PAULO BARTOLO VENCEU “AAC WINTER SERIES – WARM UP 2019 – 1/10 190MM TC”

Coimbra. Domingo. Algum vento e frio marcaram presença na primeira edição da prova-troféu “AAC Winter Series – Warm up 2019 – 1/10 190mm TC” que decorreu no último fim-de-semana de outubro no Mini-autódromo da Secção de Radiomodelismo da AAC, no Estádio Universitário de Coimbra.

                                    

O evento contou com 14 inscritos, sendo 9 o número de pilotos confirmados, dos quais 8 chegaram à manga final, intitulada de “Finalíssima”. A tarde de sábado foi preenchida com treinos livres, enquanto as mangas e prova final tiveram lugar no domingo. O figurino de classificação foi diferente do usado nas provas que integram o campeonato nacional desta modalidade. Segundo, Jorge Marinheiro, piloto da Secção de Radiomodelismo da AAC e um dos organizadores do evento, a seriação dos pilotos foi realizada segundo a norma “Reedy Race”, após consulta de todos os presentes que concordaram participar segundo esta norma que dá a possibilidade de todos os participantes partirem, aquando das mangas, em todas as posições da grelha. Tantas, quantos os participantes, apurados e agrupados segundo os tempos cronometrados.

Partida para a última manga.

O “AAC Winter Series – Warm up 2019 – 1/10 190mm TC” afirmou-se um formato muito interessante e os pilotos mostraram-se agradados com esta nova proposta da Secção de Radiomodelismo da AAC, aberta a todos os pilotos interessados em criar rotinas, disciplina de treino e a partilhar ensinamentos e experiências. Ao mesmo tempo, segundo os organizadores, constitui um pólo de convívio, bem como, revela-se uma oportunidade de treinar num formato competitivo.

Partida para a Finalíssima.

E por falar em competição, a primeira prova-troféu “AAC Winter Series – Warm up 2019 – 1/10 190mm TC” foi conquistada por Paulo Bartolo.

1.º e 2.º – Paulo Bartolo e José Pereira.

Em segundo lugar classificou-se José Pereira e em terceiro, a fechar o pódio, Jorge Marinheiro.
Adalberto Pinto foi o 4.º; Rui Seabra, 5.º; Bruno Santos, 6.º; Jorge Simões, 7.º e Nuno Nunes, 8.º.

Tablier.pt que acompanhou a iniciativa na tarde de domingo, constatou a qualidade da preparação dos pequenos automóveis, e a forma como a entreajuda é um fator determinante para que os pilotos tenham sucesso. Devido a uma saída de pista “mais dura” uma das máquinas sofreu sérios danos ao nível da direcção.

Em pouco mais de 10 minutos, entre a última manga e a realização da final, assistimos ao desmanchar da direcção do automóvel, à preparação de parafusos necessários – à falta dos indicados foram cortados dois que resolveram a situação – e de novo se procedeu à montagem, com a máquina a estar pronta a tempo do piloto participar na Final.

Foi a entreajuda, a solidariedade e a capacidade de resolução de problemas técnicos que permitiram que a solução fosse encontrada em pouco tempo. Engenharia e mecânica de mãos dadas.
É este espírito que se vive no seio do R/C e que ajuda à formação dos pilotos mais jovens.

Entretanto, em breve voltaremos a este tema, uma vez que novas datas estão a ser equacionadas para a realização de futuras edições do “AAC Winter Series – Warm up 2019 – 1/10 190mm TC”, nos meses de Novembro e Dezembro. Logo que sejam divulgadas pela organização serão aqui anunciadas.

Foto de grupo de todos os pilotos.
Neste evento estiveram presentes pilotos dos clubes ACRP – Clube Radiomodelista do Porto; Secção de Radiomodelismo da AAC e Armaia – Associação Recreativa de Modelismo da Maia.

Quadro da prova “Finalíssima”

#TablierMagazine
Fotos: Valdemar Jorge

Related posts