TRANSDEV ARRANCA COM SOLUÇÃO DE MOBILIDADE NO CONCELHO DE ALMEIDA

Mobilidade. O concelho de Almeida, no distrito da Guarda, inaugura esta segunda-feira (3 de dezembro), um novo serviço de transporte, cuja utilização será gratuita durante os primeiros três meses de atividade.
Denominada AlmeidaSIM, esta rede será operada pela Transdev, que eleva para 14 o número de projetos SIM – Soluções Integradas de Mobilidade – implementados em Portugal.

Rede composta por cinco linhas

A rede AlmeidaSIM será composta por cinco linhas, uma para cada dia da semana. Nos dias úteis, existirá ainda um serviço de ligação entre Almeida e as Termas da Fonte Santa. Nos dias de feira em Almeida e em Vilar Formoso, existirão circuitos de ligação das aldeias às feiras – duas linhas para ligar Valverde e Naves à feira de Almeida e três linhas para ligar São Pedro do Rio Seco, Castelo Mendo e Miuzela à feira de Vilar Formoso.

“As cinco linhas que estarão em funcionamento nos dias úteis serão ainda complementadas com circuitos urbanos em Almeida e Vilar Formoso e uma ligação direta entre estas localidades. Com estas soluções, esperamos proporcionar aos munícipes do concelho de Almeida uma rede de transportes adaptada às suas necessidades de mobilidade, servindo os principais polos geradores deste concelho”, referiu António José Monteiro Machado, presidente da autarquia de Almeida, no decorrer da sessão pública de apresentação, que teve lugar este sábado, no auditório da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo.

João Lino, diretor comercial da Transdev Portugal comentou que:

“A rede AlmeidaSIM é o resultado de um esforço conjunto e de grande cooperação entre a Transdev e a autarquia de Almeida, no sentido de desenhar uma rede capaz de, efetivamente, aproximar as pessoas que vivem em localidades mais afastadas do centro da vila de Almeida, assegurando-lhes alternativas de transporte económico que se vão refletir numa clara melhoria da qualidade de vida”.

O funcionamento das cinco linhas que, a cada dia da semana, vão aproximar os habitantes das freguesias do concelho de Almeida ao centro da vila, vai começar por ligar, às segundas-feiras, Miuzela (pela freguesia do Freixo) e Vilar Formoso a Almeida, ficando a aldeia de Pai Lobo, na freguesia de Parada, com a possibilidade de transporte a pedido.
Às terças-feiras, a rede AlmeidaSim fará a ligação entre Valverde e Almeida, seguindo-se, às quartas-feiras, o transporte de Amoreira para Almeida, com as populações de Monte da Velha, Mesquitela e Paraizal a ficarem com a opção de viajar a pedido.
Às quintas-feiras, o serviço volta a disponibilizar uma ligação a Almeida a partir da freguesia de Miuzela, mas desta vez com passagem pela freguesia de Vilar Formoso, ficando os habitantes de Naves com a opção de transporte a pedido.
Por fim, às sextas-feiras, o AlmeidaSIM fará a ligação, entre Castelo Mendo e Almeida, por Vilar Formoso, com a povoação da Aldeia de São Sebastião, na freguesia de Castelo Bom, a poder deslocar-se a pedido.

Após período experimental de 3 meses viagens terão custo de 1 euro

Refira-se que, após o período experimental de três meses, em que as viagens serão gratuitas, os bilhetes para circular na rede AlmeidaSIM terão o custo de €1 e os bilhetes para os serviços urbanos custarão €0,50. Os portadores de Cartão Jovem Municipal ou de Cartão Social Municipal terão um desconto de 50% e as famílias numerosas (com três ou mais dependentes) terão direito a um Passe Gratuito.


Recorde-se que, depois de no passado mês de setembro ter iniciado um projeto SIM em Barcelos, onde opera sob a marca BarcelosBus, a Transdev encontra-se atualmente em fase de negociações com vista à adoção desta solução de mobilidade em mais 6 municípios.

#TablierMagazine
Fonte: News@Work | Fotos: News@Work

Related posts