LEXUS UX: UM CROSSOVER COM DESIGN ÚNICO

Filosofia Lexus. O primeiro sinal de que a Lexus estava prestes a entrar no mercado altamente competitivo dos Crossover compactos chegou no Salão Automóvel de Paris de 2016, com o lançamento do Concept UX: um exercício de estilo radical que combinava o topo de um coupé com a aparência robusta de um 4×4.
Com a chegada prevista das primeiras unidades a Portugal já no primeiro trimestre de 2019, o novo modelo está já disponível para pré-encomenda e em breve poderá ser visto e conduzido em qualquer um dos Centros Lexus.
A história do Concept UX começa no estúdio de design ED2 da Lexus, no Sul de França, onde foi desenvolvido:

“O briefing pedia que criássemos um novo género de crossover; um modelo com margem de progressão para se tornar em algo realmente único. Estudámos ideias das mais diferentes fontes, mas a inspiração principal veio do mote ‘Secure YET Agile/Seguro CONTUDO Ágil’ ”, explicou Stephan Rasmussen, Designer de Exterior da ED2.

O Concept UX reforçou a intenção da Lexus de atrair um grupo cada vez mais amplo de clientes urbanos – mais jovens e “sempre ligados”:

“Tivemos particular atenção ao design centrado no ser humano. Recorremos a um estilo arquitetónico japonês chamado “engawa”, e desenvolvemos uma poderosa simbiose entre o exterior e o interior”, completou Alexandre Gommier, Designer de Interiores da ED2.

Abordagem de design ‘Criação-Cruzada’

Tetsuo Miki

Impulsionados pelo entusiasmo de um projeto como o Concept UX, o Designer-Chefe Tetsuo Miki e a sua equipa trabalharam para criar a versão de estrada do novo crossover. Guiaram-se por três princípios: ‘Filosofia de Design “YET/CONTUDO” da Lexus’, ‘o ser humano como peça central’ e ‘pioneirismo’, chegando à abordagem de design “Criação-Cruzada”, que levou aos seguintes pressupostos criativos:

  1. Exterior CONTUDO Interior

Inspirados no ‘engawa’, os designers da Lexus trabalharam para suavizar a fronteira entre as linhas exteriores e interiores do automóvel, ligando-as de forma quase perfeita. Uma abordagem bem patente no banco do condutor do UX, de onde se consegue ter um perceção das extremidades do carro, tornando-o muito mais fácil de conduzir e manobrar.

  1. SUV anguloso CONTUDO Dinâmico

A combinação de dois tipos de modelos distintos – 4×4 e desportivo – resultou num crossover de design muitíssimo original.

  1. Exterior robusto CONTUDO Glamoroso

A combinação do exterior robusto e da carroçaria minuciosamente esculpida confere ao UX uma identidade única, um exemplar perfeito da marca Lexus.

  1. Elegante CONTUDO Funcional

Embora os guarda-lamas nos crossovers tenham como objetivo proteger a carroçaria das pedras e gravilha lançada pelos pneus, no caso do novo UX, têm uma segunda função: estabilizar o carro. O mesmo acontece com a luz traseira e jantes de liga leve de 17”. Todas têm função aerodinâmica.

  1. Orientado para as necessidades do condutor CONTUDO acolhedor para os passageiros

No interior, os designers criaram um cockpit “orientado para as necessidades do condutor”. Não esqueceram, no entanto, a decoração, que utilizaram como ligação suave entre as áreas do condutor e do passageiro.

  1. Interior seguro CONTUDO espaçoso

O habitáculo rebaixado e a estrutura robusta conferem tranquilidade. Da cintura para cima, o UX foi projetado para permitir um campo de visão amplo.

Crossover de linhas atrativas, superfícies meticulosamente desenhadas
Durante a revelação do modelo, o designer-chefe Tetsuo Miki, afirmou: “O novo UX combina uma carroçaria compacta com a robustez de um crossover. As suas superfícies meticulosamente trabalhadas revelam um design simples, mas cativante, para além de sugerirem força e dinamismo”.

Faróis Triplos em LED e grelha de assinatura Lexus

Descrevendo a frente do novo UX, Tetsuo Miki continuou: “Cada farol é composto por um conjunto compacto de três unidades LED (opcional) que, combinados com as luzes diurnas em forma de flecha, e a grelha de assinatura Lexus, conferem um carácter distinto ao modelo”.

Combinação de luzes traseiras aerodinâmicas

Na traseira, a luz LED é uma peça ultrafina cuidadosamente moldada. Contribui de forma surpreendente para o controlo e para a dinâmica do automóvel. “Quando testámos o UX, pudemos sentir realmente como as palas aerodinâmicas integradas nas luzes conferem estabilidade adicional”, sorri Tetsuo Miki.

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts