ROADTRIP KAUAI ELETRIC PASSOU EM COIMBRA

Experiência. A convite de Automóveis do Mondego, concessionário Hyundai para a região de Coimbra, Tablier.pt participou no RoadTrip Kauai Eletric que de 23 a 30 de outubro, com a orientação da World Shopper, está a percorrer Portugal de sul a norte.

A comitiva Hyundai Kauai EV passou ao fim da tarde desta sexta-feira na Lusa Atenas e, visitou a Automóveis do Mondego, na Rua da Casa Meada, em Antanhol. Aqui um grupo privilegiado de clientes e entusiastas da marca sul-coreana, bem como alguns órgãos de comunicação social, tiveram oportunidade de ver de perto a proposta elétrica da Hyundai para o segmento B-SUV e de efetuar um teste-drive experienciando a condução do Kauai Eletric.
Este Kauai é pioneiro no seio da Hyundai pois trata-se do “primeiro SUV compacto 100% elétrico para o segmento V na Europa”, sublinha a marca que acrescenta que se trata de um “automóvel que combina o estilo futurista dos SUV Hyundai com um motor elétrico de emissões zero”.

Esta proposta elétrica da Hyundai está disponível com duas motorizações diferentes (136 cv e 204 cv), proporcionando uma autonomia máxima de 470 quilómetros, o que junto dos mais cépticos, retirará algum do stress ao pensar que poderá ficar parado no meio de uma viagem sem carga nas baterias.

Além disso o Kauai Eletric tem design expressivo é versátil e está preparado para uso diário. Paralelamente, apresenta habitáculo espaçoso, bem construído, com consola central “inteiramente pensada para um controlo intuitivo do seletor de mudanças ‘shift-by-wire’”, como refere a marca.

Acrescenta ainda o novo ecrã denominado “supervision cluster” de 7” onde está concentrada toda a informação de condução. O modelo está ainda equipado com o sistema Hyundai Smart Sense “que integra um leque alargado de equipamentos de segurança ativa para assistência à condução”.

Experiência de condução muito agradável

Feito o reconhecimento do Hyundai Kauai Eletric junto do modelo que estava em processo de carga e, simultaneamente em exposição no espaço da marca sul-coreana, na Automóveis do Mondego, chegou o momento de nos sentarmos ao volante para o esperado ensaio dinâmico.

Primeira impressão é de que o habitáculo é espaçoso, a posição de condução é correta e tudo está no sítio certo. Com facilidade alcançamos o comando do seletor de mudanças ‘shift-by-wire’ a partir do qual se comanda o automóvel. O volante bem proporcionado tem boa pega e a direção é leve, facilitando as manobras em espaços mais exíguos.


Saímos das instalações e mal chegados ao IC2 enfrentamos uma subida. O poder de aceleração do Hyundai Kauai Electric é fantástico. Rapidamente circulamos a 90 km/h o silêncio a bordo é notável. Não existem barulhos aerodinâmicos e a intensidade da luminosidade da instrumentação é correta. Bem na frente do condutor o tradicional painel de instrumentos é digital, com o conta-quilómetros no centro, rodeado por um conjunto de gráficos que indicam o nível de carga das baterias, o nível de regeneração (que pode ser comandado a partir da duas patilhas colocadas no volante) e informação sobre os quilómetros percorridos e a autonomia que ainda resta.
No ecrã central no topo da consola, está o ecrã de 7” com o sistema “supervision cluster”, onde podemos consultar as mais diversas informações sobre o funcionamento do automóvel, os ajustes do rádio, GPS, ar condicionado e do sistema elétrico, entre outros.
O andamento do Hyundai Kauai Eletrcic é suave e, durante a curta viagem que fizemos, sob a orientação de Ricardo Oliveira, fundador da World Shopper, ficamos a saber que a autonomia do pequeno SUV é de 470 km. Em estrada o comportamento é exemplar, idêntico ao de um automóvel equipado com motor a gasolina, mas com a vantagem de não poluir e de possuir um arranque mais enérgico. Ficamos a saber, e experimentámos, que entre os 80 km e os 100 km/h o motor elétrico se solicitado com, por exemplo um ‘kick down’ (levar o pedal do acelerador a fundo) ou uma aceleração mais vigorosa, tem poder de resposta, e que resposta. Deixa-nos encostados ao banco.

Ricardo Oliveira frisou que dos três modos de utilização em cidade, estrada e auto-estrada, este último é o mais agressivo para o motor elétrico e para as baterias. A cidade é o ambiente preferido deste automóvel onde a regeneração é muito rápida e, em estrada comporta-se de forma exemplar. Em auto-estrada com o cruise control estabilizado nos 120 km/h e ar condicionado ligado, o motor quase nunca regenera. Está sempre em esforço.
No entanto, este profissional afiança que “em auto-estrada, circula-se nestas condições perfeitamente, devido à excelente autonomia. Uma paragem numa área de serviço de meia hora permite carregar quase a 100%, por exemplo numa viagem Lisboa-Coimbra (distância de cerca de 200 km) sendo suficiente para se cumprir o trajeto sem problemas ou stress quanto a autonomia”.
Depois, o Kauai Eletric disponibiliza quatro tipos de carregamento: numa normal tomada doméstica (220V); em Wall-box (incluída no preço do veículo) carrega a 7,4 kW; carregamento rápido de 50 kW e carregamento ultrarrápido de 100 kW.
Deste modo, os tempos necessários são: carregamento doméstico cerca de 31 horas (tempo estimado para situação de bateria completamente descarregada); em Wall-box, o tempo de carga é de 9h35m; nos carregamentos rápidos (50 kW) o tempo é de 75m e, em ultrarrápido, o tempo cai para os 54 minutos.
Prosseguindo o ensaio dinâmico constatamos ainda o bom feeling da direção, pesada q.b. em andamento; o bom acerto do sistema de suspensões, a privilegiar o conforto a bordo e depois, os bancos, confortáveis e com bom apoio.
Uma experiência muito positiva que esperamos repetir em breve para um ensaio dinâmico mais completo.

Depois da passagem por Coimbra a RoadTrip Kauai Eletric chegou este sábado ao Porto, mais precisamente ao edifício da Alfândega, onde decorre até este domingo, 28 de outubro, o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico. Nesta iniciativa a Hyundai apresenta pela primeira vez em Portugal, o NEXO.

Acompanhe o Diário de Bordo da RoadTrip Kauai Eletric em http://bit.ly/diariodebordoworlshopper

Staff Hyundai Automóveis do Mondego com World Shopper: Jorge Figueiredo, Ricardo Oliveira, João Fonseca, Fábio Almeida, Cláudio Tenreiro e Diogo Gonçalves

Para saber mais sobre o Hyundai Kauai Eletric visite https://www.hyundai.pt/automoveis/kauai-eletric/

Ou Automóveis do Mondego / Facebook/AutomóveisdoMondego

#TablierMagazine
Fotos: Valdemar Jorge / Hyundai Portugal – World Shopper / Gabriela Saraiva (Automóveis do Mondego)

Related posts