Filosofia Lexus. O primeiro sinal de que a Lexus estava prestes a entrar no mercado altamente competitivo dos Crossover compactos chegou no Salão Automóvel de Paris de 2016, com o lançamento do Concept UX: um exercício de estilo radical que combinava o topo de um coupé com a aparência robusta de um 4×4.
Com a chegada prevista das primeiras unidades a Portugal já no primeiro trimestre de 2019, o novo modelo está já disponível para pré-encomenda e em breve poderá ser visto e conduzido em qualquer um dos Centros Lexus.
A história do Concept UX começa no estúdio de design ED2 da Lexus, no Sul de França, onde foi desenvolvido:
“O briefing pedia que criássemos um novo género de crossover; um modelo com margem de progressão para se tornar em algo realmente único. Estudámos ideias das mais diferentes fontes, mas a inspiração principal veio do mote ‘Secure YET Agile/Seguro CONTUDO Ágil’ ”, explicou Stephan Rasmussen, Designer de Exterior da ED2.
O Concept UX reforçou a intenção da Lexus de atrair um grupo cada vez mais amplo de clientes urbanos – mais jovens e “sempre ligados”:
“Tivemos particular atenção ao design centrado no ser humano. Recorremos a um estilo arquitetónico japonês chamado “engawa”, e desenvolvemos uma poderosa simbiose entre o exterior e o interior”, completou Alexandre Gommier, Designer de Interiores da ED2.
Abordagem de design ‘Criação-Cruzada’
Impulsionados pelo entusiasmo de um projeto como o Concept UX, o Designer-Chefe Tetsuo Miki e a sua equipa trabalharam para criar a versão de estrada do novo crossover. Guiaram-se por três princípios: ‘Filosofia de Design “YET/CONTUDO” da Lexus’, ‘o ser humano como peça central’ e ‘pioneirismo’, chegando à abordagem de design “Criação-Cruzada”, que levou aos seguintes pressupostos criativos:
- Exterior CONTUDO Interior
Inspirados no ‘engawa’, os designers da Lexus trabalharam para suavizar a fronteira entre as linhas exteriores e interiores do automóvel, ligando-as de forma quase perfeita. Uma abordagem bem patente no banco do condutor do UX, de onde se consegue ter um perceção das extremidades do carro, tornando-o muito mais fácil de conduzir e manobrar.
- SUV anguloso CONTUDO Dinâmico
A combinação de dois tipos de modelos distintos – 4×4 e desportivo – resultou num crossover de design muitíssimo original.
- Exterior robusto CONTUDO Glamoroso
A combinação do exterior robusto e da carroçaria minuciosamente esculpida confere ao UX uma identidade única, um exemplar perfeito da marca Lexus.
- Elegante CONTUDO Funcional
Embora os guarda-lamas nos crossovers tenham como objetivo proteger a carroçaria das pedras e gravilha lançada pelos pneus, no caso do novo UX, têm uma segunda função: estabilizar o carro. O mesmo acontece com a luz traseira e jantes de liga leve de 17”. Todas têm função aerodinâmica.
- Orientado para as necessidades do condutor CONTUDO acolhedor para os passageiros
No interior, os designers criaram um cockpit “orientado para as necessidades do condutor”. Não esqueceram, no entanto, a decoração, que utilizaram como ligação suave entre as áreas do condutor e do passageiro.
- Interior seguro CONTUDO espaçoso
O habitáculo rebaixado e a estrutura robusta conferem tranquilidade. Da cintura para cima, o UX foi projetado para permitir um campo de visão amplo.
Crossover de linhas atrativas, superfícies meticulosamente desenhadas
Durante a revelação do modelo, o designer-chefe Tetsuo Miki, afirmou: “O novo UX combina uma carroçaria compacta com a robustez de um crossover. As suas superfícies meticulosamente trabalhadas revelam um design simples, mas cativante, para além de sugerirem força e dinamismo”.
Faróis Triplos em LED e grelha de assinatura Lexus
Descrevendo a frente do novo UX, Tetsuo Miki continuou: “Cada farol é composto por um conjunto compacto de três unidades LED (opcional) que, combinados com as luzes diurnas em forma de flecha, e a grelha de assinatura Lexus, conferem um carácter distinto ao modelo”.
Combinação de luzes traseiras aerodinâmicas
Na traseira, a luz LED é uma peça ultrafina cuidadosamente moldada. Contribui de forma surpreendente para o controlo e para a dinâmica do automóvel. “Quando testámos o UX, pudemos sentir realmente como as palas aerodinâmicas integradas nas luzes conferem estabilidade adicional”, sorri Tetsuo Miki.