HONDA CR-V HÍBRIDO 2019: EFICIENTE, ESPAÇOSO E VERSÁTIL

Híbrido. Pela primeira vez um SUV Honda com motorização híbrida está disponível na Europa. Trata-se do CR-V modelo que a marca anuncia como mais confortável, mais versátil, funcional e com conectividade alargada.
Desde a introdução da primeira geração do CR-V, em 1995, cada nova geração do tem sido melhor que a anterior. A mais recente evolução deste popular SUV compacto foi desenvolvida para exceder as expetativas dos clientes, com caraterísticas únicas e melhoradas.


Como novidade absoluta para um SUV Honda na Europa, o novo Honda CR-V está disponível com a motorização avançada de tecnologia híbrida. Este sistema usa a tecnologia inteligente Multi Mode Drive (i-MMD) de modos múltiplos, que combina dois motores elétricos, um motor a gasolina Atkinson, uma bateria de iões lítio e uma transmissão de relação fixa para fornecer altos níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência. Esta motorização está disponível em formato 2WD (tração às duas rodas dianteiras) e AWD (tração integral às quatro rodas).

Design exterior renovado

O CR-V tem um design exterior renovado e sofisticado, com linhas arqueadas largas e musculadas, contornos mais abruptos no capot e nos quartos traseiros, bem como a mais recente frente familiar da Honda, com os seus faróis caraterísticos. O novo modelo sobe a fasquia em termos de qualidade interior, sofisticação e espaço. Em comparação com os produtos de outras marcas premium, oferece melhorias ao nível das qualidades de condução, das respostas da direção, controlo da carroçaria e gestão dos níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH – Noise, Vibration & Harshness). O novo CR-V é um veículo que sofreu uma forte evolução a todos os níveis e oferece agora mais conforto, funcionalidade e conetividade que nunca.

Superior distância entre eixos beneficia habitáculo

A nova versão do CR-V tem proporções exteriores ligeiramente mais largas, maior distância entre eixos e uma postura mais ampla, resultando tudo num interior significativamente maior. Com a melhor eficiência em termos de espaço da sua classe, o destaque neste ponto vai para o generoso espaço de que gozam todos os ocupantes, para além de uma bagageira mais larga e mais profunda, com um bordo de carga mais amplo. Está disponível uma porta traseira elétrica de acionamento “mãos-livres” para maior conveniência nas operações de carga e descarga.
As demais funcionalidades são muito inteligentes e facilitam a vida do dia-a-dia a bordo do CR-V. Por exemplo, a altura da porta da bagageira quando aberta pode ser programada para não bater nos tetos mais baixos, a flexibilidade do habitáculo é melhorada pela consola central com três modos de arrumação e os bancos da segunda fila, com divisão a 60:40 podem ser rebatidos num único movimento, deitando os encostos dos bancos e criando uma plataforma de carga plana.


Esta plataforma incorpora a estrutura exclusiva da Honda para carroçarias da nova geração denominada tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), que recorre a uma rede de elementos ligados estruturalmente para distribuir as energias das colisões de forma mais uniforme. Adicionalmente, a suite de tecnologias Honda Sensing™ é equipamento de série em toda a gama, um dos conjuntos mais completos de sistemas de segurança ativos e passivos que se podem encontrar nesta classe, incluindo sistemas de radar e de câmara para assistência ao condutor.

Novas cores para a carroçaria

O cliente no novo CR-V pode escolher entre oito esquemas cromáticos: Vermelho Rallye Sólido, Prata Lunar Metalizado, Cinzento Steel Modern, Azul Cosmic, Vermelho Crystal Premium, Branco Platinum Pérola, Preto Crystal e Castanho Agate Premium. Todas as versões estão equipadas com jantes de liga de 18 polegadas e os veículos topo-de-gama têm teto de abrir panorâmico de série.

Habitáculo refinado com ambiente Premium

No habitáculo o painel de instrumentos e a disposição do tablier de forte ênfase horizontal destacam a sensação de espaço. O design elegante transmite uma sensação de força e solidez, enquanto a grande variedade de materiais altamente táteis reforça o ambiente premium.
Um painel de toque macio e costuras intrincadas percorre toda a largura do habitáculo, dividido por uma decoração preta brilhante; as secções superiores dos painéis interiores das portas apresentam proteções suaves para maior conforto do condutor e do passageiro. A Honda aumentou o espaço para os pés na dianteira, subindo as partes mais baixas do tablier.

Os painéis de porta e a parte inferior do tablier com acabamentos sofisticados e de efeito suave de madeira conferem ao habitáculo um toque de cor natural. Também está disponível uma opção com acabamentos premium. As grelhas de ventilação, o friso do volante, os manípulos interiores de abertura das portas e o painel de comando do sistema de climatização do clima têm um acabamento metalizado lustroso que acrescenta um toque contemporâneo. De série, os bancos são de qualidade premium em tecido preto de pelúcia; como opção, estão disponíveis em pele maleável de alta qualidade em preto ou marfim nas versões de topo.

Dois ecrãs concentram todas as informações

A Honda racionalizou a disposição do ecrã em comparação com a geração anterior do CR-V, agora com apenas um ecrã por toque colocado em posição central, para além do Interface de Informação ao Condutor (Driver Information Interface – DII) de 7 polegadas visível através do volante. A disposição dos botões de comando também foi simplificada, incluindo um só grupo para controlo do ar condicionado colocado por baixo do ecrã de toque.
A visibilidade para a frente é do melhor que se pode encontrar nesta classe e é proporcionada por pilares A de secção estreita, 10 mm mais finos do que no modelo anterior, melhorando o ângulo de visão para o exterior. A Honda, no entanto, manteve as superiores caraterísticas de segurança deste pilares graças à utilização de resistência ultraelevada. A visibilidade para a estrada por cima do capot também foi melhorada, graças à redução de 60 mm na área da carroçaria corpo não visível para o condutor.

Comandos do sistema híbrido colocados na consola central

Os comandos da transmissão do novo Honda CR-V Hybrid estão posicionados na consola central, com um design por interruptores de seleção compactos em vez de uma alavanca convencional. As funções Drive (Condução), Park (Estacionamento) e Neutral (Ponto-Morto) são selecionadas pressionando um botão, enquanto a função Reverse (Marcha-Atrás) requer uma ação de puxar.

O modo “Sport” pode ser ativado pelo seletor de transmissão e permite melhor resposta nas acelerações de todo o sistema híbrido. Se houver carga suficiente no conjunto de baterias, está também disponível um modo 100% elétrico de curta duração, acessível ao toque de um botão; este modo, com uma autonomia de cerca de 2 km, dependendo das condições de condução e da carga da bateria, não tem emissões poluentes.

Integração total para smartphones

A segunda geração do software do sistema de infotainment e conectividade Honda Connect do novo CR-V oferece uma operação intuitiva e melhorada e integração total para smartphones graças às plataformas Apple CarPlay e Android Auto.
A integração Apple CarPlay permite agora ao sistema Honda Connect integrar todas as funcionalidades do iPhone na experiência de condução através do interface do novo CR-V. O condutor pode obter direções de condução, fazer chamadas, enviar e receber mensagens e ouvir as suas músicas favoritas comandando tudo isto a partir do ecrã por toque ou usando os comandos por voz da função Siri da Apple.
Por seu lado a plataforma Android Auto também foi concebida para que os utilizadores possam usufruir de uma forma intuitiva na utilização dos smartphones Android, através de toque e de interfaces por voz. As funcionalidades suportadas incluem Google Maps, Google Now, mensagens, música e outras aplicações.

Painel de instrumentos digital

À frente do volante está um novo painel de instrumentos, com um ecrã TFT-LCD em posição central de 7 polegadas a cores para o Interface com Informação ao Condutor (DII – Driver Information Interface), ladeado por indicadores da carga do conjunto de baterias e do nível de combustível nas versões com motorização híbrida.

Este interface inclui um velocímetro digital de grandes dimensões e um indicador linear de potência com indicador de carga do conjunto das baterias. Integrado na metade inferior do interface DII encontramos uma “zona de conteúdos”, a qual o condutor pode percorrer e selecionar uma variedade de conteúdos de informações, incluindo instruções de navegação, informações de faixa de áudio, contactos de smartphone, estado do sistema de tração integral e informações do sistema inteligente de manutenção do veículo. Para o CR-V Hybrid, este interface também possui um gráfico do fluxo energético atual, indicando a fonte de energia atualmente em utilização no veículo e se a bateria está a ser carregada, em conjunto com um “Guia ECOlógico” que sugere técnicas de condução mais eficientes. Além disso, o condutor também pode monitorizar a sua eficiência ao longo do tempo através de uma pontuação por ciclo de condução; este sistema atribui “pontos” que são representados por ícones em forma de folha no ecrã, aumentando ou diminuindo à medida se se obtêm diferentes fases de economia de combustível.

Controlar as principais funções sem tirar as mãos do volante

A navegação e a seleção das informações a apresentar no interface DII são efetuadas pelos comandos no lado esquerdo do volante. Isto permite que o condutor percorra os modos do ecrã DII e ajuste as suas definições, faça pesquisas por ordem alfabética – de contactos ou de faixas de música, por exemplo – bem como selecionar as suas informações favoritas e apresentá-las no ecrã DII do painel de instrumentos. Ainda do lado esquerdo do volante estão os comandos do sistema de telefone mãos-livres (HFT – HandsFreeLink®) por Bluetooth®. A combinação dos comandos no volante e do ecrã DII na linha de visão do condutor ajuda a minimizar as distrações durante a condução.
Um segundo grupo de comandos, desta feita no lado direito do volante, aciona os sistemas de velocidade de cruzeiro adaptável e de assistência à faixa de rodagem.

Motorização tecnologicamente avançada

Como novidade absoluta o novo Honda CR-V está disponível com motorização avançada de tecnologia híbrida. O sistema híbrido usa a tecnologia inteligente Multi Mode (i-MMD) de modos múltiplos, que compreende dois motores elétricos, uma unidade de controlo da potência, um motor a gasolina de ciclo Atkinson, um conjunto de baterias de iões lítio e uma transmissão inovadora de relação fixa que oferece altos níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência.


O modelo está equipado com um eficiente motor de ciclo Atkinson i-VTEC a gasolina, com 2.0 litros de cilindrada e pico de potência de 143 cv, às 6.200 rpm, complementado por um potente motor elétrico, para um total de 135 kW (181 cv) de potência e de binário de 315 Nm. Esta motorização a gasolina-eletricidade consegue mover o CR-V Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos em modo de tração dianteira (FWD); o modelo de tração integral cobre essa distância em 9,2 segundos. A velocidade máxima do modelo híbrido é de 180 km/h.
O CR-V Hybrid de tração dianteira obteve um nível de emissões de CO2 de 120 g/km (correlação NEDC), com consumos médios oficiais de 5,3 l/100 km (53,3 mpg). A versão de tração integral obteve um nível de emissões de CO2 de 126 g/km (correlação NEDC), com consumos médios oficiais de 5,5 l/100 km (51,4 mpg).

Modos de condução inteligentes

A tecnologia exclusiva i-MMD da Honda tem esta designação porque permite mudar de forma automática e inteligente entre os três modos de condução, oferecendo a mais elevada eficiência possível de condução. Estes compreendem: modo EV, no qual o conjunto de baterias de iões de lítio alimenta o motor elétrico de propulsão; modo híbrido, onde o motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a fornece ao motor elétrico; e o modo de motor de combustão, em que este motor de combustão está ligado diretamente às rodas motrizes através de uma embraiagem de bloqueio (denominada “embraiagem de lock-up”).


Na maior parte das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid alterna entre modo híbrido e modo EV, oferecendo a melhor eficiência. Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo EV oferece uma propulsão exclusivamente elétrica e dá ao CR-V uma autonomia sem emissões de cerca de 2 km, consoante as conduções de condução e a carga do conjunto de baterias. O modo de motor de combustão é o mais eficiente para a condução a alta velocidade de cruzeiro e pode ser complementado por uma intensificação “a pedido” pelo motor elétrico que complementa o binário do motor de combustão, em determinadas condições.
A uma velocidade de cruzeiro de 60 km/h, o CR-V Hybrid normalmente funciona em modo EV durante mais de metade do tempo. A 100 km/h está em modo EV durante cerca de terço do tempo.
O “cérebro” do software do sistema i-MMD decide quando alternar os modos de forma a maximizar a eficiência, mas sem perturbar a condução ou exigir que faça algum esforço de condução adicional.
O motor de 2.0 litros, o motor elétrico de propulsão, o gerador e a unidade de controlo da potência estão todos localizados sob o capot; o conjunto de baterias de iões de lítio está alojado por baixo da bagageira.

Transmissão inovadora de relação fixa

Em vez de usar uma transmissão convencional, a relação de transmissão fixa permite criar uma ligação direta entre os componentes móveis, o que resulta numa transferência de binário mais suave. Este formato significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos híbridos, para além de ser mais refinada.
Os engenheiros do programa do CR-V Hybrid trabalharam com afinco para assegurar que a transição entre as fontes de energia – incluindo a função stop-start – era virtualmente impercetível para os ocupantes. A transferência suave de binário significa que não há derivações na linha de transmissão ou feedbacks indesejáveis nos pedais ou no volante; a motorização praticamente silenciosa confere ao CR-V Hybrid uma gestão excelente dos níveis NVH de ruído, vibração e aspereza.
O formato de relação de transmissão fixa do sistema i-MMD da Honda foi especialmente adaptado para o mercado europeu de forma a oferecer acelerações lineares e de calibragem otimizada entre as ações sobre o pedal do acelerador e as respostas da motorização, assegurando que a sonoridade do motor cumpre as expetativas do condutor. Por outro lado, a primeira aplicação do Sistema de Controlo Ativo da Sonoridade no CR-V também enriquece a experiência de condução através de uma sonoridade natural nas acelerações relativamente à rotação do motor.

Patilhas no volante Seletoras de Desaceleração

O CR-V Híbrido está equipado com um sistema de Patilhas Seletoras de Desaceleração que permite ao condutor ajustar a relação de desaceleração do veículo usando as patilhas colocadas atrás do volante.

A relação de desaceleração por defeito, indicada no interface DII de 7 polegadas é indicada por um único símbolo chevron. O número de chevrons indicado aumenta em linha com a relação de desaceleração, até um máximo de quatro.
Puxando a patilha à esquerda do volante para trás (indicada pelo símbolo “–”), a relação de desaceleração é aumentada. Esta ação efetivamente abranda o CR-V mais rapidamente. Puxando a patilha à direta do volante para trás (indicada pelo símbolo “+”), o condutor pode diminuir a relação de desaceleração, abrandando o veículo de uma forma mais suave. A travagem regenerativa é usada em todo o estágio de desaceleração. Em condução normal, o ajuste manual da relação de desaceleração é apenas temporário e é cancelado automaticamente quando o veículo é conduzido a uma velocidade constante ou durante as desacelerações. Em modo Sport (Desportivo), a relação de desaceleração selecionada manualmente será mantida até o condutor a cancelar.
Em linha com a filosofia da Honda em oferecer “Segurança Para Todos”, todas as versões do novo CR-V Hybrid estão equipadas com o mesmo conjunto de sistemas de segurança ativa e passiva.

Eis o CR-V de 2019.

https://youtu.be/FGYJr7pzJ5Q

Aceda aqui ao vídeo oficial de apresentação do novo Honda CR-V 2019

#TablierMagazine
Fonte: Honda

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