HONDA COMPROMETE-SE COM A ELETRIFICAÇÃO TOTAL DA SUA GAMA ATÉ 2025

A Honda anunciou esta terça-feira, em Genebra, a ambição de eletrificar o total das suas vendas de automóveis na Europa até 2025. Paralelamente, a marca que tem como best-seller de vendas o Civic, apresentou o Honda E Prototype que assinala o próximo passo no lançamento da tecnologia de eletrificação. No encontro com a comunicação social anunciou ainda “o desenvolvimento de um negócio de gestão energética para a Europa” e divulgou as “parcerias com a empresa de agregação de recursos Moixa e o especialista em recarga de baterias Ubitricity como parte deste novo empreendimento”.

A Honda subiu ao palco, esta terça-feira, no Salão de Genebra para anunciar mais um impulso na ambição de eletrificação da sua gama. A empresa anunciou a intenção de aplicar motorizações elétricas à totalidade das suas vendas de automóveis na Europa até 2025. Este desígnio vem no seguimento do objetivo da marca para 2017 de ter dois terços das suas vendas eletrificados até 2025 e coloca essa ambição bem no centro da vanguarda da eletrificação global da Honda anunciada como parte da sua visão estratégica para 2030.

Honda E Prototype

Na conferência de imprensa desta terça-feira, 5 de março, Tom Gardner, vice-presidente sénior da Honda Motor Europe, disse:

“… desde que assumimos aquele primeiro compromisso em março de 2017, a mudança para a eletrificação aumentou consideravelmente o seu ritmo. Os desafios ambientais continuam a impulsionar a procura por uma mobilidade mais limpa. A tecnologia avança implacavelmente e as pessoas começam a mudar a sua visão do que pode ser um automóvel”.

Honda E Prototype revelado

Honda E Prototype

Uma outra prova da ambição de eletrificação da Honda assume a forma do protótipo Honda E. Revelado pela primeira vez no Salão de Genebra, este veículo deixa antever como será o primeiro veículo elétrico a baterias de produção da Honda para o mercado europeu.

Posicionado como veículo utilitário para ambiente urbano, este veículo oferece uma autonomia muito competitiva superior a 200 km e uma funcionalidade de “carga rápida” que carrega as baterias a 80% da autonomia em apenas 30 minutos. O veículo possui a dinâmica de condução caraterística da Honda numa configuração desportiva de tração às rodas traseiras. A versão de produção do protótipo Honda E será apresentada ainda este ano.

Honda E Prototype

Os clientes já podem registar-se e receber atualizações no website da Honda, podendo também reservar o veículo nos mercados europeus selecionados a partir do início do verão.

Honda: Maior implantação da tecnologia full hybrid

Honda CR-V Hybrid

No início de 2019, a Honda lançou com sucesso o novíssimo CR-V Hybrid, equipado com tecnologia híbrida completa (full hybrid) i-MMD de motores elétricos. A Honda espera que a tecnologia híbrida completa venha a ter um papel fundamental no cumprimento dos seus objetivos de 100% de eletrificação da sua gama até 2025.

Desenvolvimento de negócios de gestão de energia para a Europa

A Honda aproveitou a oportunidade desta conferência de imprensa na 89.ª Edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019 para partilhar os primeiros pormenores do seu negócio de soluções de gestão energética para o velho continente. Este anúncio vem no seguimento do conceito de carregamento bidirecional Power Manager apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2017.

A marca nipónica pretende construir um portefólio de produtos e serviços de gestão de energia que possa oferecer uma solução abrangente para os clientes de veículos elétricos e operadores de serviços na Europa.

Tom Gardner disse também: “Este é um passo significativo para a Honda, a nossa intenção é oferecer uma inovação líder no setor, lançando serviços de energia… para criar valor acrescentado para os operadores de sistemas de energia e para os clientes dos veículos elétricos”.

A Honda tem trabalhado com a EV-TEC para continuar a desenvolver a sua tecnologia bidirecional Honda Power Manager (compatível com veículos elétricos a bateria, tal com o protótipo Honda E) e planeia oferecer uma versão comercial nos próximos anos.

Revelado também um acordo de parceria com duas empresas externas

  • A Moixa, uma empresa especializada em tecnologias de “agregação de recursos”, que permite aos clientes tirarem partido da partilha de controlo e capacidade das baterias dos seus veículos elétricos;
  • A Ubitricity, um fornecedor líder de soluções de carga, incluindo uma abordagem inovadora para o carregamento na rua de veículos elétricos para as áreas urbanas.

O próximo passo será a realização de estudos de viabilidade destas tecnologias em Londres, Reino Unido e Offenbach, na Alemanha. Espera-se que sejam anunciados mais desenvolvimentos no final deste ano.

#TablierMagazine
Fonte: Honda

Related posts