes de 21″ do Tonale mostra isso mesmo através de uma construção arquitetónica ligeira, criando uma execução honesta e impactante do tema circular. A linhagem das jantes em forma de disco de telefone remonta aos anos de 1960, utilizada orgulhosamente pelo icónico 33 Stradale. O inconfundível design das jantes é também celebrado harmoniosamente com um exclusivo esquema de pneus Pirelli.

Os arrojados e elegantes volumes da lateral da carroçaria fazem referência a um passado aparentemente distante, lembrando as sensuais qualidades que encontramos nas formas puras do Duetto e do Disco Volante Spider, enquanto a “Linea GT” do Tonale interpreta a tensão e a confiança da vigorosa postura do tão apreciado GT Junior. A frente ostenta a assinatura “Trilobo” e a inconfundível grelha “Scudetto” que serve como ponto central de força, orientando a velocidade e a fluidez que se move ao longo do Tonale. Ao lado do icónico “Scudetto” e completando a frente monográfica, estão as luzes dianteiras “3 mais 3” que evocam o orgulhoso olhar espelhado do SZ e do Brera.

A traseira é elegantemente definida por um envolvente volume envidraçado, complementado no topo por um spoiler suspenso que realça a continuidade entre o tejadilho transparente e o óculo traseiro. Como em qualquer Alfa Romeo, o design revela o toque humano, com luzes traseiras a representarem a reminiscência de uma assinatura artística e não um elemento de iluminação ótica… Uma espécie de rubrica luminosa nascida diretamente da mão do artista.
Inspirado na incontornável história da Alfa Romeo na competição, o design do habitáculo invoca a paixão que lhe é associada, oferecendo uma condução enérgica através de formas dinâmicas e de pura escultura.

O interior é orientado para o condutor, mas não de forma egoísta, pois a configuração foi desenhada para proporcionar conforto a quatro passageiros. As linhas gestuais desenhadas à mão estendem-se através do interior para criar uma tensão muscular, como se o que o rodeia estivesse pronto para se alongar. O significado emocional do interior é também criado pelo contraste de materiais ricos, como a fria solidez do alumínio combinada com o suave e acolhedor calor do revestimento em pele e Alcântara. Sobressaem ainda os painéis translúcidos iluminados, como o túnel central, que oferece a localização perfeita para o elemento essencial da Alfa Romeo, o seletor de modo DNA. O habitáculo do Tonale oferece uma experiência inclusiva, com pormenores tipicamente marcados pela exclusividade. O ambiente é imersivo e acolhedor, com aqueles atributos dinâmicos apreciados por quem adora conduzir.

Condução desportiva

O protótipo Tonale é equipado com tecnologia de elevados padrões para assegurar ao utilizador uma experiência conectada, confortável e dinâmica, mas mantendo o prazer de uma condução desportiva de primeira linha.

A atenção do condutor estará concentrada na estrada, com foco periférico sobre o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3” e sobre o ecrã tátil central de 10,25”. O novo sistema de informação e entretenimento apresenta uma perfeita e fluida interface multitarefa que permite ao condutor dispor dos mais recentes elementos e funcionalidades prontamente na ponta dos dedos. O Tonale permite que o condutor esteja completamente conectado com as comunidades Alfa Romeo Lifestyle e Social, realizadas e apresentadas através dos novos conteúdos de informação e entretenimento “Alfista” e “Paddock”.

#TablierMagazine
Fonte:
FCA – Fiat Chrysller Automobiles

Related posts