SETE CURIOSIDADES SURPREENDENTES DO NOVO LEXUS UX

Artesãos. Com um design arrojado, desempenho ágil e ideias inovadoras, o novo Lexus UX desafia todos os seus antecessores. Com a chegada das primeiras unidades no início de 2019, os condutores do novo UX terão o prazer de conduzir um crossover com tecnologia criativa conjugada com a perícia artesanal dos mestres Takumi.

As seguintes caraterísticas mostram a abordagem que os designers, engenheiros e mestres artesãos da Lexus seguiram ao desenvolver o novo UX:

  1. O som de luxo da porta

As portas dos automóveis são o primeiro ponto de contato do condutor com o veículo. Na incessante busca pela perfeição e o luxo, os engenheiros acústicos do novo Lexus UX colaboraram com neurocientistas para chegar ao derradeiro som de bater de porta.

Com base em pesquisas sobre as ondas cerebrais que são criadas quando se fecha a porta de um carro de luxo, a equipa selecionou os melhores materiais, desenvolvidos à medida e com ajuste do formato da porta em décimos de milímetro, para reproduzir um som reconfortante e tranquilizador.

Finalmente, para garantir o som de fecho de porta correto, antes do carro sair da fábrica de Kyushu os artesãos Takumi da Lexus ouvem, e quando necessário, ajustam cada porta UX numa sala especial – a “Sala Silenciosa”.

  1. Bordado ‘Sashiko’ nos bancos em pele

O novo crossover UX pode ser encomendado com estofos em pele com pesponto “sashiko”, uma técnica de costura tradicional japonesa usada para os fatos de Judo e Kendo.

Para um efeito visual distintivo que reflete a grelha frontal do crossover, os artesãos da Lexus costuram ao longo de curvas alinhadas com o padrão de perfuração e as saídas de ventilação dos bancos. O resultado é uma fusão sofisticada de arte e funcionalidade.

  1. Controlos de ventilação com iluminação “wireless”

Para facilitar a operação, cada saída de ar ultrafina do novo UX possui um único botão para controlar a direção e a intensidade do fluxo de ar.

Em modelos de luxo, os controlos de ventilação possuem uma luz led sem fio alimentada por indução elétrica. Este avançado e elegante detalhe ajuda o condutor ou o passageiro da frente a encontrar o controlador da ventilação no escuro. Além disso, o botão incorpora também um efeito único de profundidade, mesmo que o botão iluminado tenha apenas 3mm de diâmetro.

  1. Sofisticado sistema de vidros elétricos

Complementando o ambiente de luxo sofisticado dentro do habitáculo, a abertura e o fecho dos vidros elétricos do UX são cuidadosamente controlados para reduzir o ruído e a vibração.
Além disso, para proteger o condutor e os passageiros, todos os vidros estão equipados com uma função anti-entalamento que impede que as mangas das camisas ou os dedos das crianças fiquem presos.

  1. Limpa para-brisas inteligentes

O sistema limpa para-brisas do novo UX é um dos mais inovadores do género, equipado não apenas com um sensor automático, mas com capacidade de desacelerar gradualmente para não prejudicar a concentração do condutor. Subjacente ao espírito “Omotenashi” da Lexus (valor da cultura japonesa, seguido pela Lexus, e que se traduz em hospitalidade e em proporcionar experiências memoráveis) os limpa para-brisas param automaticamente quando uma porta se abre, de forma a evitar molhar os passageiros que entram ou saem.

  1. Cobertura de bagageira

Uma caraterística inovadora que destaca que a abordagem centrada no cliente da Lexus é aplicada também no design é a cobertura da bagageira do UX, que pode ser dobrada como uma rede quando não estiver em uso e armazenada com o mínimo de obstrução.

  1. Porta traseira montada com precisão

A montagem de todos os crossovers UX é realizada por artesãos da Lexus habilitados para o efeito, que usam tecnologia de ponta. Para garantir o bom funcionamento, todas as portas traseiras do UX e a abertura destas são medidas em cerca de 200 pontos de referência diferentes antes da montagem.

O equipamento de medição digital utilizado permite também analisar diferentes temperaturas e humidade. Com base nestes dados, os artesãos da Lexus podem ajustar cada porta traseira do UX para se ajustar exatamente, assegurando que funcionará perfeitamente durante muitos anos.

Aqui fica a “brochura vídeo” do modelo da Lexus: UX.




#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts