NOVO MERCEDES-BENZ CLA COUPÉ: MAIS EMOCIONAL

Inteligente. Na sequência da Escolha Vídeo do nosso editor José Alberto da Silva, esta quarta-feira, a propósito do novo Mercedes-Benz CLA Coupé (recupere aqui), editamos esta quinta-feira, mais um conjunto de informações sobre a nova proposta da marca alemã que está a despertar a curiosidade de clientes e do público em geral e, que chegará aos concessionários no próximo mês de maio.

O novo Mercedes-Benz CLA Coupé é o veículo mais emocional da sua classe, bem como o mais inteligente: com o MBUX Interior Assist, que reconhece os requisitos operacionais dos gestos do condutor, à realidade aumentada para navegação e compreensão dos comandos de voz indiretos e ao ENERGIZING COACH que fornece recomendações personalizadas de preparação física, o novo CLA oferece um vasto conjunto de soluções inteligentes.

No novo CLA Coupé tudo pensado até ao mínimo detalhe

Existem também detalhes engenhosos no que diz respeito a aerodinâmica e novas funções do pack assistência à condução Intelligent Drive. O design realça o caráter coupé com a sua forma alongada e elementos de design como o capot com cúpulas, ou a chapa de matrícula que foi colocada numa posição mais baixa. Desta forma, o modelo faz justiça ao estatuto de ícone de design do seu antecessor. O novo CLA será fabricado na fábrica de Kecskemét (Hungria) e será lançado no mercado em maio de 2019.
A nova geração dos modelos compactos contribuiu significativamente para o rejuvenescimento e a mudança de imagem da Mercedes-Benz. O CLA tem um papel fundamental na conquista e retenção de clientes. No total, cerca de 750,000 unidades da primeira geração do CLA Coupé e CLA Shooting Brake contribuíram significativamente para este sucesso deste compacto.

Edition 1 disponível no primeiro ano de comercialização

No seu primeiro ano de comercialização, o novo CLA também estará disponível numa edição especial, a Edition 1. No que diz respeito ao exterior e ao interior, esta edição limitada inclui vários destaques visuais que realçam a sua exclusividade.

Mercedes-Benz CLA, Edition Orange Art, AMG Line

A combinação da prolongada linha acima dos vidros com as portas sem moldura confere a este coupé um inconfundível caráter desportivo e elegante. A secção dianteira é atrativa e inclinada para a frente como o nariz de um tubarão, com um prolongado e esticado capot que inclui cúpulas.
Os faróis planos, juntamente com o capot de baixa altura e a grelha do radiador com padrão diamante e estrela central, criam a imagem desportiva do veículo. Os farolins traseiros, estreitos e bipartidos, e a chapa de matrícula alojada no para-choques, conferem à traseira uma aparência especialmente larga.
Com a superfície vidrada deslocada para trás, a traseira desportiva GT alcança um equilíbrio entre elegância e desportividade. Caraterizado por uma redução de linhas, o perfil lateral modelado fornece uma interessante interação entre luz e sombra. A supressão da extremidade superior do painel lateral permite criar formas extremamente musculadas e ombros atléticos, desde o guarda-lama dianteiro até à traseira escultural. À face da extremidade exterior da carroçaria, as rodas juntamente com os guarda-lamas pronunciados e a elevada largura dos eixos conferem dinamismo e transmitem um visual desportivo do veículo.

Habitáculo com design high tech e youthful avantgarde

Mercedes-Benz CLA, Edition Orange Art, AMG Line

No interior, todos os elementos como, por exemplo, o volante, a consola central ou os bancos, estão dispostos de acordo com os temas de design high tech e youthful avantgarde. Tal como no Classe A, a arquitetura exclusiva do interior é moldada particularmente em consonância com o design moderno do tablier: os designers omitiram completamente uma grelha acima do tablier. Como resultado, a estrutura principal do tablier em forma de asa estende-se entre as portas dianteiras sem descontinuidade visual. O painel de instrumentos de ecrã amplo é totalmente independente. A secção inferior é visualmente separada da estrutura principal do painel de instrumentos através de um ‘fosso’, e aparenta flutuar em frente ao painel de instrumentos. As desportivas saídas de ventilação de ar com visual em forma de turbina são outro destaque do interior.

MBUX continua a aprender

Há um ano, o MBUX – Mercedes-Benz User Experience – causou furor durante a sua apresentação mundial no CES em Las Vegas. Este sistema engloba um poderoso computador, ecrãs e gráficos brilhantes, apresentação personalizável, ecrã Head-up, navegação com realidade aumentada, software com capacidade de aprendizagem e o “Olá Mercedes” – a palavra-chave para o controlo por voz, que excede por larga margem os padrões convencionais no setor automóvel. Esta é a forma como a Mercedes-Benz está a revolucionar a utilização do automóvel e a comunicação com o mesmo. Atualmente a marca está a impulsionar o próximo nível. O MBUX Interior Assist facilita a utilização natural do veículo. Agora o controlo por voz reconhece as respostas num crescente número de temas. Devido ao contínuo desenvolvimento do sistema, é também possível considerar os fornecedores de conteúdos específicos de um país.

Graças à tecnologia inovadora, o MBUX agora assiste os ocupantes tornando as várias funções de conforto e do MBUX ainda mais simples e intuitivas. O Interior Assist opera sem contacto do utilizador e, além de funcionar durante a luz natural do dia, também funciona em condições de completa escuridão.
O sistema permite a adaptação dos conteúdos do ecrã assim que, por exemplo, uma mão se aproxima do ecrã tátil no tablier ou do touchpad na consola central. Os elementos individuais são destacados de acordo com o menu atualmente ativo. Além disso, o sistema tem capacidade para distinguir entre as pretensões do condutor e as do passageiro, e desta forma reconhece, por exemplo, o banco do ocupante para o qual a função de massagem deve ser ativada.
Uma característica especial do Interior Assist corresponde à função personalizada ‘favoritos’. Para aceder à função, o ocupante deve manter uma mão sobre a consola central com o dedo indicador e o dedo médio distanciados entre si em forma de V. Deste modo, qualquer comando que seja controlável através do MBUX pode ser armazenado para uma maior facilidade de acesso. Um comando habitualmente armazenado como favorito é o ‘navegar até casa’. Como o sistema tem capacidade para reconhecer fiavelmente quem está a operá-lo, o condutor e o passageiro dianteiro poderão até atribuir diferentes favoritos à mesma posição da mão.
Existem funções que podem ser controladas intuitivamente sem necessidade de praticar os correspondentes gestos: no escuro, a luz de leitura pode ser ligada e desligada, por exemplo, estendendo a mão no sentido do espelho retrovisor. Se o condutor inclinar o seu corpo para o lado do banco do passageiro dianteiro desocupado e em condições de escuridão, esta zona será automaticamente iluminada, o que facilita a procura de quaisquer objetos que possam ter sido colocados no banco. Assim que a mão da pessoa for retirada desta área, a luz desliga novamente de forma automática.

Bem-estar a bordo e na condução

Mercedes-Benz CLA, Edition Orange Art, AMG Line

A função de conforto ENERGIZING interliga vários sistemas de conforto do veículo. As recomendações inteligentes do ENERGIZING COACH, no pack ENERGIZING Plus, são completamente novas. Em geral, o controlo de conforto ENERGIZING utiliza sistematicamente as funções do sistema de ar condicionado e dos bancos (aquecimento, ventilação, massagem), a iluminação e o sistema de áudio, e permite configurar as condições de conforto do veículo em função do estado psicológico e das necessidades do condutor.

Motores: arrancar com o motor mais potente

Durante a apresentação no CES 2019 que está a decorrer em Las Vegas, estará disponível o CLA 250, com o potente motor a gasolina de quatro cilindros (165 kW/225 CV, 350 Nm), com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (consumo de combustível em ciclo combinado: 6.3-6.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 143-140 g/km). No lançamento de mercado em maio, estará disponível uma vasta gama de motores Diesel e a gasolina, com caixas de velocidades manual ou caixas de velocidades de dupla embraiagem, e ainda sistema de tração integral 4MATIC.

#TablierMagazine
Fonte:
Daimler/Mercedes-Benz Portugal

Related posts