DESCUBRA OS SEGREDOS DA DINÂMICA DE CONDUÇÃO DA ALFA ROMEO

Experiência. Pela primeira vez, a Alfa Romeo revelou os segredos da sua conceituada dinâmica de condução em quatro aprofundados workshops técnicos e sessões de condução propositadamente estudadas para testar as soluções tecnológicas da Alfa Romeo.
Os pouco convencionais testes foram realizados no Centro de Provas do Grupo FCA em Balocco, onde a engenharia e a tecnologia põem à prova as mais inovadoras soluções técnicas, fazendo da condução da berlina desportiva Giulia e do SUV premium Stelvio uma experiência ainda mais empolgante, mesmo nas mais potentes versões Quadrifoglio.

                                     
Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio, ambos na vanguarda do design Alfa Romeo, foram os primeiros modelos a utilizar os sofisticados sistemas, depois alargados a toda a gama. Esta abordagem “descendente”, única na indústria automóvel, está no cerne do espírito Alfa Romeo: uma forma globalmente única, que combina o perfeito equilíbrio do design italiano com motores de vanguarda, irrepreensível distribuição do peso, soluções técnicas exclusivas e excelente relação peso/potência em todas as suas criações mecânicas.

Giulia e Stelvio: uma nova dimensão

Entrar no Giulia ou no Stelvio significa aceder a uma nova dimensão, em que o foco é o condutor, as suas emoções e o seu desejo de uma experiência de condução entusiasmante. Um princípio que se reflecte na precisão da direcção, na pronta resposta do acelerador e na imediata reacção da transmissão e dos travões. Sem esquecer a possibilidade de escolha entre tração traseira ou tração às quatro rodas que, mais do que um mero tributo às mais autênticas raízes da lenda Alfa Romeo, é também uma solução técnica que assegura elevadas performances e surpreendente diversão. Isto faz da vertiginosa experiência de condução garantida ao volante de um Alfa Romeo uma agradável surpresa, mesmo para o mais talentoso e exigente condutor.


Os workshops e sessões de condução realizados para revelar a famosa dinâmica de condução da Alfa Romeo contemplaram quatro painéis de discussão aprofundada, como, por exemplo, o grau de inovação da tração integral com tecnologia Q4, projetada para controlar a tração do veículo de forma reativa e previsível, a fim de oferecer os mais elevados níveis de performance, eficiência e segurança.
Resumindo, o sistema Q4 da Alfa Romeo proporciona todas as vantagens da tração integral e ainda boa economia de combustível, performances ágeis e todo o prazer de condução de uma viatura de tração traseira. As versões com tração às quatro rodas Q4 podem ainda integrar um diferencial traseiro autoblocante mecânico Q2, disponível como opcional também em versões apenas com tração traseira. O diferencial traseiro autoblocante acentua a agilidade e a natureza desportiva, assegurando tração perfeita para uma experiência de condução inesquecível.

Outro dos destaques do evento foi para outro exclusivo conteúdo Alfa Romeo: o Sistema Integrado de Travagem (Integrated Brake System – IBS), sistema electromecânico que combina controlo de estabilidade com o tradicional servofreio para oferecer uma resposta instantânea dos travões e, assim, reduzir a distância de imobilização, além de contribuir significativamente para a optimização do peso.
O IBS está ainda disponível com discos de carbono e cerâmica nas versões Quadrifoglio.

Central de “inteligência” controla todos os dispositivos eletrónicos

Foi dedicada ainda especial atenção à Vectorização Activa do Binário AlfaTM (Active Torque Victorino), conteúdo tecnológico de vanguarda concebido para alcançar as melhores performances num modelo desportiva. Em concreto, as duas embraiagens no diferencial traseiro permitem controlar o binário enviado para cada roda separadamente. Assim, a potência é transferida para o solo de forma mais eficaz, mesmo quando a viatura é levada até aos seus limites dinâmicos. Isto torna-a segura e divertida de conduzir em todas as situações, sem ser sequer necessária a intervenção intrusiva do sistema de controlo de estabilidade.

A Vectorização Activa de Binário AlfaTM Romeo, tal como todos os outros sistemas activos de controlo, é supervisionada pelo Chassis Domain Control: uma exclusiva central de “inteligência” da viatura que a Alfa Romeo criou com os seus próprios algoritmos para gerir harmoniosamente e em tempo real todos os dispositivos electrónicos que intervêm no comportamento do veículo, tornando a condução extremamente natural, instintiva e segura.

Esquema de suspensão muito sofisticado

Por último, os quatro workshops debruçaram-se sobre as sofisticadas suspensões, as mais evoluídas do segmento, equipadas com o exclusivo sistema AlfaTM Link; à frente, cuja geometria de braço triangular alto com dupla alavanca inferior e eixo de direção semivirtual (um exclusivo Alfa Romeo), optimiza o efeito de filtragem e permite uma direção rápida e precisa. Atrás, optou-se por uma solução multilink, com quatro braços e meio – uma patente Alfa Romeo – que assegura uma óptima manobrabilidade aliada a excelente conforto. O esquema da suspensão permite que o sistema seja muito rígido em curva e, ao mesmo tempo, muito flexível em sentido longitudinal. Além disso, como opcional, estão disponíveis as Suspensões Activas AlfaTM com controlo de amortecimento eletrónico, que se adaptam permanentemente às condições de condução, permitindo que o condutor escolha entre um comportamento mais vocacionado para as performances ou para o conforto. Outro fator que proporciona excecional prazer de condução é a irrepreensível distribuição de peso entre os dois eixos e a excelente relação peso/potência, alcançada com a utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono no veio de transmissão em toda a gama.

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Fonte: FCA – Fiat Chrysller Automobiles

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