BRIDGESTONE EUROPE ADQUIRE TOMTOM TELEMATICS

Acordo. A Bridgestone Europe NV/SA (“Bridgestone”), subsidiária do Grupo Bridgestone na região EMEA, chegou a acordo com a empresa TomTom para adquirir, por 910 milhões de euros em efetivo, a área de telemática do seu negócio. Esta transação irá unir a empresa líder mundial em pneus e borracha com o fornecedor número um na Europa em soluções digitais para frotas, criando uma plataforma de dados líder na conetividade de veículos.

A TomTom Telematics ajudará a Bridgestone a alcançar mais rapidamente o seu objetivo de ser líder também em soluções de mobilidade na região, e a combinação das duas empresas permitirá à Bridgestone realizar vendas cruzadas de pneus e soluções a uma base de clientes mais ampla. Além disso, tendo acesso a estes dados, conseguirá melhorar ainda mais o desenvolvimento e teste virtual de pneus, bem como a inovação dos pneus conectados, que beneficiará todos os clientes, incluindo os fabricantes de equipamentos originais.

Lançamento de uma linha de soluções e aplicações digitais

As novas megatendências sociais, económicas e tecnológicas impulsionam o ritmo da mudança na indústria automóvel, e o futuro dos veículos está na conectividade, autonomia, partilha e eletricidade. Neste contexto, as soluções de mobilidade digital e as soluções para frotas são uma prioridade estratégica para a Bridgestone. A importância das frotas para o transporte de pessoas e de mercadorias continua a crescer, e o aumento da procura da indústria do transporte significa que, mais do que nunca, os proprietários e os gestores de frotas necessitam de maximizar a produtividade e minimizar o custo total de propriedade.

A Bridgestone trabalhou muito para fortalecer as suas capacidades digitais na região EMEA, e esta aquisição foi um passo em frente nesta estratégia. A empresa desenvolveu funcionalidades para a recompilação de dados através de sensores, plataformas de dados e análise de dados. No final, estes investimentos resultaram no lançamento de uma linha de soluções e aplicações digitais, como a Tirematics, a Mobox, a FleetPulse e a Bridgestone Connect.

A TomTom Telematics, na vanguarda de uma indústria cuja taxa de crescimento é de dois dígitos, irá adaptar-se estrategicamente à Bridgestone com uma grande base instalada de utilizadores e ainda em expansão, formada por 860.000 veículos, dos quais mais de dois terços são de uso comercial. Conta com um sistema de comercialização flexível e uma oferta digital premium que inclui a WebFleet e a NextFleet. As suas sólidas tecnologias, baseadas na análise de dados, fundamentam-se numa plataforma aberta, ampliável, segura e baseada numa cloud. Em média, gere mais de 800 milhões de posições de GPS, 3,3 milhões de deslocações e 200 milhões de dados recebidos por dia.

A sua plataforma permite aos clientes, sejam frotas comerciais, empresas de leasing ou frotas corporativas, fazer com que os seus trabalhos sejam mais eficientes. Além disso, possibilita também associações, por exemplo, a fabricantes de equipamento original, melhorando a experiência do condutor. A equipa da TomTom Tleematics tem conseguido, ano após ano, aumentar a sua base de clientes e manter o negócio. Por outro lado, a empresa encontra-se muito bem posicionada para uma futura expansão em soluções para frotas e desenvolvimento de novos modelos de negócio que se baseiem em funcionalidades de software.

Paolo Ferrari, CEO e presidente da Bridgestone EMEA e vice-presidente executivo do Grupo Bridgestone, comenta: “Na TomTom Telematics encontrámos a combinação perfeita. Temos ativos e capacidades que se complementam, criando um gigante de soluções para frotas, e tornando mais forte ainda a área de tecnologia digital da Bridgestone. Além disto,a união das nossas ofertas irá trazer grandes benefícios, o que nos permitirá, entre muitas outras coisas, vender pneus e outras soluções aos nossos clientes. Na região EMEA, encontramo-nos agora bem posicionados para acelerar o nosso negócio data-driven, ampliar a nossa base de clientes de frota e aproveitar oportunidades de rápido crescimento e rentabilidade no setor da mobilidade automóvel.”

“Reconhecemos e respeitamos o talento e capacidades da TomTom Telematics e dos seus 670 colaboradores. Temos a intenção de promover e ajudar a crescer o seu negócio e apoiar os seus planos atuais. Queremos que a TomTom Telematics continue a trabalhar para os seus clientes com o êxito com que o tem estado a fazer durante os últimos anos e que aproveite a sua posição de liderança num mercado que se encontra em rápido crescimento”.

Harold Goddijn, CEO da TomTom comentou: “Depois de uma exaustiva revisão de todas as opções estratégicas com que contávamos, verificámos que a venda da TomTom Telematics à Bridgestone é o melhor para a TomTom Telematics e para o nosso negócio de tecnologia de localização. Vamos continuar a investir no nosso revolucionário sistema de criação de mapas, possibilitando atualizações mais rápidas destes mapas, e reduzindo os custos operativos para facilitar o caminho para a condução autónoma”.

Thomas Schmidt, director geral TomTom Telematics, acrescentou: “A TomTom Telematica é líder na Europa no fornecimento de serviços telemáticos e a nossa base de veículos, a quem oferecemos serviços em todo o mundo, continuará a crescer. Ao passarmos a fazer parte da Bridgestone, conseguiremos acelerar o nosso ambicioso plano de crescimento e aproveitar novas oportunidades. Entretanto, esperamos que a transição decorra sem interrupções para os nossos clientes, fornecedores e colaboradores”.

#TablierMagazine
Fonte:
Llorente & Cuenca

Related posts