ESTREIA DO NOVO TOYOTA GR SUPRA NO NAIAS EM DETROIT

Regresso da lenda. Acabou a espera. O novo Toyota GR Supra estreou esta segunda-feira no Salão Internacional do Automóvel de Detroit 2019 – NAIAS 2019. Esta constituiu a primeira aparição do novo Toyota GR Supra um modelo de design “Condensed Extreme” que destaca a «agilidade da potência, evocando também também o romanticismo de estilo clássico da herança de automóveis desportivos da Toyota», explica a marca nipónica.

O habitáculo do novo desportivo tem dois lugares com o «cockpit perfeitamente focado no condutor, inspirado na sensação e disposição dos monolugares de corrida» e acrescenta «sistema de propulsão desportiva clássica com motor turbo comprimido de seis cilindros em linha com 340 cv e 500 Nm de binário e tração às rodas traseiras».

Ainda segundo a Toyota, as primeiras entregas aos clientes deste primeiro modelo GR global produzido pela TOYOTA GAZOO Racing, terão lugar a partir do final do próximo verão.

Desportivo puro

O novo Toyota GR Supra foi concebido como um carro desportivo na sua forma mais pura, sem qualquer compromisso que diminuísse o prazer da experiência de condução. O engenheiro-chefe Tetsuya Tada aderiu à fórmula clássica de motor de seis cilindros em linha montado na dianteira que impulsiona as rodas traseiras, aproveitando a herança das antigas gerações Supra da Toyota e do desportivo original 2000GT. Os entusiastas da condução podem contar com uma mistura emocionante de potência, agilidade e precisão de comportamento, alcançados graças à combinação de uma curta distância entre-eixos e de vias largas, peso leve, baixo centro de gravidade e carroçaria altamente rígida.
O motor de 3.0 litros beneficia de um turbocompressor twin-scroll e produz 340 cv e 500 Nm de binário. Acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, é caraterizado por uma aceleração suave e potente, com grandes quantidades de binário disponível em todo o espectro de velocidades do motor.

A TOYOTA GAZOO Racing foi fundamental para apurar o desempenho deste novo desportivo, trabalhando intensamente na famosa pista de Nürburgring Nordschleife e nas estradas limítrofes na Alemanha, a fim de alcançar a condução mais ágil, estável e envolvente. Outros testes igualmente prolongados foram levados a cabo em estradas por todo o mundo.
Para ter certeza de que o carro cumpriu o que prometia, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, testou-o ele próprio em Nürburgring no seu papel de Piloto Mestre antes de dar a luz verde final.
As entregas aos clientes do novo Toyota GR Supra terão início a partir do final do verão de 2019, sendo este novo modelo fabricado em Graz, na Áustria.

Capot longo e carroçaria compacta

Mesmo à primeira vista se torna claro como a herança dos automóveis desportivos da Toyota foi referenciada no design do novo Toyota GR Supra. A influência do 2000GT, em particular, é evidente no capot longo, na carroçaria compacta e no teto com duas bolhas, enquanto a aparência distinta da quarta geração do Supra é capturada no estilo à frente e atrás, especialmente nas asas traseiras e no arco do spoiler integrado. Os pontos de contacto vão para lá dos que os olhos vêem, no entanto, dado que o novo Toyota GR Supra partilha a mesma fórmula clássica de desportivo dos seus celebrados antecessores, com potente motor de seis cilindros montado na frente e tração traseira.

O tema de design do Toyota Supra foi primeiro injetado pela Toyota no dramático concept-car FT-1, estilizado pelo estúdio CALTY na Califórnia e revelado em 2014 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit.
O designer-chefe do Toyota Supra, Nobuo Nakamura, deu à sua equipa um breve resumo sobre o conceito “Condensed Extreme”, evitando propositadamente quaisquer palavras emotivas para que pudessem expressar a sua visão de um desportivo puro e individual materializada num design verdadeiramente original.

“Com o engenheiro-chefe Tada a tentar proporcionar o máximo de prazer de condução, sabia que a minha missão era criar um design que fosse visualmente e fisicamente entusiasmante para os fãs de carros desportivos”, referiu. “Usando uma configuração de motor dianteiro de seis cilindros em linha e tração traseira – algo raramente visto nos carros de hoje – consegui alcançar algo que vai além dos limites da Toyota”.

Toyota GR Supra “evoca o romanticismo do estilo dos automóveis desportivos clássicos”

O conceito “Condensed Extreme” diz respeito diretamente ao conceito geral do veículo, compreendendo três elementos principais: uma curta distância entre-eixos, rodas grandes e ampla largura; o tenso habitáculo de dois lugares; um capot longo com uma carroçaria compacta que reflete a combinação de sistema motopropulsor de seis cilindros em linha e tração traseira.

Nobuo Nakamura imaginou um carro que é indiscutivelmente moderno no design, mas evoca o romanticismo do estilo dos automóveis desportivos clássicos. O resultado aproximou-se dos limites do que poderia ser fabricado em volumes maiores, em particular as curvas poderosas dos flancos traseiros.

No design final, o tema “Condensed” é evidente na relação entre os pneus de grande diâmetro do Toyota GR Supra, a curta distância entre-eixos e o comprimento total. É notável que a distância entre-eixos seja menor do que no coupé GT86 e que os pneus sejam maiores. “Extreme” é interpretado na postura ampla do carro, com proporções apertadas do habitáculo e vias largas, contribuindo para elevados níveis de manobrabilidade e de estabilidade.

Teto de dupla bolha

O design foi definido com precisão para que pudessem ser obtidas as caraterísticas ideais de resistência ao arrasto e levantamento e um equilíbrio ideal do peso na dianteira e na traseira. Por exemplo, o teto de dupla bolha não é simplesmente um recurso de estilo inspirado na herança estilística sendo igualmente eficaz na redução do arrasto, reduzindo a área frontal do carro, sem sacrificar o espaço no habitáculo.

O design frontal foi inspirado na quarta geração do Supra, mas com uma aparência mais expressiva, com a baixa postura enfatizada por uma proeminente grelha central ladeada por grandes entradas de ar que são essenciais para o arrefecimento do motor. As ópticas principais têm um arranjo de LED de seis lentes e incorporam os indicadores de mudança de direção e luzes de condução diurna. Ao posicionar as unidades das lâmpadas mais perto do “nariz” do carro conseguiu-se um superior volume visual.

Linhas dinâmicas

Na vista lateral, o baixo capot gera uma linha dinâmica que flui para trás a partir do “nariz” baixo do carro, enquanto a aresta traseira do capot e o spoiler traseiro foram posicionados quase à mesma altura e unidos por uma linha de cintura baixa. A parte inferior da carroçaria tem uma ligeira inclinação para a frente, enquanto o habitáculo tem uma forte inclinação para trás, com pilares dianteiros escurecidos e linhas de carácter na secção lateral do tejadilho, enfatizando o compacto e “nervoso” habitáculo. As soleiras robustas e de aparência esculpida ajudam também a expressar a elevada rigidez do carro. Na Europa, o Toyota GR Supra será equipado de série com jantes de liga leve forjadas de 19 polegadas, com finos raios pretos e polidos alternados.

Na parte traseira, o lábio do spoiler em arco foi otimizado para suprimir a elevação, enquanto uma forma trapezoidal no pára-choques traseiro gera uma sensação de movimento para baixo e para fora em direção aos pneus. Os grupos óticos traseiros mostram um simples efeito de anéis internos, enquanto os faróis de nevoeiro traseiros e as luzes de marcha-atrás são formadas por pontos de LED agrupados ao centro do pára-choques.

O estilo evocativo do Toyota Supra será mostrado no seu melhor por uma gama de oito opções de cores diferentes para a pintura, incluindo fortes tons vermelhos, amarelos e azuis. Um novo acabamento Matt Storm Grey estará disponível para uma versão de edição especial, acrescentando drama visual extra e textura parecida com metal às superfícies curvas do carro com acabamento mate e um toque de azul.

O que Akio Toyoda, presidente da Toyota, afirmou sobre o Supra

“No passado, passei inúmeras horas aos comandos de um Supra antigo em Nürburgring para me tornar um mestre piloto. O Supra é como um velho amigo que ocupa um lugar especial no meu coração. Enquanto outros fabricantes estavam a colocar os seus belos protótipos em pista para apresentar ao mercado, eu conduzia um Supra antigo que já não estava em produção. Assim mesmo que a Toyota não tivesse planos de fazer um novo Supra, tal como muitos outros fãs do Supra em todo o mundo, eu secretamente queria que isso acontecesse. O novo GR Supra nasceu através de testes em Nürburgring, e posso dizer afirmar com sinceridade que é um carro divertido de conduzir e melhor do que nunca”.

A propósito veja também aqui a(s) Escolha(s) Vídeo do nosso editor José Alberto da Silva relacionadas com a apresentação do novo GR Supra.

E veja ou (re)veja o video de apresentação do desportivo: “Supra is Back”.

#TablierMagazine
Fonte:
Toyota Caetano Portugal

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