TOYOTA GAZOO RACING VENCE RALI DA AUSTRÁLIA E ALCANÇA TÍTULO DE CONSTRUTORES

Prémio. A TOYOTA GAZOO Racing conquistou na Austrália o título de campeão de construtores no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA. O piloto finlandês Jari-Matti Latvala brindou a equipa com uma vitória na exigente prova e Esapekka Lappi terminou em quarto lugar da geral, ajudando assim a Toyota a conquistar o título, naquela que é apenas a segunda temporada desde que regressou aos ralis. É a quarta vez que a Toyota vence o título de fabricantes no WRC e a primeira vez desde 1999.


O Rali da Austrália, a última e decisiva prova do campeonato mundial de ralis FIA, teve início na cerimónia de quinta-feira.

Na sexta-feira, os três pilotos da Toyota: Jari-Matti Latvala, Ott Tänak e Esapekka Lappi, demonstraram a velocidade do Toyota Yaris WRC. Latvala completou o primeiro dia de especiais em terra, na terceira posição, com Tänak e Lappi a superar adversidades para ficar em quinto e sexto, respetivamente.

Latvala e Tänak em grande no segundo dia de prova

No sábado de manhã a Toyota dominou, com Latvala e Tänak a subirem para o primeiro e segundo lugares, respetivamente. Com vitórias em seis das 10 etapas do dia, Tänak foi capaz de ultrapassar o seu companheiro de equipa e terminou o dia com uma vantagem de 21,9 segundos. Latvala foi confrontado com piores condições, devida à chuva forte nas especiais do final do dia, mas conseguiu manter o segundo lugar com uma margem de 4,4 segundos. Esapekka Lappi terminou o dia na quinta posição da geral. Com este resultado a equipa aproximava-se do seu objetivo de alcançar o campeonato de construtores, enquanto Tänak continuava a pressionar na luta pelo título de pilotos.

Especiais de floresta com muita lama

A prova no domingo foi caracterizada por especiais de floresta, muito lamacentas e escorregadias, que prejudicaram vários pilotos incluindo Tänak, que teve que abandonar na penúltima especial, depois de uma saída de estrada. Latvala e o seu co-piloto Miikka Anttila não cometeram erros e venceram três especiais conquistando a vitória na prova com 32,5 segundos de avanço.

Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing alcançou a sua quinta vitória em 2018. Lappi também venceu uma especial no seu último evento antes de sair da equipa. Na classificação de pilotos: Tänak, Latvala e Lappi terminaram a temporada em terceiro, quarto e quinto, respetivamente, com Tänak a lutar pelo título de pilotos até ao último dia da prova, num rali em que os três pilotos contribuíram de forma significativa para o título de construtores.

No último dia do Rali da Austrália Akio Toyoda (presidente da Equipa e da Toyota) comentou:

“Parabéns a Jari-Matti e Miikka pela vitória do Rali da Austrália! Fiquei muito feliz ao vê-los no topo do pódio no final do ano, depois do que, por vezes, foi uma temporada complicada. E com esta vitória podermos conquistar o título de fabricantes. Sinto-me muito grato, como presidente da equipa, por termos conseguido um resultado tão bom no segundo ano de nosso desafio, depois de após 18 anos regressar ao mundial de ralis. Estou muito grato a Tommi, que continuou a evoluir o Yaris WRC, para ganhar este título, todos os membros da equipa que apoiaram o Tommi e os seis pilotos e co-pilotos que continuaram a levar o Yaris em direção ao nosso objetivo. Muito obrigado e muitos parabéns! Também me sinto feliz por podermos partilhar esta vitória com os fãs que continuaram a torcer por nós e também pelos nossos parceiros que lutaram connosco como uma equipa. Muito obrigado por nos apoiarem”.

Tommi Makinen (diretor da equipa) afirmou:

“Hoje sinto uma sensação absolutamente incrível. Esta foi a mais difícil ronda final de uma temporada que me lembro. O abandono de Ott tão perto do final foi uma grande deceção, mas foi absolutamente brilhante que Jari-Matti conseguisse ganhar novamente. Esapekka também nos ajudou a marcar os pontos que precisávamos. Começamos este projeto há três anos e meio e desenvolvemos muito mais rápido do que imaginávamos.
No ano passado estivemos aqui para aprender e recolher dados. Na segunda metade desta temporada identificamos e efetuamos muitas melhorias no carro. Este é o resultado de um enorme esforço de todos na equipa e tenho a certeza de que este sucesso nos motivará ainda mais para continuar a melhorar em 2019”.

Classificação final do Rali da Austrália (para mais informação: www.wrc.com)

1 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) 2h59m52.0s
2 Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +32.5s
3 Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroen C3 WRC) +52.2s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +1m02.3s
5 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +2m30.8s
6 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +3m05.1s
7 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +6m28.8s
8 Alberto Heller/Jose Luis Diaz (Ford Fiesta R5) +22m28.5s
9 Steve Glenney/Andrew Sarandis (Skoda Fabia R5) +27m01.8s
10 Jourdan Serderidis/Lara Vanneste (Ford Fiesta WRC) +35m14.1s

Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) não terminou.

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts