NISSAN QASHQAI É O NOVO LÍDER DO SEGMENTO C

A Nissan continua na senda do sucesso em Portugal

Evolução. Há mais de uma década que a Nissan esta a cimentar de forma contínua e sustentada a sua presença no mercado nacional, conquistando sucessivamente quota de mercado e estabelecendo recordes ano após ano. Deste modo 2018 não podia ser exceção e a verdade é que a marca japonesa alcançou resultados extraordinários: a 4.ª posição na tabela de vendas de automóveis ligeiros de passageiros com 6,6% de quota de mercado, dois resultados nunca antes alcançados.

Esta constante evolução em Portugal tem particular expressão nos segmentos C-SUV compactos e de VEs, onde a Nissan conquista resultados excecionais, reafirmando a sua já tradicional liderança em ambos os segmentos.

Crescimento sustentado

A Nissan tem fortalecido a sua posição no mercado nacional graças à introdução de produtos pioneiros e tecnologias inovadoras e acessíveis, de que são exemplos os crossover Qashqai e Juke e o automóvel elétrico que lidera as vendas na Europa e em Portugal, o LEAF.
Mas, também a opinião positiva dos clientes sobre a marca é melhor que a média europeia, com todos os indicadores a crescer: a intenção de compra, a perceção da marca como líder nos crossovers e nos automóveis elétricos. Estes resultados revelam, acima de tudo, que a Nissan consolidou já a sua posição no mercado nacional.

Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal, refere entusiasmado: “Desde que cheguei a Portugal que percebi a incrível capacidade da Nissan de responder aos anseios e necessidades dos consumidores deste mercado. Não apenas porque temos produtos muito apetecíveis para o público português, mas também porque disponibilizamos um conjunto de serviços através da rede de concessionários Nissan que se traduzem numa grande paz de espírito para os clientes Nissan”.

“Antevejo uma grande oportunidade para a Nissan. A procura de uma mobilidade mais sustentável está a acelerar e nós, com a visão de Mobilidade Inteligente da Nissan, somos os principais drivers dessa tendência, por isso tenho muito orgulho em trabalhar numa marca pioneira nesse novo mundo do automóvel. Os nossos LEAF e e-NV200 são os vetores mais visíveis desta mudança, mas aquela visão é transversal a tudo o que fazemos, desde os produtos, aos serviços e à forma como colocamos o Cliente no centro de tudo o que fazemos».

Qashqai ultrapassa concorrentes e lidera segmento C

Nissan Qashqai

História de sucesso ano após ano, o Qashqai voltou a registar um aumento nas vendas e estabelece mais um recorde absoluto em Portugal, com 49.866 unidades comercializadas.
Mais do que este recorde é de salientar que a consistência dos resultados comerciais conseguidos desde o seu lançamento, permitiu que precisamente em dezembro o pioneiro dos crossover e ainda hoje – 11 anos depois – o líder deste segmento, tenha conseguido alcançar mais um marco histórico em Portugal: pela primeira vez um crossover é o líder absoluto do Segmento C!
Esta é a primeira vez que um automóvel não tradicional lidera este importante segmento e com as suas 6.828 vendas em 2018, o Qashqai coloca-se à frente do Mégane (5.778 unidades vendidas*) e do Classe A (5.657 vendas*).
O Qashqai é o modelo mais bem-sucedido na história da Nissan na Europa e a sua mais recente geração representa uma forte evolução do modelo. Desde o lançamento em 2007, venceu mais de 80 prémios, incluindo 19 títulos de “Automóvel do Ano” e vendeu, globalmente, mais de 3 milhões de unidades.

Na liderança da Mobilidade Inteligente

O ano de 2018 ficou ainda marcado pela chegada ao mercado nacional de uma nova geração do líder Nissan LEAF.

Nissan LEAF

E com a chegada deste novo modelo, o mercado nacional de VE assistiu também a uma verdadeira revolução: pela primeira vez um automóvel 100% elétrico oferece níveis de conforto, desempenho, autonomia e, sobretudo, tecnologia de última geração, como seja o Nissan ProPILOT, ProPILOT Park e e-Pedal, por preços compatíveis com os anseios de uma vasta parte dos consumidores nacionais.
Razões que estão seguramente na base do sucesso do novo LEAF, que em apenas 7 meses vendeu mais do que nos sete anos em que a geração inicial esteve no mercado, e levou o mercado nacional de VEs para níveis históricos, reforçando a liderança em Portugal, passando das 319 unidades em 2017 para 1.593 no ano que agora terminou, o que se traduz num crescimento de 399,4% num mercado nacional de veículos elétricos que cresce 136,7%*.
A estes resultados junta-se a chegada do comercial 100% elétrico Nissan e-NV200 com bateria de 40kWh, o que teve como consequência que no fecho do ano 2018 11% das vendas da Nissan fossem de automóveis totalmente elétricos.

Micra representa 25,9% das vendas da Nissan

Nissan Micra

Também o novo Micra está a conquistar um lugar cada vez mais proeminente nas vendas, representando já 25,9% do total do volume da Nissan. Com 4.023 unidades vendidas em 2018, o citadino um fortíssimo crescimento de 83,4% face ao ano anterior, numa altura em que se prepara para receber novas motorizações a gasolina que o tornarão ainda mais competitivo.

Mercado cheio de desafios e oportunidades

O contexto de mercado em 2019 vai ser o mais complexo dos últimos anos, com mudanças que vão representar grandes desafios, mas também excelentes oportunidades para a Nissan.
A enorme pressão para se reduzir drasticamente o nível de emissões CO2 é acompanhada de fortes restrições, como por exemplo o acesso ao centro das cidades pelos veículos mais poluentes e uma crescente pressão para reduzir o volume de vendas de motorizações a gasóleo, está a potenciar o surgimento de motorizações a gasolina altamente eficientes e a suportar o crescimento dos automóveis elétricos.
Neste contexto, a Nissan está particularmente bem posicionada e a chegada neste início de 2019 de novas motorizações a gasolina para as gamas Micra e Qashqai serão trunfos adicionais para a marca antever a manutenção da tendência positiva de crescimento em Portugal.

* Com base nos dados ACAP provisórios para 2018.

#TablierMagazine
Fonte:
Nissan Portugal

Related posts