KIA ESTUDA NOVAS TENDÊNCIAS DA E-MOBILIDADE

A Kia associou-se à empresa de consultoria automóvel World Shopper para realizar uma pesquisa a nível internacional. No trabalho de campo que está a ser efetuado está a ser utilizado um Kia e-Niro 100% elétrico. Este é usado na deslocação por países de referência na eletromobilidade.

A Kia Motors Europe acaba de iniciar uma “Missão Elétrica” nos mercados que atualmente se encontram mais maduros na e-mobilidade, no norte da Europa, em parceria com a empresa de consultoria World Shopper. Identificar as melhores práticas e auscultar os consumidores constituem dois dos objetivos deste estudo internacional, cujos resultados serão apresentados no próximo Salão de Genebra.

Uma equipa de analistas da World Shopper, especializados no setor automóvel, arrancou na passada quarta-feira da sede europeia da Kia, em Frankfurt, ao volante de um e-Niro, crossover 100% elétrico, para uma missão que os levará, ao longo de dez dias, às cidades do norte da Europa que estão a moldar o futuro da mobilidade elétrica. Durante toda a viagem, o e-Niro vai percorrer mais de 4.000 quilómetros pela Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia e Noruega.

Equipa da World Shopper vai contatar com autoridades e empresas locais

Os consultores vão reunir com agentes-chave da eletrificação em cada país, realizando entrevistas com as autoridades e empresas locais, para perceber quais as ideias mais inovadoras que estão a ser aplicadas na mobilidade elétrica na Europa. A equipa vai igualmente reunir-se com consumidores, percebendo as suas atitudes para com veículos plug-in e auscultando as suas impressões sobre a infraestrutura de carregamento disponível, e que medidas podem ser tomadas para permitir que os carros elétricos e híbridos se tornem o “novo normal”.

Conclusões serão divulgadas nas redes sociais da Kia e darão origem a um relatório

As conclusões qualitativas da “Missão Elétrica” serão partilhadas nas redes sociais da Kia e publicadas num relatório conjunto da Kia e da World Shopper a divulgar no próximo Salão de Genebra, agendado para Março. Para os leitores, este trabalho dará acesso, em formato acessível e divertido, a um conjunto de conhecimentos sobre as novas formas de mobilidade; já para a Kia, a base de informação recolhida irá permitir uma aproximação ao mercado, com carros elétricos e serviços bem ajustados às necessidades dos consumidores em toda a Europa.

Artur Martins e Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira, o português que fundou a World Shopper, afirma: “À medida que o ecossistema de suporte a viaturas plug-in se expande, são cada vez mais os proprietários que consideram as motorizações alternativas. No entanto, há ainda uma série de perceções que constituem obstáculos à adesão massiva aos carros eletrificados. Esta ‘Missão Elétrica’ vai permitir-nos aprender como certos países e regiões estão a lidar com esses obstáculos e descobrir o que pode ser feito para sensibilizar de forma eficaz para os benefícios destes automóveis. O Kia e-Niro será o companheiro perfeito para a nossa viagem, uma vez que, pelas suas caraterísticas, já faz muito para dissipar mitos e as apreensões de muitos condutores relativamente aos veículos elétricos”.

Artur Martins, vice-presidente de marketing e produto da Kia Motors Europe, comenta: “Mais do que qualquer outro carro elétrico lançado até hoje, o Kia e-Niro ajuda a remover certas perceções dos condutores relativamente à mobilidade elétrica. Combinando a autonomia de longa distância e as emissões zero com um design elegante e prático de crossover, queremos que as pessoas parem de se questionar sobre os carros elétricos e, em vez disso, que comecem a conduzi-los. A parceria da Kia com a World Shopper vai ajudar-nos a ampliar nossos esforços para incentivar os condutores a ‘aderirem à eletricidade’, já que vamos usar a pesquisa para adaptar os nossos produtos e serviços às novas necessidades dos consumidores. Esperamos que as conclusões da “Missão Elétrica” proporcionem aos governos regionais e às empresas informações valiosas sobre como podem incentivar a adoção generalizada de veículos eletrificados ”.

Kia e-Niro: emissões zero com autonomia até 455 km

O primeiro crossover totalmente elétrico da Kia, o e-Niro oferece uma autonomia de até 455 quilómetros com uma carga única – e de até 615 quilómetros na cidade. Lançado, numa primeira fase, em mercados europeus selecionados, o novo e-Niro oferece maior autonomia do que muitos carros a gasolina e do que a maioria dos veículos elétricos convencionais, incluindo alguns significativamente mais caros. A sua combinação exclusiva de estilo e praticidade é acompanhada pela garantia de 7 anos e 150 mil quilómetros da Kia, que também cobre as baterias e o motor elétrico.

O e-Niro está disponível com baterias de polímeros de iões de lítio de longo alcance e alta capacidade, de 64 kWh, ou, em alternativa, com um conjunto de 39,2 kWh, que oferece até 289 km de autonomia. Conectada a um carregador rápido de 100 kW, a bateria de 64 kWh demora apenas 42 minutos a ir dos 20% aos 80% de carga.

O novo e-Niro junta-se às variantes Hybrid e Plug-in Hybrid – das quais mais de 250 000 unidades já foram vendidas globalmente desde a sua introdução, em 2016. Até à data, a Europa contabilizou mais de 90 000 vendas do crossover híbrido.
Em Portugal, o novo e-Niro poderá iniciar a sua comercialização no primeiro trimestre de 2020.

Acompanhe o projeto “Missão Elétrica” que a Kia está a realizar em parceria com a World Shopper, através da página de Facebook desta empresa.

#TablierMagazine
Fonte: Kia Portugal

Related posts