CONDUÇÃO AUTÓNOMA NISSAN PROPILOT: ARRANCA A PRIMEIRA FASE

Desafio. A Nissan Portugal e o Ministério do Ambiente e Transição Energética (MATE), através da sua secretaria-geral, iniciam um programa conjunto de experimentação da primeira fase de condução autónoma Nissan ProPILOT, destinado ao Governo Português. O programa prevê a cedência de três Nissan LEAF 100% elétricos dotados desta tecnologia que, numa primeira fase, serão utilizados pelo MATE.
Para que a condução autónoma seja uma conquista dos automobilistas é necessário vencer desafios tecnológicos e de comportamento. Hoje, a condução autónoma é ainda pouco conhecida. O desafio passa pela compreensão e aceitação desta nova tecnologia que, aliada às zero emissões dos veículos, vai mudar a forma como conduzimos, e como vivemos.
Quando a Nissan imagina o futuro da condução, não está apenas a pensar em como a condução autónoma irá influenciar a experiência “atrás do volante”, mas também em como podemos ajudar a sociedade a preparar-se para esse tipo de condução.

António Melica, diretor-geral da Nissan Portugal sublinha:

“Para que exista uma mudança na sociedade, as pessoas precisam de compreender que essa mudança é boa para o seu futuro. Depois, os consumidores precisam de compreender o que a tecnologia lhes pode oferecer. Foi esse caminho que a Nissan percorreu ao tornar-se pioneira dos automóveis totalmente elétricos com o lançamento a nível global, em 2010, do Nissan LEAF e que oito anos depois continua a liderar esta mudança para as zero emissões e a ser seguido por cada vez mais concorrentes”.

[…O compromisso de Portugal depois do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas é reduzir em 24% as emissões do sector dos transportes até 2030. Portugal assumiu o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050, e tem tido um percurso de descarbonização da economia muito significativo, registando-se uma redução de 20% das emissões, desde 2005…], escreve João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética, in Portal do Governo www.portaldogoverno.gov.pt

Um relatório recente do “The Boston Consulting Group” identificou que as preocupações manifestadas sobre os veículos autónomos são normalmente focadas em três fatores chave:

  • Fiabilidade
  • Cibersegurança
  • Interação segura

Este não é um novo conceito para a Nissan, que possui um longo historial na apresentação de sistemas avançados de assistência ao condutor – ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) – recorrendo a uma abordagem passo a passo. Graças a um historial de inovação, a Nissan está a adotar uma abordagem faseada na apresentação de tecnologias de condução autónoma no mercado, numa abordagem educacional passo a passo que permite aos condutores experimentar a tecnologia, uma característica de cada vez, e perceber o valor acrescentado que esta oferece.
O futuro que a Nissan espera conceber é um no qual as tecnologias de condução autónoma, amplamente implementadas e acessíveis, se associam às zero emissões para permitir que muitas pessoas beneficiem de um transporte seguro e ambientalmente eficiente.

ProPilot vai ser alargado a todas as gamas de automóveis Nissan

Futuro cujo primeiro passo pode ser experimentado já hoje com o sistema Nissan ProPILOT oferecido de série no Nissan LEAF e no Nissan Qashqai, e que rapidamente se irá alargar a todas as gamas de automóveis Nissan, permitindo assim que as novas tecnologias possam ser utilizadas e experimentadas por todos, e não apenas em protótipos de automóveis.

A primeira fase da tecnologia de condução autónoma da Nissan, conhecida como “ProPILOT”, disponibiliza aos condutores a opção de operar manualmente o automóvel ou de ceder o controlo aos sistemas de bordo, em certas situações. Quando ativada, permite que os automóveis apoiem os condutores a conduzir, travar e acelerar automaticamente e com segurança numa única faixa, em autoestradas, ou em cidade, em situações de tráfego intenso.

Sistema ProPilot será mais ambicioso em 2019

Em 2019, a Nissan planeia ampliar o seu sistema ProPILOT para o “controlo de múltiplas faixas”, que seja capaz de evitar riscos autonomamente e mudar de faixa durante a condução em autoestrada. Dois anos mais tarde, será acrescentada a capacidade de o veículo circular pela cidade e nos cruzamentos, sem a intervenção do condutor.

“No âmbito da sua visão de Mobilidade Inteligente, a Nissan está a desenvolver tecnologias inovadoras que transformaram o modo como os automóveis são propulsionados, conduzidos e integrados de uma forma mais ampla na sociedade”, comentou António Melica, que acrescenta: “ao aliar à nossa experiência e liderança em automóveis de zero emissões o sistema Nissan ProPILOT, pretendemos demonstrar como as tecnologias de hoje são os pilares para um futuro de Duplo Zero: automóveis de emissões zero e zero fatalidades na estrada”.

[…A mobilidade elétrica é um dos meios de melhoria de sustentabilidade da mobilidade de pessoas e bens com menores emissões de gases poluentes, gases com efeito de estufa, melhor eficiência energética e menores níveis de ruído…], refere João Pedro Matos Fernandes in Portal do Governo.

Ao ter em consideração a aceitação social, a Nissan irá também permitir aos consumidores, assim como aos governos, grupos e outras agências envolvidas, o tempo necessário para considerarem os benefícios dessas novas tecnologias.
Assim que a condução autónoma atingir um certo nível de avanço tecnológico, terão de ser tomadas decisões em relação às leis e infraestruturas de condução para que, então, a mentalidade da sociedade possa mudar. A educação e aceitação são por isso chave à medida que as tecnologias continuam a evoluir.

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Fonte: Nissan

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