TECNOLOGIA INOVADORA DE ILUMINAÇÃO DA OPEL

Visão. Este fim-de-semana, na madrugada de 27 para 28 de outubro, os ponteiros dos relógios recuam uma hora. Para muitos condutores, isto significa que as viagens pendulares entre casa e trabalho passam a ser feitas no escuro.

Mas, os utilizadores de automóveis Opel têm melhores meios para enfrentar estes meses de inverno, graças a alta tecnologia em matéria de iluminação. Enquanto outros utilizam sistemas convencionais, os condutores de Opel Insignia e Opel Astra podem contar com os evoluídos faróis de matriz de LED IntelliLux que ajustam os feixes de luz às condições de circulação e asseguram o máximo alcance. A visibilidade é excelente e a segurança aumenta consideravelmente. O trabalho da Opel na democratização da tecnologia avançada de iluminação também se aplica aos faróis de LED com múltiplas funções que estão disponíveis em modelos como o Grandland X, o Crossland X, o Mokka X e o Zafira.

A atual geração IntelliLux LED

A Opel estreou o inovador sistema IntelliLux de matriz de LED na atual geração Astra, há três anos. Os faróis deste familiar compacto são formados por 16 segmentos de LED – oito de cada lado – que adaptam continuamente o alcance e a distribuição dos feixes de luz às condições de circulação. Os especialistas concordaram desde cedo que «a tecnologia de matriz de LED da Opel é um avanço significativo na área da iluminação dianteira. Nos extensos testes levados a cabo pelos membros do júri, o sistema provou ser eficaz e mereceu a alcunha de ‘mágico’», assim era a opinião expressada pelo painel de jornalistas dos prémios AUTOBEST em 2015.
O princípio de funcionamento do IntelliLux LED é simples. Assim que o automóvel deixa a malha das ruas urbanas os ‘máximos’ ligam-se automaticamente e ajustam-se de acordo com vários parâmetros consoante se circule em autoestrada ou estrada, ou descreva uma curva. Com base na leitura feita pela câmara dianteira colocada junto do espelho retrovisor interior, o sistema consegue identificar permanentemente o posicionamento de fontes de luz, desligando o elemento LED suscetível de provocar encandeamento. Este é um processo contínuo e dinâmico, o que permite circular sempre em luzes máximas.

Os engenheiros da Opel conseguiram ganhos apreciáveis ao duplicarem, para 32, o número de elementos de LED integrados nos faróis da atual gama Insignia. O resultado impressiona pela maior precisão na distribuição da luz e transição mais suave entre os LED devido ao maior número de segmentos.
Para melhorar ainda mais a visibilidade ao descrever curvas com luzes máximas, foi acrescentada uma nova função de iluminação nesta segunda geração IntelliLux. A intensidade dos LED dos extremos dos faróis aumenta de acordo com o ângulo do volante, com isso proporcionando melhor iluminação em curva. Cada farol também possui um projetor de longo alcance capaz de alumiar adicionalmente até 400 metros de distância. Desta forma, o condutor consegue distinguir obstáculos em pontos muito distantes, que de outra forma estariam no escuro se se tratassem de faróis convencionais.

‘Família X’ e o Zafira também com faróis LED

A marca alemã passa a disponibilizar tecnologia da mais recente geração em matéria de iluminação, não apenas no Astra e no Insignia, mas também na linha de modelos SUV e no monovolume Zafira.

Os sistemas adaptativos AFL LED do Grandland X, do Mokka X e do Zafira alteram e adaptam os feixes de luz, o que representa funcionalidade acrescida face aos sistemas anteriores.

Os faróis AFL LED do Opel Grandland X, por exemplo, dispõem de comutação automática médios-máximos, nivelamento automático, distribuição variável de luz para circulação em cidades, estradas e auto-estradas, bem como funções de luz de curva, de cruzamento e de más condições atmosféricas.
Os faróis de LED do Opel Crossland X – com luz de curva, comutação automática e nivelamento automático – são referência absoluta naquele segmento de mercado.

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Fonte: Opel

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