GRUPO PSA E TOYOTA REFORÇAM PARCERIA DE LONGO PRAZO NA EUROPA

Parceria. A Toyota Motor Corporation (TMC) e o Grupo PSA (PSA) anunciaram o próximo capítulo da sua bem-sucedida e mutuamente benéfica parceria de longo prazo no mercado europeu.
As empresas concordaram especificamente o seguinte:

A partir do final de 2019, a PSA irá expandir a gama de veículos comerciais fornecidos à Toyota Motor Europe NV/SA (TME) para venda na Europa sob a marca Toyota, fornecendo à TME um veículo comercial (C-Van) da sua fábrica de Vigo (Espanha).
A PSA e TME deram início à sua colaboração com veículos comerciais ligeiros de tamanho médio em 2012, com o Toyota PROACE produzida em França, na fábrica Hordain do Grupo PSA.
O objetivo do aprofundamento da colaboração é que ambas as empresas usem os seus pontos fortes para oferecer veículos comerciais ligeiros, médios e compactos na Europa, beneficiando-se do desenvolvimento e da otimização dos custos de produção. A Toyota irá participar nos custos de desenvolvimento e investimento industrial para o futuro veículo comercial ligeiro.
A partir de janeiro de 2021, a Toyota assumirá a propriedade financeira da Toyota Peugeot Citroën Automobile s.r.o. (TPCA) em Kolin (República Checa), a joint venture de produção que produz os modelos compactos de segmento A 12.


A “joint venture” TPCA foi criada pela PSA e pela TMC em 2002 e incluiu uma cláusula de revisão que permitiu a cada parceiro reconsiderar a sua participação.
A fábrica irá tornar-se uma subsidiária da TME, juntando-se às sete fábricas que a Toyota já gere na Europa.
A fábrica de Kolin continuará a produzir os modelos compactos de segmento A da geração atual para as duas empresas.
No futuro, a Toyota pretende continuar a produção e os colaboradores na fábrica de Kolin.

Marcando o acordo, o vice-presidente executivo da TMC, Didier Leroy, referiu:

“O anúncio reflete a complementaridade e excelente relação existente entre o Grupo PSA e a Toyota. O nosso acordo permite que cada empresa focalize nas sua forças partilhando os custos de tecnologia e desenvolvimento. A fábrica de Kolin demonstra a filosofia da Toyota em produzir automóveis onde os vendemos e nossa presença de produção a longo prazo na Europa.

Carlos Tavares, presidente do Conselho Administrativo do Grupo PSA, acrescentou:

“Abrimos um novo capítulo da nossa bem-sucedida e mutuamente benéfica parceria baseada na nossa relação de confiança para o melhor proveito de nossos clientes e das nossas empresas”.

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts