DESTEMIDA, CORAJOSA, INTRÉPIDA – Maria Teresa de Filippis

Se fosse viva, amanhã, dia 11 de novembro, faria 92 anos. Começou a correr aos 22 anos e ganhou a primeira corrida ao volante de um Fiat 500. Relembro-a, em jeito de homenagem, partilhando este vídeo da Maserati e com a citação que se segue:

“Os melhores quilómetros estão todos diante de si”, afirmou Maria Teresa de Filippis.

Maria Teresa de Filippis

Quem lhe deu o “lugar” na categoria maior foi a Maserati, forte construtor de chassis na década de 50, que equipava diversas equipas ganhadoras – basta lembrar que, em 1957, o argentino Juan Manuel Fangio ganhou o prémio de melhor piloto a bordo de um Maserati 250F – modelo que de Filippis pilotou. O mesmíssimo Fangio que disse sobre a destemida Maria Teresa de Filippis: “Andas rápido demais, corres demasiados riscos.”

Recordo ainda que estes monolugares, open-wheel, já eram capazes de atingir velocidades acima dos 370 km/h.

Veja a história da italiana que foi a primeira mulher a competir em Fórmula 1 (F1) – o mais alto escalão do desporto automóvel -, e se estreou precisamente em Portugal, no Grande Prémio do Porto, a 24 de agosto de 1958.




Sou um confesso apaixonado destes Maserati desde que vi o primeiro, no Museu do Caramulo, num ano que não consigo precisar mas que terá sido, provavelmente, na década de 70. Entre outras recordações, fascinou-me ver no velocímetro a marca de velocidade bem acima dos 300.

#TablierMagazine
Fonte: Maserati | www.History.com

Related posts