Esta semana, pela terceira vez consecutiva, trago o tema SUV – o que só mostra que nenhuma marca pode ignorar este importante segmento.
O DBX é o primeiro SUV de luxo da Aston Martin e está a começar um extenso programa de testes, tendo sido posto à prova num longo e exigente estágio do Rally Galês – um reconhecimento à nova unidade de produção St Athan, da Aston Martin, em Vale of Glamorgan.
A natureza única do DBX, na linha de modelos Aston Martin, requer um programa de testes específico; um programa que apresente novos processos, procedimentos e padrões que possam refletir a versatilidade de um SUV e a sua apetência para todos os usos. Só assim o DBX poderá ostentar a postura elegante de um verdadeiro Aston Martin enquanto, o seu comportamento dinâmico, terá que se expandir incorporando áreas anteriormente fora dos limites da herança desportiva da marca. Naturalmente, isso incluirá capacidades impressionantes em diversos tipos de terreno, bem como em termos de reboque, como é próprio de um SUV de última geração.
Embora a simulação seja uma parte essencial desta fase primeira de desenvolvimento do DBX, os testes iniciais no País de Gales traduzem o arranque do teste no “mundo real”, no qual o SUV será submetido a um regime punitivo que acabará por levar protótipos de desenvolvimento da nova máquina aos ambientes mais severos do mundo, desde os desertos áridos e escaldantes do Médio Oriente até aos altos desfiladeiros alpinos passando ainda pela solicitação de alta velocidade na Autobahnen alemã e no famoso circuito Nürburgring Nordschleife.
Num vídeo com uma edição cuidada e uma luz deslumbrante, aprecie o comportamento dinâmico do DBX em terrenos pouco comuns para um Aston Martin.