KIA NIRO 100% ELÉTRICO: MISSÃO CUMPRIDA

Sucesso. O Kia e-Niro, versão 100% elétrica do crossover da marca, chegou esta terça-feira, dia 11 de dezembro, a Katowice, na Polónia, palco da COP24 – 24.ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, após uma viagem inédita de mais de 3.700 km.
A equipa do COP24 by Electric Car, iniciativa patrocinada pela Kia, foi recebida pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, bem como por Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.
Para levar a mensagem da importância da transição para uma mobilidade sustentável e de uma mudança de comportamentos que levem ao cumprimento da meta de manter a subida da temperatura média global abaixo dos 2º C, a equipa COP by Electric Car partiu de Lisboa com um cocho de cortiça, como símbolo do projeto, que foi entregue aos representantes da cidade polaca de Katowice.

Nove dias de viagem

Durante estes nove dias de viagem, a pegada carbónica foi calculada em tempo real, tanto para o desempenho do carro, como para as escolhas dos três passageiros em termos de alimentação e alojamento. No total, a pegada carbónica da alimentação dos três elementos da equipa COP by Electric Car foi de 64 kg de CO2. A pegada de água da alimentação foi de 41.615 litros de água. No alojamento (banhos e descargas de autoclismos), os três membros da equipa utilizaram 1.887 litros de água.
Relativamente ao desempenho do Kia e-Niro, os 3.741 km percorridos resultaram num total de 154 kg de CO2, sendo estas emissões indiretas resultantes das emissões associadas à produção de eletricidade nas respetivas redes de cada país por onde o carro viajou. A mesma viagem num carro com motor a combustão teria emitido um total de 600 kg de CO2, ou seja a mudança para veículo elétrico levou a uma poupança de 447 kg, uma redução de 74%.
O consumo médio de eletricidade foi de 17 kW/100km e a velocidade média da viagem foi de 71 km/h, tendo sido gastos um total de 54 horas e meia em carregamentos (cerca de 15 horas em carregamentos diurnos e 39 horas em carregamentos noturnos).

Uma ação inédita que entusiasmou a marca

A Kia Portugal associou-se a esta iniciativa assegurando, em primeira mão, o novo modelo e-Niro, cuja apresentação à imprensa europeia ocorre em simultâneo com o período da viagem até Katowice. Trata-se de uma ação inédita que traduz o entusiasmo da marca perante esta iniciativa. Atualmente, 1 em cada 10 veículos Kia vendidos na Europa é movido por um motor híbrido ou elétrico. Em Portugal, a Kia oferece atualmente uma das maiores gamas ecológicas do mercado.

Para Luís Costa, Partner da Get2C e condutor desta viagem, “as maiores limitações que encontrámos ao longo do percurso estão relacionadas com a desadequada rede de pagamentos e a falta de uniformização das tomadas. É fácil, confortável e é um enorme prazer conduzir este carro. É surpreendente o quanto podemos aprender enquanto condutores e enquanto seres humanos”.

A viagem COP by Electric Car partiu de Lisboa no passado dia 3, com paragens em 13 cidades: Madrid, Vitoria-Gasteiz (Capital Verde Europeia em 2012), San Sebastian, Bordéus, Tours, Paris, Bruxelas, Nijmegen – a atual Capital Verde Europeia – Essen (Capital Verde Europeia em 2017), Dortmund, Berlim, Dresden, Breslávia e Katowice. Ao longo do percurso vários encontros estratégicos tiveram lugar com protagonistas políticos europeus da área da sustentabilidade, de forma a debater-se e a colocar na agenda mediática a viabilidade do modo elétrico na Europa, bem como chamar a atenção da opinião pública para os desafios da descarbonização.

Toda a viagem está documentada em facebook.com/Get2CoolerWorld/, instagram.com/get2coolerworld/, www.coolerworld.pt/  e em https://24.sapo.pt/

#TablierMagazine
Fonte: Kia

Related posts