Lisboa. Domingo. Dia quente de outubro a receber a Taça de Portugal 1/10 Elétricos Stock-Mod, na Pista de Monsanto, em Lisboa.
Bruno Coelho (Clube Modelis), Campeão Mundial da Modalidade, foi o grande vencedor amealhando também o Prémio Top Qualifier e, na segunda final A, ainda rubricou o recorde da pista que é agora de 15.807s.
No segundo lugar do pódio classificou-se Hugo Miguel (Club Rádio Modelismo de Benfica), atual Campeão Nacional e, em terceiro o jovem Nuno Durães (Clube Rádiomodelismo do Porto), que participou neste campeonato pela primeira vez e mostrou estar à altura dos melhores pilotos da classe.
O Top10 fechou com os seguintes pilotos: Rodrigo Ferreira; Fábio Ramos; Mário Miranda; Gonçalo Costa; Alexandre Ferreira; Rui Rodrigues e Rúben Francisco.
Última Final A discutida ao centésimo de segundo
À semelhança do figurino habitual das provas que constituíram o campeonato nacional, o dia de sábado foi preenchido com os Treinos Livres, com os pilotos a prepararem as máquinas para a exigência da prova de domingo (7 de outubro).
As atenções estavam colocadas em Bruno Coelho, pois tem um palmarés brilhante – um jovem piloto, eficaz, talentoso, de bom trato, cortês e bem educado, que nos mostrou porque é Campeão do Mundo, (em diversas classes do R/C).
Ainda assim os restantes 21 pilotos que participaram na competição não se atemorizaram. Todos deram o seu melhor mas, no final, é a destreza em pista e o tempo do cronómetro que imperam, além de alguma “sorte”. A prova aconteceu com distribuição por três Mangas de Qualificação C, B e A que ditaram três finais em que cada sub-grupo de pilotos, agrupados naquelas classes, corre três vezes sendo o grupo A formado pelos 10 “melhores” em pista. Um Top 10, que nesta prova foi constituído por pilotos de grande craveira, ao nível de condução e das soluções técnicas que defendem, em corrida.
As finais B e A foram das mais emocionantes a que já assistimos. Principalmente a última Final A, em que Hugo Miguel corta a meta primeiro, parando o tempo em 7’06.703s seguido de muito perto por Bruno Coelho, segundo, que regista 7’06.810s. Estes pilotos deram um verdadeiro show de condução. Estonteante a recuperação de Bruno Coelho até chegar ao segundo lugar, depois de escaramuças de corrida que o levaram a perder posições. O Bruno, que já tinha garantido duas vitórias, nas 1.ª e 2.ª Finais A, tendo mesmo batido o recorde do circuito na 2ª Final, nunca baixou os braços, com base no conforto destes resultados. Combativo, nunca desiste e tenta o impossível até ao último instante, ganhando o público com a verdadeira aula de pilotagem que pode observar no despique entre os dois pilotos… inesquecível final de corrida que podem apreciar nas fotos seguintes.
Bruno Coelho, piloto muito experiente, tentou por todos os meios ultrapassar Hugo Miguel que manteve o sangue frio, e com uma condução cirúrgica foi “fechando” todas as portas evitando a cedência do primeiro lugar. Se os últimos dois minutos de prova foram emocionantes, os últimos 30 segundos foram arrepiantes, com a distância entre os dois carros a variar entre poucos milímetros e alguns centímetros, em toada forte, sempre a alta velocidade.
O público, ainda que reduzido, vibrou com a intensidade de condução dos dois pilotos que concentraram em si todas as atenções quase fazendo esquecer que em pista estavam mais oito participantes.
Nota positiva para o “speaker” Marco Timóteo (na realidade, cronometrista e comentador) que acompanhou todas as provas. Durante os minutos de cada sessão de pista, foi informando todos sobre quem liderava, dando nota sobre as classificações dos pilotos, bem como dirigindo palavras de incentivo. Importantes chamadas de atenção também eram ditas aquando das pontuais saídas de pista ou despistes. Nem os designados “pisteiros”, tradicionalmente atentos e rápidos na assistência a viaturas, escaparam do seu “olhar atento” e “verbo acutilante”, saindo reforçada a necessidade de
atenção, nas alturas certas.
De destacar a sempre interessante azáfama que se vive nas boxes. Momentos de conversa, de troca de experiências, partilha de ensinamentos, de pequenas discussões, sempre com respeito pelo adversário. É este fair-play que se vive entre mangas de qualificação e finais e que nos marcou desde o primeiro contacto com esta realidade.
Nota do editor: Apesar do nosso empenho no acompanhamento e divulgação desta modalidade, e dos artigos que dedicámos ao tema, reconhecemos que muito falta fazer até que o público que estas corridas merecem, aflua em quantidade significativa. A festa, essa já existe além de um são convívio. A disciplina e rigor que fundamentam este “hobby” constituem incentivos para que esta seja uma potencial atividade extracurricular revestida de grande interesse para a camada mais jovem. Fácil é encontrar um conjunto sólido de mais-valias que passam pela componente social e associativa da organização dos clubes, pela tradicional aprendizagem com os mais experientes, pelo trabalho de equipa, pelo contato com pessoas reais e a possibilidade de fazer também amizades fora das redes sociais, pela investigação (que estimula nos participantes) do tema e até pelo potenciar da capacidade de auto-superação face às adversidades vivenciadas pela competição salutar, em geral. O rádiomodelismo pode ainda vir a ser um dos “remédios” para o isolamento individual, combatendo a tendência para o sedentarismo frente a uma consola, ao telemóvel, nos tablets, computadores e afins.
Desejamos que, na próxima edição, participem mais pilotos, que surjam as necessárias inscrições também em Modificados (em 2018 apenas correram carros Stock) – aportando mais dimensão à Taça – e que, com isso se possa assistir a uma expressão federativa com forte presença, além de uma divulgação do programa, preferencialmente com inclusão de atividades paralelas, capaz de despertar a atenção de mais público.

Parabéns ao CRBEN – Clube de Rádio Modelismo de Benfica pela organização de mais uma prova oficial FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel, que teve como diretor de prova Luís Simões; verificador técnico: Fernando Domingos, cronometrista Marco Timóteo e árbitro, Pedro Dias.
As fotos da entrega de prémios/lembranças. A sessão foi acompanhada pela jovem Luana Simões.




















A Tablier.pt está a preparar também a disponibilização online das fotos mais representativas da Taça de Portugal 1/10 Elétricos. Esta iniciativa terá acesso gratuito a todos os intervenientes na prova que poderão guardar uma recordação da sua participação neste evento.