HONDA SAFETY INSTITUTE RECEBE CERTIFICADO EUROPEU DE FORMAÇÃO DE QUALIDADE

Certificação. A Honda anunciou que o seu Programa de Formação Avançada para Motociclistas do Instituto de Segurança Honda, em Barcelona, foi distinguido com o Certificado Europeu de Formação de Qualidade.

Este galardão, que reconhece os melhores programas de formação e reciclagem para motociclistas já encartados no continente europeu, foi concedido no seguimento de uma visita às instalações pelos peritos em segurança rodoviária do German Road Safety Council (DVR), a mais importante organização não-governamental alemã com atividade no domínio da segurança na estrada.

Processo de certificação lançado em 2015

O Certificado Europeu de Formação de Qualidade é um processo de certificação lançado em 2015 pela ACEM, a associação europeia de fabricantes de motos (European Association of Motorcycle Manufacturers, no original) e pela DVR; este programa visa ajudar os motociclistas a identificarem facilmente os melhores programas de formação para condutores já encartados na Europa.

A certificação está aberta à participação de uma vasta gama de organizações com base na Europa, incluindo escolas de condução, fabricantes de motos e entidades públicas. Até à data e no total, já foram certificados 27 programas de formação pós-carta para motociclistas em Espanha, França, Holanda, Áustria e Alemanha.

Centro de segurança da Honda foi criado em 2009

O Honda Safety Institute (HSI) é a entidade mais recente a receber esta certificação. O centro de segurança Honda foi criado em 2009 com o objetivo de disponibilizar cursos de formação na condução de motos e fica situado em Santa Perpètua de Mogoda, junto à área metropolitana de Barcelona. O HSI dispõe de 20.000 m² de pistas e instalações diversas foi concebido exclusivamente para a formação de motociclistas e é o maior empreendimento do género em toda a Europa. Desde a abertura do centro em 2009, já foram formados mais de 20.000 motociclistas. Só em 2017, a Honda deu formação a cerca de 3.000 pessoas nestas instalações.

Comentando a atribuição do Certificado Europeu de Formação de Qualidade, Vito Cicchetti, diretor-geral da Divisão de Motos da Honda Motor Europe declarou:

“Tenho o maior prazer em saber que o nosso Safety Training Institute foi galardoado com esta importante distinção de qualidade. A segurança nas motos está na base de tudo o que a Honda faz e é nossa intenção assegurar que as pessoas podem apreciar a condução das suas motos da forma mais segura. Enquanto gestores e pessoas responsáveis pelas empresas fabricantes de motos, nós temos uma responsabilidade muitíssimo importante na forma como as pessoas usam os nossos produtos”.

De acordo com Antonio Perlot, secretário-geral da European Association of Motorcycle Manufacturers (ACEM):

“A indústria moto ciclística atribui esta certificação europeia para a formação de qualidade com o objetivo de ajudar os motociclistas a identificar as melhores opções em termos de programas de formação pós-carta de condução. É extremamente importante que as pessoas possam aprender de forma adequada e com a ajuda de profissionais altamente treinados, em vez de por ‘tentativa e erro’. Estamos convencidos de que esta iniciativa fará a diferença e terá um contributo extremamente positivo para os motociclistas em toda a Europa”.

Albert Cavero, RP e diretor do Departamento de Segurança da Honda Motor Europe Sucursal em Espanha, comentou:

“Conduzir uma moto é bastante mais do que só dominar a máquina. Ter as capacidades básicas sem dúvida que é importante, mas a segurança aos comandos de uma moto é muito mais do que apenas técnicas de condução, posicionamento do corpo e controlo do acelerador e dos travões. É por isso que no nosso centro de formação, ensinamos aos motociclistas, não só todas estas técnicas de condução, mas também a extrema importância de praticar uma condução defensiva, ou seja, antecipar e evitar as situações potencialmente complicadas e/ou perigosas”.

#TablierMagazine
Fonte: Honda

Related posts