NISSAN TESTA AMOSTRAS DE TINTA PARA EVITAR DANOS DO SOL

Inovação. Mesmo no dia mais escuro do ano, os engenheiros da Nissan no Michigan, EUA, conseguem fazer os testes de exposição solar UV graças à ferramenta de teste “Climómetro de Xénon” (Xenon Weather-Ometer – XWO) que avalia a durabilidade do material em diferentes condições climáticas. Além dos testes realizados em condições reais, os engenheiros da marca nipónica usam a máquina XWO para testar tintas, materiais interiores e plásticos para assegurar a durabilidade e qualidade – como se se tratasse de um solário para objectos.

Xenon Weather-Ometer (XWO)

Para avaliar os efeitos da energia solar na tinta e outros materiais uma lâmpada de Xénon de 4000 watts coze cerca de 100 amostras com os mesmos raios que o sol. As amostras giram em torno da lâmpada para imitar a órbita da Terra – e porque este “sol” pode brilhar 24h por dia, os testes demoram metade do tempo a serem realizados. Os engenheiros observam as amostras de material através de uma série de ciclos para investigar as alterações e garantir a máxima durabilidade e qualidade para os clientes Nissan.

“Além dos rigorosos testes em condições reais, esta ferramenta permite-nos recriar ambientes hóstis” afirmou Doug Prytula, Técnico de testes de Carroçaria e Chassis da Nissan. “É mais um passo que tomamos para garantir que os padrões de qualidade da Nissan são incomparáveis”.

A Nissan usa ambientes de teste como a câmara climática acelerada XWO para replicar em laboratório condições que ocorrem no ambiente natural. Estas células de teste expõem vários tipos de amostras de materiais a uma ampla gama de condições que um veículo pode enfrentar durante o seu ciclo de vida.

#TablierMagazine
Fonte: Nissan

Related posts