AC NISSAN PROTO VENCE 24 HORAS DE FRONTEIRA

Vila de Fronteira. Teve lugar este fim-de-semana a 21.ª edição das AFN 24 Horas de Vila de Fronteira, uma organização do ACP – Automóvel Clube de Portugal, que teve como vencedor a equipa luso-francesa constituída por Alexandre Andrade, Cédric Duple, Yann Morize e Alexandre Beaujon, num AC Nissan Proto.

Em segundo lugar classificou-se a equipa liderada por Igor Skoks, Rudolfs Skoks e Arvis Pikis, em Mitsubishi Pajero, vencedora em 2017, mas que este ano não conseguiu repetir aquele triunfo, ao ficar a 5 voltas da equipa vencedora.

No terceiro lugar do pódio classificaram-se Gilles Billaut, Philippe Boutron, Antoine Galland e Gonzalez Richard, num Fouquet BV4 Proto. Cortaram a meta a nove voltas dos vencedores.

No final da prova de 24 horas, Alexandre Andrade, em declarações ao ACP comentou:

“Foi uma corrida perfeita. Não tivemos problemas mecânicos. Andámos com um ritmo superior aos outros e funcionou. No final, estamos aqui em primeiro. Estar mais de 20 horas na frente é muito bom porque é mais fácil de gerir a prova”.

O tempo seco ajudou ao andamento do AC Nissan Proto que segundo a organização «cumpriu 119 voltas ao Terródromo de Fronteira. Foram 1892,1 quilómetros em 24 horas de corrida. Com um ritmo elevado, mas não tão alto como em anos anteriores “para proteger a mecânica”, justificou Alexandre Andrade, o carro desenvolvido pela estrutura luso-francesa não teve qualquer problema ao longo de um dia inteiro de competição. Uma demonstração clara de que a estratégia resultou, principalmente face ao época anterior quando a viatura cedeu a meia hora do final».Em bom plano esteve também o Mitsubishi Pajero. A equipa que veio do Leste da Europa partiu atrasada. Saiu do 13.º posto mas rapidamente encetou a recuperação e ao fim de seis horas já estava na disputa dos lugares do pódio. Até ao final manteve um andamento consistente valendo aos pilotos a subida ao pódio.
Gilles Billaut, Philippe Boutron, Antoine Galland e Gonzalez Richard voltaram também ao pódio, situação que não viviam desde 2012. Não foi fácil conseguir a terceira posição. Tiveram de lutar com algumas dificuldades Foram precisas seis horas de corrida para entrarem nos 20 primeiros e dez horas para atingirem o Top10. A luta pelo terceiro lugar aconteceu ao fim de 19 intensas horas de competição.

O Top 5 fechou com a equipa italiana constituída por Michele De Nora, Carlo Cinotto, Paolo Bachella e Michele Cinotto (Mini All4 Racing), que obteve a quarta posição e o MMP Rally Raid de Filipe Campos, Ricardo Porém, Alexandre Ré e Victor Conceição, obteve o 5.º lugar e foi ainda a melhor formação totalmente portuguesa. Ficou a 12 voltas dos vencedores.

João Monteiro em Can Am X3 Xrs foi o vencedor das AFN 4 Horas TT – 4 Horas Resistência.

#TablierMagazine
Fonte: ACP | Fotos: Francisco Miguel Dordio, Ana Jesus Ribeiro, Albino Leite, Arlete Lopes, Vasco Dordio e Alberto Neves / Office CAPhoto
Parceria: Tablier Magazine e Office CAPhoto.pt

Related posts