Vida académica. O aluno do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), José Luís Correia Lopes, foi o vencedor da Bolsa de Mérito João Lopes, prémio que vai já na quarta edição, instituído pelo Clube Escape Livre em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda.
A cerimónia decorreu esta segunda-feira, durante a sessão solene de abertura do ano académico 2018/2019, na cidade da Guarda, momento que também serviu para dar posse a Joaquim Brigas, como novo presidente do IPG. José Lopes foi o aluno do curso de Comunicação e Relações Públicas que conquistou a melhor nota 17 valores, tendo cumprido todos os requisitos do regulamento.
O estudante recebeu o prémio monetário de 1500 euros, valor atribuído pelo Clube Escape livre, e que pretende servir de incentivo a um início de vida profissional ou ampliação de conhecimentos académicos para que a comunicação seja sempre realizada com os melhores valores, profissionalismo, honestidade, respeito, responsabilidade e transparência.
A comunicação era uma área de grande importância para João Lopes, figura de referência na cidade e região da Guarda, colaborador e amigo do Escape Livre.
Beatriz Lopes, filha de João Lopes, que entregou o prémio ao melhor aluno, considera que:
“A Bolsa de Mérito João Lopes é a forma mais bonita de homenagear o meu pai, porque além do enorme potencial que tinha para a escrita, ele era, sem dúvida alguma, um comunicador nato, e por esta razão, esta bolsa é também um enorme orgulho para mim, enquanto filha”.
Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre:

“Uma vez mais é uma honra, um orgulho e uma responsabilidade lembrar a pessoa de João Lopes.
Desejamos que o aluno vencedor veja neste incentivo um “pilar” na sua vida profissional e pessoal, naturalmente não pelo valor monetário, mas pelo que este prémio representa: a memória de alguém que sempre primou pelos melhores valores como ser humano e como profissional”.
A Bolsa de Mérito João Lopes estará novamente disponível para atribuição no próximo ano lectivo, no Instituto Politécnico da Guarda.
Sobre João Lopes
João Oliveira Lopes faleceu a 11 de Setembro de 2014, com 55 anos, vítima de um enfarte agudo de miocárdio. A amizade, a boa disposição, o espírito de família e a ligação forte aos amigos, o sentido de responsabilidade e o sentido crítico, o respeito e subtileza nas palavras, o espírito solidário foram algumas das suas principais características. Técnico Especialista de Radiologia, sempre teve estreita ligação à comunicação de rádio e escrita, tendo sido responsável por diversos programas de rádio, repórter e jornalista, diretor de programas e de recursos humanos e ainda diretor comercial. A ligação com o Escape Livre é praticamente desde o início desta organização, ao nível do programa de rádio, como co-fundador das Organizações Escape Livre, apresentador de diversas iniciativas e sobretudo como amigo. João Lopes desempenhava funções de jornalista do setor automóvel e era responsável pelo editorial da revista Escape Livre Magazine. Em 2012 escreveu o romance “Porta da Baía”.